quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cuidar dos próprios filhos é considerado emprego na Alemanha

Para aqueles que acreditam que pagam imposto pra sustentar vagabundo que põe filho no mundo só pra viver da ajuda social do governo, a informação abaixo cai como mais uma bomba: 

O TRABALHO DE SER MÃE E DONA-DE-CASA FULL TIME É RECONHECIDO PELO GOVERNO ALEMÃO!!!!


Quando tive meu segundo filho aqui, recebi uma carta do Deutsche Rentenversicherung (o INSS alemão) dizendo que, por não estar registrada como empregado, trabalhador temporário ou autônomo, ou seja, por não contribuir mensalmente com o DRV, eu teria o direito, durante os três primeiros anos de vida do meu filho, ao recolhimento mensal efetuado pela própria intituição em meu favor. Como quando a esmola é demais, o santo desconfia, eu não dei muita bola pro babado, pra não levantar a lebre e acabar descobrindo  que eu teria que fazer algo pra merecer isso.

Mas, como não se pode fugir da lei aqui na Alemanha, semana passada, fui ao DRV regularizar a minha situação. E aí, fiquei mais surpresa ainda. Descobri que o governo alemão  considera que a mulher que não trabalha FORA de casa, além do benefício acima, tem os 10 primeiros anos de vida de cada filho (não cumulativos) contados como tempo de serviço. Ou seja, se eu permanecer em território alemão até meus filhos completarem 10 anos, este período é contado como tempo de serviço, caso eu queira me aposentar por tempo de serviço. E aí fiquei mais surpresa ainda por saber que eu também tenho direito ao tempo que cuidei da minha filha mais velha em território alemão, mesmo ela não tendo nascido aqui. E mais ainda, descobri que o tempo que se estuda dos 17 aos 25 anos também é contado como tempo de serviço, independentemente de onde (país ou escola) você estudou.

Descobri também que qualquer mulher que, numa somatória, cuidar de filhos por no mínimo 5 anos em território alemão já tem direito à aposentadoria. Isso mesmo, tem direito a receber dinheiroooo!!!! No meu caso, como eu cuidei da minha primeira filha por 2 anos e meio e em julho faz 2 anos e meio que cuido do meu filho, se eu voltar para o Brasil em julho, terei completado 5 anos de "trabalho de mãe" e com isso, a funcionária já até calculou quanto eu receberei assim que completar 67 anos de idade (não existe distinção entre sexo pra se aposentar na Alemanha, homens e mulheres se aposentam por idade aos 67 anos). O governo paga atualmente 28 euros por ano de cuidados aos filhos. Portanto, eu receberei automaticamente na minha conta bancária, em qualquer lugar do mundo, o valor de 140 euros até eu bater as botas, só por ter cuidado dos meus filhos.  Quanto mais filho se tem e quanto mais tempo se cuida deles nos três primeiros anos em território alemão, maior será o valor pago de aposentadoria pra uma mulher que SÓ foi mãe e dona-de-casa. 

No caso de cuidar dos filhos por 10 anos (lembrando que não cumulativos) e considerar o tempo de estudos dos 17 aos 25 anos, estes períodos só serão contados como tempo de serviço e não de contribuição, sendo considerados somente para aposentadoria por 35 anos de serviço, com os descontos proporcionais cabíveis. 

Novo acordo previdenciário entre Brasil e Alemanha.

De acordo com o novo acordo, que passará a valer a partir de primeiro de maio próximo, o brasileiro  que trabalhou na Alemanha e que contribuiu por um prazo mínimo de 60 meses (5 anos), ao completar 67 anos, tem direito a receber aposentadoria do governo alemão proporcional ao tempo trabalhado, independentemente de receber aposentadoria também no Brasil. E se o cara estiver em qualquer lugar do mundo, basta mandar o número da conta bancária que o DSV se encarregada de depositar o dinheiro quentinho mensalmente na conta, pro velhinho não ter que se preocupar. 

Até antes da assinatura do acordo, quem retornasse ao Brasil poderia, após dois anos fora da Alemanha, solicitar o reembolso dos recolhimentos efetuados pelo empregado (e não os do empregador) ao DSV integralmente. No entanto, ainda não está claro se essa medida continuará valendo, apesar da funcionária me informar que isso não será mais possível. Ao ler o acordo, não vi nada dizendo que não poderia. Então, é questão de se tentar.

Portanto, mães que moram na Alemanha, façam valer os seus direitos. Pra isso, basta marcar um horário de atendimento no DSV da sua cidade e levar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento dos filhos
  • Seu passaporte com a permissão de residência ou Ausweis se você já tiver cidadania.
  • Certificados de estudos (diplomas e históricos escolares) realizados entre os 17 e 25 anos de idade. Não precisam ser traduzidos, mas precisa constar o mês e o ano de início e término. Não basta constar,  como no meu caso, por exemplo, primeiro semestre 1980.


Se o funcionário for tão solícito e paciente quanto a que me atendeu, você vai ter tudo calculadinho e explicadinho com valores e datas que você receberá seu dindin após completar 67 anos.


DEFINITIVAMENTE, PODE-SE DIZER QUE SÓ UM PAÍS QUE É UMA MÃE RECONHECE O TRABALHO DE SER MÃE  

Maiores informações no site do Deutsche Rentenversicherung


27 comentários:

  1. Exemplos! De ambos, gov alemão e seu, pelo ótimo texto! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber disso! São muito interessantes posts como esse e ainda mais para pessoas que estão há pouco tempo vivendo na Alemanha como eu.
    Muito legal mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Mallu, o intuito do blog é esse. Além de desopilar o fígado de vez em quando ;)

      Excluir
  3. Ótimo post, Arlete. Muito bom saber disso, pois futuramente penso em ter filhos também e nada melhor que saber os direitos que terei.
    Abração!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Ana. E o melhor e receber a notícia sem estar esperando, como aconteceu comigo. Meu marido também já está com a aposentadoria alemã dele garantida, mesmo sendo brasileiro e ter trabalhado só 7 anos e meio aqui. Beleza, né?

      Excluir
  4. parabens pelo excelente texto.
    vou tentar achar o link do inss com o acordo, eu te envio assim vc pode colocar no blog se considerar relevange ok!
    fico mto triste de ver q no brasil, a corrupcao impede de muitos ter acesso a vida digna.
    imposto alto é tanto no brasil qto na alemanha.
    mas o retorno de boa parte dele...só no segundo mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Show de bola essa informação! Acredito que é um grande incentivo para aumentar a taxa de natalidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu blog.
    Estou indo morando na Alemanha com meu marido (alemão) e em Novembro teremos nosso primeiro bebe :)
    Podes-me elucidar sobre os meus direitos e também os do bebé, quer a nível de saúde e de apoios monetários. Ficarei em casa com o bebé até completar 1 ano e irei também aprender a língua. O marido irá trabalhar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sarah, Obrigada pela visita no blog. Eu tenho vários posts sobre direitos dos pais e das crianças no blog. De uma olhada, nestes dois aqui. E seja bem vinda à Alemanha. http://tudodebonn.blogspot.de/2012/11/betreuungsgeldkindergeld-quem-paga-por.html
      http://tudodebonn.blogspot.de/2012/11/betreuungsgeldkindergeld-quem-paga-por.html

      Excluir
    2. Peraí que repeti os links.
      http://tudodebonn.blogspot.de/2011/02/dindin-pro-bebe.html

      Excluir
    3. Arlete, to passando pra divulgar um link e sugerir, caso desejar, publicar aqui no Blog.Já que a noticia sobre o acordo brasil-alemanha. Mas tem mta gente em duvida e sem saber onde acha o que. Segue o link
      Assuntos internacionais:m http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=34

      Formulários para Acordos Internacionais:
      http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=106

      Fromulario para solicitacao:
      http://www.mpas.gov.br/arquivos/office/1_130520-114144-382.pdf
      Em todos os casos é bom ligarem ou mesmo consultarem o primeiro link.

      Abracos

      Excluir
  7. Obrigada Arlete. Vou espreitar os links.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Arlete, to passando pra divulgar um link e sugerir, caso desejar, publicar aqui no Blog.Já que a noticia sobre o acordo brasil-alemanha. Mas tem mta gente em duvida e sem saber onde acha o que. Segue o link
    Assuntos internacionais:m http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=34

    Formulários para Acordos Internacionais:
    http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=106

    Fromulario para solicitacao:
    http://www.mpas.gov.br/arquivos/office/1_130520-114144-382.pdf

    Em todos os casos é bom ligarem ou mesmo consultarem o primeiro link.

    Abracos

    ResponderExcluir
  9. Ah como poderia ser assim tambem no Brasil... Estou desesperada pois sou funcionaria no municipio, trabalho na educação e por ironia nao tenho com quem deixar minha filha de 9 anos para trabalhar...

    ResponderExcluir
  10. Amei seu post, vou reproduzir no meu blog com links para o seu blog ok?

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante. Tomara que algum dia, no Brasil, também seja assim valorizado o trabalho de cuidar dos filhos. Hoje, para fazer isso, abrimos mão de um salário e ainda somos criticadas por "não trabalhar".
    Posso compartilhar o texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, Jesli, mas como estamos morando no Brasil, tempo é dinheiro. Pode compartilhar, citando a fonte. Obrigada

      Excluir
  12. Que legal, Arlete!
    Obrigada por dividir a informação. Eu fui ler hj sobre esse acordo brasil-alemanha e acabei achando seu blog.
    uma pregunta, caso você saiba: esse período de estudo de 17 a 25 anos como tempo de trabalho para efeitos de aposentadoria na alemanha é válido para todos ou só no caso de mães "donas de casa" ?
    Vielen Dank =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É válido para todos os trabalhadores que pagam previdencia alemã. Abraço e continue visitando o blog, Juliana

      Excluir
  13. Muito interessante. Vc teve seu filho ai nj alemanha? Eu vou para alemanha daqui a duas semanas com meu companheiro e meu filho de tres meses de idade. Vc sabe quais os meus direitos para meu bebe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonima, tudo depende das condições em que você vai morar na Alemanha. Seu marido é alemão? Não é, mas tem emprego com contrato local? Quanto tempo ficarão na Alemanha? etc. O melhor é se informar no Familienkasse da cidade onde irá morar. Abraço

      Excluir
  14. Gostaria de compartilhar informações.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Gostaria de tirar um dúvida. Estou gravida de um alemão, mas eu irei ter esse filho no Brasil. Eu quero saber se meu filho terá os direitos de um cidadão alemão nascendo no Brasil?

    ResponderExcluir
  16. Arlete, não é muito pouco não por ano?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin