quarta-feira, 27 de maio de 2009

Maibaum - Árvore de Maio

Em Rheinland, no primeiro dia do mês de maio, os garotos demonstram o seu amor por uma garota ou namorada - diga-se de passagem, maior de 16 anos - amarrando um galho bem alto na calçada ou no quintal da casa dela, de preferência de forma que chegue à janela do quarto da dita cuja. Este galho é decorado com fitas de papel crepon ou seda e um coração com o nome da amada, e só pode ser retirado no último dia do mês.

O tipo de árvore utilizada normalmente é a "Bétula" ou "Vidoeiro", em alemão, "Birke", típica do hemisfério norte e o diabo em forma de árvore para quem tem alergia, pois solta um pó verde danado que deixa qualquer alérgico com cara de drogado.
Esta tradição tem muitas variantes. Ela pode ter um caráter mais comunitário, quando uma Maibaum é erguida no centro da vila, além da versão mais pessoal. Pessoal, modo de dizer, porque demonstração de amor mais pública, impossível. Impossível não, porque eu ja vi coisa muuuuuito mais explícita do que isso.
Em anos bissextos, as garotas também podem colocar um galho enfeitado na cabeça, digo, na casa do querido. É uma tradição interessante e é bonito de se ver quando elas são bem feitas, porque, convenhamos, tem umas que parecem mais demonstração de odio.






Encontrei uma com o nome da Lara.

6 comentários:

  1. De fato, essa Birne é um inferno. Quando morei em Munique, ela quase me matou.
    Vocês também têm por aí aquele coração com a inscrição "Ich liebe Dich", que a criatura pendura no pescoço, especialmente na Oktoberfest, enquanto anda de mãos dadas com o(a) amado(a)? E depois dizem que a Alemolândia é um país de gente fria, insensível... Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi dessas com o nome da amada aqui...
    Aqui na vila fizeram só a Maibaum comunitária, que ficou cheia de tapetes e outras tranqueirinhas penduradas. Eles passam roubando de porta em porta tudo o que podem carregar. Ah: também fazem algumas maldades. A casa de um senhor meio mala sem alça amanheceu com a porta cimentada! Foi o maior ti-ti-ti na vila. hahahaha

    ResponderExcluir
  3. hahaha
    rolei de rir qdo li " demonstracao de ódio"..eu concordo.
    Adorei que vc passou no meu blog, te visitarei mais vezes.
    Beijos e prazer imenso em conhecê-la

    ResponderExcluir
  4. Flor de cerejeira,
    Virei blogueira, como disse o meu marido, estou adorando escrever e visitar as ideias dos amigos. A roupa pra passar esta empilhando, não faço janta e tenho ido dormir por volta de uma da manhã. Não ganho dinheiro, mas nunca me senti tão mentalmente produtiva. Acho que isso é que faz a gente viciar.
    Dona Flor,
    Essa Maibaum eu nunca vi por aqui, mas adoraria ver.
    Gente mande mais estórias de como são as Maibäumer pela Alemanha.
    Rita, querida,
    Toda vez que tem festa ou Kirmes por aqui tem as barracas que vendem esse Lebekuchen com todos os tipos de dizeres. As crianças adoram. Tem adultos que tambem penduram no pescoço, mas acho que não é o caso de alemão ser sensível, é bebedeira mesmo. hihihi
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eles precisam da "Dutch courage", Arlete Helena. Tive um namorado alemão que tomou uma garrafa de vodka para criar coragem de ir me esperar na estação de trem de Berlim com uma (sim, uma) rosa na mão. Alguém merece isso? Você começa a namorar o sujeito, mas corre o risco de ficar viúva antes da hora porque ele morre de cirrose! (rsrs) Beijo!

    ResponderExcluir
  6. eu quero! será q preciso morar na alemanha para o carlos fazer isso para mim?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin