domingo, 9 de janeiro de 2011

E o Reno sobe

Há 5 anos em Bonn, nunca vi fazer 15 graus em pleno janeiro. Essa foi a temperatura ontem e hoje estamos com 8 graus, nublado e com chuvas esparsas. A neve já derreteu e por esse motivo, o rio Reno já apresenta sinais de que não está dando conta de dar vazão ao volume de água. E o sinal é subir, subir, subir. Pela primeira vez desde que estamos aqui, estamos vendo a água ultrapassar nossa cerca e a previsão é que amanhã ela atinja os 8m40, o que significa água entrando pelo menos nas garagens e escadaria aqui de casa. O Amanzor e a vizinha já providenciaram a colocação dos sacos de areia nas portas dos blocos para contenção da água, caso ela alcance a nossa porta de entrada do bloco. O que estamos vendo da janela e torcendo pra que aconteça é que e o  rio não ultrapasse metade do nosso gramado. Já tem pato nadando no gramado (como dizia Vicente Mateus, são aquáticos e gramáticos) e espero que não venham bater na minha porta. Para terça, a previsão é que o rio comece a baixar.
Em 1995, teve uma inundação (Hochwasser) que atingiu o último degrau antes de chegar no primeiro andar e não chegou a entrar no apartamento. Para sair do prédio foi montada uma passarela no balcão de um dos apartamentos e o acesso era feito pelo último andar que conecta todos os blocos. Não precisa nem dizer que o proprietário não ficou muito feliz com a sujeira do povo passando por dentro do apê pra poder sair pelo balcão. 
 Algumas casas antigas mantem uma marcação das enchentes que aconteceram desde meados do século 19. Tem umas plaquinhas na altura que a água atingiu com o ano do acontecido.  

Nos mantemos atualizados sobre a situação do rio olhando pela janela e nesse site.



2 comentários:

  1. Nossa que medo! quase nao acreditei quando vi as fotos! tomara que baixe logo e que nao entre na sua casa! e tbm pra mim é novidade janeiro com temperatura de outono! a natureza está um pouco maluca mesmo hein!
    boa sorte!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin