domingo, 29 de novembro de 2009

Eles tem alguma noção de que é Natal?


Hoje é o primeiro domingo do advento, amplamente celebrado nas casas, nas igrejas, nas vilas e centros comerciais, principalmente nas praças centrais das cidades (Marktplatz). Em casa, usamos a guirlanda do advento com 4 velas que serão acesas uma em cada domingo antes do Natal. As igrejas ficam lotadas, muitas orações, muitas músicas tradicionais, e nas cidades e vilas temos a Feira de Natal (Weinachtsmarkt).
 Hoje acordei preparada para montar a decoração de Natal com a Lara e acender a primeira vela do advento. A Lara ligou a TV e estava tocando uma música que fez parte da minha adolescência. Mas o vídeo mostrava não só a versão dos meus ídolos de ontem e sempre mas também imagens da fome que os fizeram tomar a iniciativa do projeto. Quem tem a minha idade deve se lembrar do "Band Aid" (veja vídeo abaixo), projeto idealizado por Bob Geldof na década de 80, com intuito de ajudar países africanos que mais sofriam e sofrem com a fome. O projeto foi seminal e gerou outras iniciativas ao redor do mundo como o USA for Africa,  o Nordeste Já, no Brasil e o  Band für Afrika, na Alemanha., entre outros. Alguns tiveram vida curta e os principais sobrevivem até hoje.
Como o primeiro a gente nunca esquece, o Band Aid marcou a minha adolescência, mas era pra mim só uma música de Natal com um bando de bandas e cantores que eu adorava. A típica alienação adolescente. Hoje, o que a música diz me tocou como nunca havia tocado. E chorei.
Chorei por que enquanto me preocupava exageradamente com o nariz escorrendo da Lara - que ontem pegou friagem enquanto se divertia na celebração de Natal do Kindergarten - via na TV, numa realidade bem distante, uma criança  com nariz e olhos escorrendo incapaz de se levantar. Chorei por criticar minha mãe que sempre assistiu aos pobres do bairro, através da Sociedade de São Vicente de Paulo (da qual há mais de 35 anos ela faz parte ativa) e por isso esquecia da família. Chorei por viver confortavelmente em um país de primeiro mundo e não mexer uma palha pra ajudar quem precisa e por achar que, dando roupas velhas pra caridade, já estou fazendo a minha parte.
 Chorei por me sentir culpada por não fazer nada, por rezar para que Deus proteja os famintos, os pobres e oprimidos, para que mantenha a saúde da minha família, para que os desempregados arranjem emprego. Me senti culpada, por fingir que só rezando já estou fazendo muito. Me senti culpada por estar me preocupando em manter viva a imagem de Natal com presentes e Papai Noel. Me senti culpada por não compartilhar e achar que o problema da fome em lugares remotos ou nem tanto não é problema diretamente meu e sim dos governantes, empresários, especuladores e artistas que ganham milhões e dão alguns deles para aliviar a consciência e ter abatimento no imposto de renda. Me senti culpada por agradecer a Deus por ser eles a sofrer em vez de mim.
 Talvez me senti tão culpada e chorosa e abalada com tudo isso por estar na TPM e achar que isso vai passar. Mas eu espero que esta sensação não passe até que eu comece a agir. O primeiro passo está aqui, escrever este post. Abaixo, alguns sites de quem tomou a dor do mundo para si. Se tiverem outros, do Brasil e do mundo, por favor me enviem ou divulguem por e-mail e blogs.

http://www.freerice.com/ - jogando e ajudando a doar arroz para os famintos.
U2 Hearts and Minds   - lista de organizações que o U2 apoia.
ONE    - fundada por Bono Vox, visa lutar contra a míséria e prevenir doenças, principalmente na África.
Live8  - movimento iniciado por Bob Geldof para fazer com que as promesas dos países do G8 saiam do papel.
Clinton Initiative  - organização fundada por Bill Clinton con intuito de transformar idéias em ações.
Mesa Brasil - Rede nacional de solidariedade contra a fome e o desperdício de alimentos. Inicialmente Mesa SP, tornou-se nacional e tem apoio de empresas como a DHL. A DHL cede o transporte e os seus funcionários, que quiserem participar do projeto, doam sua força de trabalho um dia por mês, sem detrimento de sua remuneração.
Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos) - sociedade católica que atua diretamente na ajuda dos menos favorecidos em micro esferas.
The Bill and Melinda Gates Foundation -   uma porta e muitas Windows pra ajudar aos que precisam.






http://www.youtube.com/watch?v=_zi-ZYfjZ48&feature=channel

Letra

It's Christmas time
There's no need to be afraid
At Christmas time, we let in light and we banish shade
And in our world of plenty we can spread a smile of joy
Throw your arms around the world at Christmas time
But say a prayer
Pray for the other ones
At Christmas time it's hard, but when you're having fun
There's a world outside your window
And it's a world of dread and fear
Where the only water flowing is the bitter sting of tears
And the Christmas bells that ring there are the clanging
chimes of doom
Well tonight thank God it's them instead of you
And there won't be snow in Africa this Christmas time
The greatest gift they'll get this year is life
(Oooh) Where nothing ever grows
No rain nor rivers flow
Do they know it's Christmas time at all?
(Here's to you) raise a glass for everyone
(Here's to them) underneath that burning sun
Do they know it's Christmas time at all?
Feed the world
Feed the world
Feed the world
Let them know it's Christmas time

(Bob Geldof & Midge Ure)

Minha tradução

É Natal
Não precisa ter medo
É Natal
Nós deixamos entrar a luz e banimos as sombras
E no nosso mundo de fartura, nós podemos espalhar um sorriso de alegria
Jogar os braços ao redor do mundo no Natal
Mas reze
Reze pelos outros
É Natal, é difícil, mas quando você está se divertindo
Tem um mundo lá fora
E é um mundo de apreensão e medo
Onde o único fluxo de água é a dor amarga das lágrimas
E os sinos de Natal tocando são o ressoar de um destino terrível
Bem, esta noite, graças a Deus são eles e não você
E não haverá neve na Africa este Natal
O maior presente que eles ganharão este ano é a vida
Onde nada nunca nasce
Nem chuva nem rios correm
Eles tem alguma noção de que é Natal?
(Este brinde é para você) Brinde para todo mundo
(Este é para eles) sob o sol escaldante
Eles tem alguma noção de que é Natal?
Alimente o mundo
Deixe-os saber que é tempo de Natal.

4 comentários:

  1. Oi Arlete!

    Como sempre seu blog, tão realista e motivante, vale cada visita e leitura que faço aqui, saiba que, sumi um pocado, mas sua atualizações de blog fazem parte do meu mundo on line!!! mesmo eu estando numa "correria" de final de ano das boas (representação que trabalho movimentadissima, final de provas do mba e trabalho de conclusão, fisioterapia 3 vezes por semana para meu punho, três meses namorando uma doutora residente aqui em sjc, guia turistico para gringos no rio e por ai vai).

    Mas o legal que estou cheio de material para postar no meu blog, na segunda semana de dezembro estateri mais sossegado para isso...

    Bjus e conte comigo para esta força tarefa de disseminar a ajuda ao próximo!!!

    OBS.: Meu avó também era vicentino, e o repudio dos meus tios e pai foram similares ao seu, mas com a idade povo está vendo a importancia da caridade... interessate que nós (eu e meus primos), incentivamos.. acredito ser o ciclo natural de apegos e desprendimento..

    ResponderExcluir
  2. Minha querida, senti a mesma angústia três anos atrás, quando, de volta da Alemanha, tentei participar de atividades sociais na Igreja católica. Por razões que te explico em janeiro, pessoalmente, foi a pior decisão que tomei em anos. Hoje dou aulas para um grupo de jovens que, com certeza, fará a diferença para muita gente no futuro, e isso me deixa feliz. Igualmente me deixa feliz saber votar no Lula e em pessoas comprometidas com os que mais precisam. E isso, em termos do reacionarismo de Sampa, já é muito.
    Uma observação: o Band Aid tb é do meu tempo (está até no meu MP3), mas vc sabia que eles pioraram a situação da Etiópia? Além de ignoraram que lá a maioria é muçulmana, portanto para eles não há Natal, afugentaram os turistas que eram uma boa fonte de renda para o país. Essa renda era contínua, enquanto que a "ajuda humanitária" aconteceu por um período limitado e acabou. Mas tb conversamos sobre isso pessoalmente.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Gui, bem vindo, sempre!
    Rita, isto pra mim é novidade.Por que afugentaram os turistas? Achei que a idéia de se usar o Natal era pra mobilizar o ocidente, maioria cristã, a ajudá-los independente da religião predominante no local. Como é que eles caíram no mesmo erro 20 anos depois? Será que não deu nada de bom dessa estória toda? Vou chorar mais um pouco.

    ResponderExcluir
  4. Oi Arlete,
    Incrível como a música é capaz de tocar lá bem no fundo, né? Isso é bonito e libertador! Acho que, apesar de todos os pesares, as criancas tem o direito de viver em seu mundo de mágica (o mundo correto!), e nós como adultos temos o "dever" de lhes permitir isso. Por isso nao tenho grilos com o Natal. Inclua por favor na sua listinha o projeto que apoio em Belo Horizonte: GAC - Grupo de Amigos da Crianca / Kinderhorizonte. Leia um pouquinho sobre o projeto aqui: http://mineirinhanalemanha.wordpress.com/2009/01/26/gac-grupo-de-amigos-da-crianca/
    Um beijo,
    Sandra

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin