segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vá tomar banho

Todo mundo sabe que europeu em geral não tem o hábito de tomar banho todos os dias. Não que isso seja regra inquebrável, pois existem os que assim o fazem. Mas o interessante é saber que não tomar banho é algo que vem de berço. 
Estava eu na sala de espera da ginecologista, quando resolvi folhear uma revista sobre filhos, bebês e companhia. Uma das reportagens era sobre dar banho no bebê.  Dermatologistas de uma universidade fizeram uma pesquisa em que dois grupos de crianças foram analisados: um grupo só foi lavado com Waschlappen (um paninho - nem sempre - descartável especifíco para este fim e usado por adultos também) por duas semanas seguidas e outro grupo foi lavado com Waschlappen e duas vezes por semana por banho de imersão. Os experts concluíram que  não há nada de errado e até é mais saudável que a criança tome no máximo dois banhos inteiros por semana, mas sem adição de nenhum sabonete.  Eles também concluiram que não é necessário dar banho no primeiro dia e que o recém nascido não deve tomar banho até que seu umbigo caia, o que quer dizer de 7 a 14 dias.  No inverno, a sugestão é  não lavar a cabeça por um período mais prolongado do que esse, devido a facilidade de resfriamento do bebê. Argh.
Uma amiga minha brasileira, que teve seus dois filhos aqui, me contou que a primeira filha também não tomou banho na maternidade e só o fez quando voltou pra casa  sete dias depois - aqui, a mãe que faz cesárea fica de 7 a 14 dias no hospital, enquanto que no Brasil esse periodo é de 3 dias. Mas o banho quem deu foi a Hebamme - tipo parteira - que veio até a casa dela, encheu uma banheira com água, óleo de oliva e leite e mergulhou o bebê duas vezes seguidas, sem nem sequer lavar propriamente, para desespero da avó brasileira que observava. A bebê ficou com um cheiro de ovo horrível e o cabelo ensebado. Tão logo a Hebamme saiu, a mãe da minha amiga pegou a bebê e deu um banho â moda brasileira.  
O mais engraçado dessa pesquisa é que nenhum grupo tomou banho todos os dias. Eles simplesmente deduziram que essa prática causa danos â pele sensível do bebê. Quando tive a Lara, logo no mesmo dia do parto, a enfermeira do Pró-Matre em São Paulo veio ao quarto pra me ensinar a dar banho. Era junho, os dias já estavam frios e mesmo assim a Lara tomou seu primeiro banho no seu primeiro dia ao mundo e foi assim todos os dias de sua vida até agora, com exceção de uns dois ou três que foi banho de gato, por contingência, e nunca teve nenhum problema de pele.  Numa reunião do Book Club, quando eu disse isso e caí na besteira de demonstrar quão pasma eu estava com essa mania de não se tomar banho, pra minha surpresa e desespero, uma das colegas, que tem 3 meninas das mais variadas idades, disse que não dá banho todos os dias nas filhas, só passa o paninho molhado no rosto, nas partes abaixo do equador e nos pés e  olhe lá. Às vezes, segundo ela, nem isso.
Essa prática, portanto, além de ser embasada por pesquisas, se segue até a maioridade. Muitos marmanjos com cheiro de sovaco, chulé e cabelo sujo se resumem a se lavar com paninhos nas partes mais fedidas, o que não surte o efeito de um bom banho ou ducha e com isso saem exalando aquele CC por onde passam. Com esse hábito, além da suposta proteção da pele, eles protegem o bolso também, já que água e aquecimento são muito caros por estes lados. 
Quando mudamos para o apartamento em que moramos, a proprietária veio nos falar sobre os custos de aquecimento e água que estão embutidos no "Nebenkost" - algo como a taxa de condomínio - e nos alertou que gastos exagerados aumentam demais este  valor no final do ano. Como exemplo, ela deu o inquilino anterior que jogava tenis três vezes por semana E, por causa disso, tomava dois banhos por semana, segundo ela, uma absurdo. Nós ficamos bem quietinhos. Se ela soubesse que a gente toma banho todo dia e se bobear  duas vezes, ela ia ter um chilique.

15 comentários:

  1. Nossa, quando eu visitar vocês em dezembro não abrirei mão de pelo menos um banho ao dia. Deus que me livre. E o cabelo um dia sim e um dia não! eca...

    ResponderExcluir
  2. Arlete,
    já tinha lido a respeito dos banhos dos bebês. Nao sei se é de rir ou de chorar. Nossa deu até medo de ter uma cesária na Alemanha e ter que ficar lá 14 dias com um nenenzinho fedorento. hahahahahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oh, Arlete, a continha do gás e água aqui de casa, no final de ano, vai estar salgada!!! Nao ficamos sem banho, tá louco??? Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. eu ja desisti de tentar entender esse habito alemao. Ja me basta que meu marido nao seja assim, e to muito feliz (ate pq se fosse nao estariamos juntos hehe). Eu fui criada a moda "peruana"...banho sim, mas se vc nao tomar 1 dia vc nao vai morrer. Sempre escutei "vc nao morre de sujeira mas sim de excesso de limpeza", ate pq no peru era agua fria e no inverno é muito frio umido, sem aquecedor. entao ate relevo 1 dia sem banho no inverno. agora, mais que isso é tb ser porquinho demais. bjs!

    ResponderExcluir
  5. eu acho que tem um pouco de mito nessa "crença" de que banho demais faz mal.
    eu sei tb que morando em país tropical, onde se sua mais, é impossível ficar muito tempo sem banho.
    a água aqui não é muito boa, tem muito calcário e isso resseca mesmo muito a pele fina e sem sol dos alemães, no inverno, eles ficam parecendo que estão descascando de tão ressecada que a pele fica, nesse caso, água com calcário só piora.
    mas, daí a tomar SÓ dois banhos por semana, pelamordeminhasanta!
    O daqui tenta fazer isso. Se não tomar banho, nem perto de mim chega. rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Afff eu sabia q o negócio era ruim, mas nem tanto. Não dar banho no bebe depois q nasce?? E com óleo de oliva e leite?? Ai, é mto pra minha cabeça...

    ResponderExcluir
  7. Alguns europeus, não alemães, amigos meus se indignaram com a minha afirmação de que europeu em geral não toma banho todo dia. Essa é uma idéia que nos brasileiros temos de europeu porque sempre ouvimos falar que frances não toma banho por isso tem os melhores perfumes para disfarçar o budum. E eu aqui na Alemanha já tive a pessíma experiencia de estar ao lado de pessoas fedidissimas, que voce sabe que não é suor do dia. No mesmo parágrafo em que disse que europeu, em geral ( e aqui dá-se espaço para as exceções) não toma banho todos os dias, disse que a regra não é inquebrável... Portanto, não generalizei. Depende da forma de interpretação do texto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Arlete, eu diria que isso é coisa de gente mais velha... ou porca. O alemao aqui de casa toma banho e lava os cabelos todos os dias, logo que acorda.
    Na família dele tem gente que nao é muito amiga do chuveiro, bleargh, mas o que me importa, como sabiamente disse a Mi, é que ele nao abre mao. E repara quando alguém nao toma, chama de "pórco/a". (Eu rio por dentro... hohohohohoho)

    ResponderExcluir
  9. Nossa! essa história de banho na alemanha é engracada pra nao dizer trágica! o meu maior medo antes de vir pra cá era esse: encontrar gente fedida pela frente e ter que suportar o "cheirinho", mas ainda bem que nao foi assim e posso considerar que tenho sorte rsrsrs só presenciei alguns poucos fedidos o q tbm já tinha me acontecido no brasil.
    sou nova nesse mundo blogueiro e estou a procura de blogs interessantes pra adicionar o meu e encontrei o seu, já está add no meu! :)

    ResponderExcluir
  10. Minha esposa enfrentou o bodum dos franceses durante um ano. Disse que quando juntava três na salinha dela a coisa tendia ao insuportável.

    Mas a história mais engraçada que ela contou não se passou com ela, mas com um colega dela de lá. Ele acordava, tomava banho e ia ao metrô de cabelo molhado, algo que é bem comum por aqui e nem tanto por lá, como você vai ver.

    Ocorre que quando o fulano chegava na plataforma lotada do metrô, abria-se um fosso entre ele e os outros passageiros. Todo mundo ficava longe do cara. Ele achou esquisito, mas fazer o quê...

    Até que um dia, um francês mais corajoso chegou e travou-se o seguinte diálogo:

    - Bom dia.
    - Bom dia.
    - O senhor sofre de alguma doença de pele, ou contagiosa?
    - Não, claro que não? Por quê?
    - É porque notamos que o senhor toma banho todos os dias.

    ResponderExcluir
  11. éééééca!!! Dois banhos por semana? Meu deus do céu. Aqui na minha casa na Alemanha (eu moro com uma família alemã) eles, graças, tomam banho todos os dias...

    Gente, eu achando que isso d n tomar banho era mito...cruuuuuuzes...hehehe

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. gente do céu! ahahaha
    eu também moro na Alemanha e ri muito desse seu post, principalmente do exemplo final do tenista e seus dois banhos semanais!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Estou saindo com ema alemã, ela tomo banho todo dia, mas isso aqui no Brasil.. bj

    ResponderExcluir
  14. A agua na Alemanha tem muito calcario, por isso a pele fica muito ressecada. Esse esquema p/ bebes nao eh aconselhavel. Eh bom evitar o sabao tambem nos primeiros dias de vida do bebe, isso vale p/ bebes do Brasil tb. Claro que tem que tirar o oleo ou nao deixar o bebe ensebado, mas esse esquema de lavar o bebe com tanto sabao como temos no Brasil nao eh bom de jeito nenhum. Qto a questao do banho dos europeus adultos, eh verdade, muitos nao tomam todo dia e tem ate mae que nao da banho em crianca todo dia, aih ja eh um pouco demais. Mas nos bebes eh aceitavel e ate recomendado ;)

    ResponderExcluir
  15. Meu filho toma banho desde a maternidade, até dois, três por dia, quando ele fazia as necessidades nº2 essa de lencinho umedecido não colava pra mim, eu o colocava dentro de uma banheira, sempre usou sabonente e tudo o mais...Água não faz mal a ninguém, faz mal é ficar fedido, gosto de tomar muitos banhos por dia.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin