sábado, 24 de outubro de 2009

Schweinegrippe - H1N1

Eu não entendo porque alemão é tão chegado num Frische Luft (ar fresco) mas, quando está dentro de um recinto fechado, o mantém hermeticamente lacrado, com todas as janelas, portas e buraquinhos meticulosamente vedados. Tudo bem que isso pode ter a ver com economia no aquecimento, mas também pode ser a explicação para o excesso de viroses, resfriados e gripes que se espalham por todos os cantos nesta época fria do ano. Os ambientes fechados ficam com ar viciado e o choque térmico quando se sai para o ar livre é inevitável. Para quem sofre com mudanças bruscas de temperatura, isso é pior do que , num calor de 35C (cadê a bolinha de numeral ordinal), em pleno verão brasileiro, o indivíduo entrar em uma loja de rua com ar condicionado a todo vapor. Em nenhum país tropical, ninguém em sã consciência, por mais calor que esteja, mantém o ar condicionado ligado  entre -5C e 3C, temperaturas normais na rua durante o inverno daqui. Portanto, o choque térmico ao sair às ruas no inverno daqui é muito maior do que o de entrar em locais com ar condicionado no verão daí. Mas de qualquer forma as duas coisas me fazem mal igual.
As minhas aulas de alemão começaram em 29 de agosto e desde 12 de outubro - ou seja, depois de um mês e meio de aula - estamos em férias de outono (depois dizem que brasileiro é que é folgado). No último dia de aula antes das férias, cheguei na sala e a turma anterior tinha acabado de sair. A sala estava com aquele ar pesado de respiração engarrafada. A porta estava aberta para os alunos do meu grupo entrarem. Quando a maioria chegou, a professora resolveu fechar a porta e eu pedi que ela abrisse, então, as janelas no "kipp" - aqui as janelas tem a possibilidade de serem mantidas abertas em uma certa inclinação para ventilação parcial. Justifiquei o meu pedido dizendo que o ar estava pesado e que tinhamos que arejar a sala para nos proteger contra a Gripe Suína - Schweinegrippe.
Qual não foi a minha surpresa quando ela disse que não há casos de H1N1 na Alemanha! Eu retruquei dizendo que tinha lido naquela semana mesmo uma reportagem do General Anzeiger, jornal regional de grande circulação, informando que até aquele momento já tinham sido constatados 299 casos somente em Nordrhein Westfalen, nosso estado. Disse também que o Kindergarten da minha filha tinha divulgado medidas de contenção da doença através de um comunicado oficial da Secretaria de Saúde e que os consultórios médicos que frequento também. A  minha surpresa maior foi a colega mexicana dizer que  a epidemia não começou no México e que a coisa não "foi" tão feia quanto dizem. Na verdade, foi o jeito encontrado para desviar a atenção da população mexicana da crise econômica que estava por atingir o país.
Eu não sei se isso é falta de informação ou excesso de burrice. Talvez a soma das duas coisas. Como acredito que a  informação continua sendo a melhor arma contra a ignorância, aqui vão duas fontes de informação, uma é em inglês e a outra, em alemão:
A Microsoft lançou o site "H1N1 Swine Flu Response Center" para ajudar quem estiver com sintomas de gripe a fazer uma autoavaliação, não se desesperar e/ou ganhar tempo no consultório médico durante a anamnese.  Quem quiser saber o que tem sido feito, como se proteger, previsão de vacinação e em que pé (de porco) está a gripe no estado de NRW, clique aqui. Este site informa que, com a morte ontem de um senhor de 65 anos em Baden-Württemberg, subiu para 3 o número de casos fatais na Alemanha até o momento.

2 comentários:

  1. Pelo menos o instituto contém cartazes em todos os corredores sobre a gripe dando dicas. A primeira delas é: "Não saia de casa!" ahahah
    Mas quanto a esse choque térmico, não chego a passar por isso não. As salas de aula costumam ter alguma janela na posição "kipp", e a biblioteca sempre mantém uma janelona escancarada... ainda bem, pq lacrar um lugar cheio de livros de 1930 pra frente não seria uma boa idéia...

    ResponderExcluir
  2. Daniel,
    Choque térmico só a partir de dezembro ou se nevar antes. Corrigi
    o Kipp.
    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin