quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Caderninho de perguntas

Recebi este caderno de perguntas virtual (daqueles que a gente preenchia no colégio e que lia as respostas dadas antes, morrendo de curiosidade pra saber o que responderam) da minha querida amiga Angela, do Alemanha, por que não?
Também tenho que repassar o caderninho para 5 blogueiros e no final do questionário, tenho que acrescentar uma pergunta. 


 Repassando para a:

Liza, do Liza delirantemente feliz
Gui, do Feliz a meta e o caminho também
Eve, do Rindo de mim comigo!
Bettina, do Noticias da Alemanha
Bianca, do Gente, vamos fingir que somos normais.


Perguntas:

1- Você se dá bem com sua sogra?
Adoro ela.

2- Qual o seu desafio?
Aprender a controlar a minha ansiedade, não ser tão (auto) controladora e não sofrer por antecipação.

3- O que diria a seu chefe se ganhasse na Loteria?
No momento, não tenho chefe. Se considerar a última que tive, pediria demissão bem tranquilamente e com um belo de um sorriso no rosto (como fiz), só a minha felicidade já seria um agravo para ela. Ou então, me mandava sem dizer nada.

4- Que faria se descobrisse que alguém está mentindo?
Depende do alguém e da mentira. Se fosse alguém com quem realmente me importo e a mentira fosse pesada, eu tentaria esclarecer. Se fosse alguém que não cheira nem fede, ou diria que está mentindo ou cairia fora.

5- Se tua casa sofresse um incêndio e apenas pudesse salvar uma única coisa, o que salvaria?
Meu computador

6- Você entra em um local com muita gente, o que faz?
Depende do local.

7- Você vê um recipiente meio cheio ou meio vazio? Por quê?
Meio vazio, porque tendo a ser pessimista, mas estou tentando mudar esta tendência

8- Encontras uma Lamparina Mágica. Que três desejos pedes?
Saúde, segurança e dinheiro pra toda a minha família

9- O que levou a criar o blog?
A necessidade de desopilar o fígado e produzir algo.

10- Se fosse um dinossauro, como chamarias?
Juraci

11- Você mudaria algo no seu passado?
Sim.

12- Qual é o teu sonho?
Ter saúde, não sofrer nenhum ato de violência e não ter que contar os centavos pra poder viver confortavelmente quando estiver mais velha e que meus filhos também não tenham que passar por isso.

13- O que de mais vergonhoso fizestes?
Tenho vergonha de contar

14- Se fosses um animal, qual seria?
Gata de uma velhinha bem carinhosa

15- O que nunca faria por dinheiro?
Matar

16- O quê ou quem é capaz de tirar-te do sério?
Boataria, gente mal-humorada e sem educação.

17- O que fizeste em tua vida de que tenhas tanto orgulho?
Minha filha e meu filho que está por vir.

18- Como gostarias de se apaixonar?
Sem decepções.

19- Com que personagem, famoso ou não famoso, gostaria de se parecer?
Qualquer um que tenha coragem de se aceitar como é e enfrentar a vida como quer que ela venha.

20- O que prezas mais na vida.
Saúde mental e física. Se bem que não me esforço pra mantê-las. It goes with the flow.

21- O que significa paz para você?
Ausência de violencia e de medo do que quer que seja.

22- O que é amor para você?
Tranquilidade na relação com o outro

23- Se pudesse mudar alguma coisa no mundo o que mudaria?
Colocaria a Alemanha no hemisfério sul, pra não ter 7 meses de frio por ano.

24- Qual seria a sua melhor lembrança?
Ter conhecido o meu marido. Depois disso, só houve coisa boa.


25- Qual seria tua opção para outra atividade profissional que não fosse a sua?
Sou formada em Jornalismo e Letras, mas sou dona-de-casa. Já deu.


26- Se fosse só fechar os olhos e imaginar onde gostaria de estar agora quando abrisse?
Onde estou todo dia que acordo.

27- Onde, como e fazendo o quê você imagina sua vida daqui a 10 anos?
Aprendi a não ficar sonhando muito com o futuro pra não me decepcionar. Só penso que quero uma vida tranquila.

28- Para você, qual é o segredo da felicidade?
Sossego, saúde e dinheiro.

29- Quantos dias você consegue ficar longe do seu blog?

Ultimamente, vários.

30- Qual foi seu brinquedo favorido na sua infância?
Um mini dicionário de português onde eu colocava uns papeizinhos no meio e fingia que trabalhava em um escritório.

Minha pergunta:

31 - Você tem vontade de morar em outro país? Qual?

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Parteira, Midwife, Doula, Hebamme

Quando se fica grávida na Alemanha, é normal, natural e recomendável que você procure uma Hebamme, que no Brasil é conhecida como Doula e lá no interiorzão, parteira. Elas trabalham de forma autônoma ou em conjunto com as maternidades. Podem ser a única a acompanhar a grávida durante o pré-natal (pras mães mais naturebas)  ou trabalhar juntamente com o ginecologista. Ela também dá orientações para o parto, qualquer que seja ele, normal, natural ou cesárea, acompanha a mãe durante o parto (Beleghebamme) e avalia o bebê e a mãe durante um dado período que pode ir até o desmame (Wochenbett:/Nachsorge), visitando ambos em casa ou atendendo em seu consultório, tudo isso coberto pelo plano de saúde. 
Nos cafundós do Brasil elas são, na maioria das vezes, o único recurso; nas grandes cidades brasileiras, para mulheres de classe média para cima, um luxo pago do próprio bolso, pois geralmente, estas tem plano de saúde decente e tem seu parto feito pelo médico que fez o pré-natal e que normalmente é o mesmo que a conhece há anos e com o qual já se criou um vínculo maior do que médico-paciente. Mas aqui existe um certo distanciamento entre o profissional de saúde e o paciente e a Hebamme funciona como um pingo de humanização no processo técnico de se ter um filho, deixando-o menos frio.
Como não sabíamos se iríamos voltar ao Brasil ou não em setembro, não procurei uma Hebamme. E estava difícil  encontrar alguma que estivesse disponível quando vou precisar (nem parece que Bonn faz parte de um país cuja taxa de natalidade é baixissíma e que já foi negativa). Hoje, finalmente, após sugestões de amigas, consegui uma que só tem possibilidade de me acompanhar no pós-parto. Pra quem não vai ter ninguém da família, além do Amanzor, com quem contar, já está de bom tamanho.

Krankenhaus - hospital
Assim como no Brasil, visitam-se as maternidades num determinado dia do mês quando é oferecida a Infoabend - noite da informação. Optamos pelo Johanniter,  um hospital que, apesar de não ter unidade neonatal, é muito bem conceituado e de fácil acesso, pois fica próximo à DHL e tem equipe que fala inglês.
Como tenho interesse em fazer cesárea, é necessário marcar uma consulta um mês antes da data provável de parto para esclarecimentos e preenchimento da papelada e uma provável tentativa de te fazer mudar de idéia, já que eles são pró parto normal. Você pode optar por um quarto individual, duplo ou familiar. Neste hospital, o quarto individual é micro, mas é melhor do que correr o risco de ter uma companheira de quarto com uma família e visitantes barulhentos. A estada no hospital em caso de cesárea é de 4 a 7 dias e a mãe só precisa levar roupas e produtos de higiene pra si mesma, pois o bebê usará, durante esse período, roupas fornecidas pelo hospital e não tomará banho até cair o umbigo, o que acontece geralmente no final desse período (argh). A parturiente nem sempre fica sabendo quem é o médico que irá fazer o seu parto. Isso dá uma puta de uma ansiedade. Mas como dizem, o que entrou tem que sair, quem tá na chuva é pra se queimar e nesse caso tem que se pegar o touro pelos chifres.

Coincidência

A Lara e eu fomos à casa de uma amiga brasileira mãe de uma amiguinha da Lara,e de ums fofo de um ano e meio. A Lara, que ainda não está familiarizada com a necessidade de esconder e não brincar com pecinhas pequenas (já estou começando a acostumá-la com a idéia), levou uma pedrinha de quartzo do tamanho de um feijão no bolso. Chegando lá, mostrou a pedrinha para a amiga e o irmão logo foi pegando. Segundo elas, ele jogou a pedrinha e ela quicou no chão, mas não conseguiram encontrá-la. Quando eestávamos para ir embora, duas horas depois, resolvemos procurar a pedrinha, mas não a achamos. Concluímos que se ele a tivesse engolido, por ser redondinha e pequena, ele a expeleria no dia seguinte. 
Uma hora depois, recebi um telefonema da minha amiga dizendo que o pai e o menino estavam indo para o hospital porque ele começou a tossir e a engasgar e ficar com voz de Pato Donald. Conclusão: ele deve ter engolido a pedrinha. Eu quase tive um treco desse lado da linha, mas ela tentou me tranquilizar dizendo que essas coisas acontecem com criança. Enquanto conversávamos, ela continuou procurando a pedrinha e, de repente, a encontrou. Aí, então, ela ficou preocupada porque, se não foi a pedrinha, foi o que então? No hospital, o bebê passava por Raio X e o médico decidiu que ele deveria ficar em observação até o dia seguinte quando fariam novo Raio X. Hoje de manhã, o objeto não identificado havia saido do lugar e ele foi liberado.
 Onde está a coincidência? 
Primeiro, pensávamos que ele tinha engolido a pedrinha da Lara, desespero meu e pseudo alivio da mãe por saber o que ele tinha engolido. Segundo, ele nunca tinha engolido nada estranho, justo hoje, quando houve o episodio da pedrinha, ele resolve engolir algo que não é pra ser engolido. Eu com um super peso na consciência, fui acalmada pela mãe (aí uma troca de papéis, quando eu é que deveria acalmá-la) que disse que se não fosse a bendita da pedrinha, ela poderia ter achado que ele tinha se engasgado com a saliva e simplesmente tê-lo colocado para dormir, o que poderia ter sido perigosíssimo. Coincidências podem salvar vidas.
Agora, só resta a curiosidade de saber o que foi que ele engoliu. Sobrou pra mãe a árdua tarefa de ir à caça ao tesouro, pelo menos até amanhã. Força aí, Laís.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dei uma de alemão...Resposta do IKEA


 Recebi a resposta do IKEA à reclamação que fiz por carta sobre o ferimento da Lara em seu parque de diversão.
Aqui vai a tradução:

Cara Família Soffiatti,

 Em referência à sua carta, sentimos muito que sua filha tenha se machucado em nossa "Smaland". Nós gostaríamos de pedir desculpas por isso. Claro que nós imediatamente checamos a piscina de bolinhas. Todas as bolas foram removidas e nós não pudemos encontrar nada que pudesse ter machucado sua filha.
Por segurança,  checamos regularmente nosso parque de diversão e o pessoal é treinado em primeiros socorros especiamlente para crianças. Para o tratamento de feridas abertas, luvas descartáveis são sempre usadas.  Nós também temos curativos especiais para peles sensíveis quando é este o caso.
Nós realmente fazemos tudo para prover segurança para as crianças na área e pedimos desculpas pelos problemas que ocorreram mesmo após este tratamento especializado.
Pela incoveniência, vocês encontrarão anexos dois vales refeição e um vale no valor de 30 euros sem qualquer obrigação legal.
Atenciosamente,
Alexandra Otten
Serviço ao cliente

Ou seja, nós nos desculpamos mas não temos culpa de nada. Ao menos eles responderam à minha carta. No entanto, o grande problema é que quando se vai ao IKEA não se gasta só 30 euros. Os danados ainda vao embolsar uns às minhas custas, porque eu não vou deixar de comprar lá pelo acontecido, mesmo que a suposta compensação não compense.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin