sábado, 14 de novembro de 2009

Laterne, Laterne...

11.11 -11h11 - Foi dado o grito de Carnaval em Rheinland.

Todos os anos no dia 11 de novembro às 11h11 começam as celebrações de início do Carnaval. Bailes, pessoas fantasiadas nas ruas e festinhas domiciliares dão o pontapé de partida para uma das maiores festas da região. Acho que nem na Bahia o grito de Carnaval é tão cedo como aqui. O mais interessante é que as festas são tão comportadas que a gente fica até achando que está em alguma celebração religiosa. E na verdade, estamos. Dia 11 também foi o dia de Sankt Martin, outra grande festa da região, cuja comemoração começa na primeira semana de novembro.

Quem foi Sankt Martin?

Martin von Tours nasceu na Hungria em 316 e morreu não sei onde em 398. Ele era um soldado romano. Aos 18 anos foi batizado e aos 40 deixou de ser soldado e passou a ser missionário. Em 371 se tornou bispo de Tours.


Lara pintou este quadro de St Martin no ano passado

A lenda                                                                       
                                                                                                     
Ao cavalgar seu cavalo branco pelas ruas cobertas de neve (não me perguntem de onde?) ele encontrou um mendigo vestido só em farrapos e prestes a morrer de frio.Com sua espada, ele cortou seu manto vermelho ao meio e deu ao mendigo. A noite ele sonha que Jesus, vestindo metade de seu manto, diz a ele: -Você me vestiu e eu te batizo. Ele então deixa de ser soldado e passa a ser missionário. As pessoas o querem como Bispo, mas ele tem medo de tanta responsabilidade e se esconde em um "galinheiro pra gansos" (um ganseiro?). Os gansos começam a fazer um estardalhaço e então Martin é encontrado e feito bispo. Tendo sido um bom bispo, vira santo. Por conta dessa parte da estória, nessa época, é tradição comer coxa de ganso ou o ganso inteiro nos restaurantes da região.
(Tradução da charge: Dividir o manto...bom e lindo! Mas eu tenho um sério problema com esse santo.)

A celebração

No mês de novembro acontecem as procissões de Sankt Martin em todos os cantos. Em Bonn, onde tem escola, tem procissão. As crianças preparam as lanternas artesanais, sendo uma mais criativa, bonita e interessante do que a outra. E cada ano é uma diferente. As escolas do bairro se reúnem, juntamente com uma ou duas bandas que vão tocando as músicas típicas da época. À frente da procissão, vai um cavaleiro vestido em trajes romanos com um longo manto vermelho - Sankt Martin, ué. A procissão chega a uma grande área onde se encontra uma grande fogueira e onde encena-se a divisão do manto. Depois disso, as crianças recebem um pão com forma humana, chamado Weckmann. Formam-se grupos pequenos de crianças com seus pais e então estes grupos caminham até as casas que tem luzes ou lanternas acesas em suas janelas , cantam musicas de Sankt Martin e ganham doces em troca. Qualquer semelhança com Halloween será mera coincidência.

Dia de Sankt Martin com fantasia de carnaval

A mãe de um amiguinho de Kindergarten da Lara nos convidou para ver a procissão de Sankt Martin que iria passar em frente à sua casa. Como ela é uma verdadeira Rheinlander, ela também estava dando seu grito de carnaval, com bastante Gluhwein - o nosso vinho quente. Quando Sankt Martin passou, ela gritou: - Sankt Martin, Sankt Martin!!! E o cavaleiro parou em frente a casa dela e as crianças deliraram com o cavalo branco e o "Santo" tão pertinho. Ela que já estava alta de tanto vinho, começou a gritar Alaaf! Alaaf!Alaaf! (Alaaf é o grito de carnaval aqui da região Bonn-Colônia. Em Dusseldorf é Helau!) Ninguém aguentou e todo mundo caiu na risada. Ela misturou o sacro com o profano.




2 comentários:

  1. Thank you, anonimo. Do you read in Portuguese? I have just writtem a post about how important is to have your work recognised.
    Thank you again and welcome to my blog.

    ResponderExcluir
  2. Thank you, anonimo. Do you read in Portuguese? I have just writtem a post about how important is to have your work recognised.
    Thank you again and welcome to my blog.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin