sábado, 5 de março de 2011

Para comemorar o nascimento

Com a globalização, costumes e  tradições para todos os tipos de eventos tem sido alterados por costumes importados de outros países e culturas. Aqui, por exemplo, não era costume ter chá de bebês - mas agora tem algumas pessoas que fazem - eles consideram ser de mau agouro dar presentes antes do bebê nascer. E também não tem lembrancinha de maternidade não. O que tem é um cartão que se envia para quem desejou felicidades e/ou deu presentes depoooois da visita. Esse cartão tem fotos e os dados de nascimento do bebê, bem como uma mensagem da família. Eu fiz um em alemão e português (com erro de grafia e que deveria ser só em alemão, mas eu estava dormindo)  e um só em português pros amigos "lusófonos" e parentes. Pode-se fazer estes cartões nas lojas DM, Rossmann e Schlecker ou nos seus sites e também em sites de fotografias. O meu eu fiz na Snapfish.
Outra coisa que se faz é pendurar na janela uma espécie de varal com roupinhas de bebês. Assim, todo mundo que passa na rua sabe que a cegonha passou por ali. Eu não pude pendurar porque vai de encontro ao regulamento interno do prédio pendurar coisas para fora do balcão ou da janela. Essa prática é também um jeito de convidar parentes, amigos e vizinhos para o "Babypinkeln" - ou xixi do bebê - onde se bebe e come para celebrar a chegada do novo membro da família. As visitas trazem o que comer e beber e, às vezes, um presente.   Esse evento é tradicionalmente celebrado pelo pai com seus amigos, que bebem à saúde e felicidade do bebê - e acontece enquanto a mãe e o bebê ainda estão na maternidade. Mas agora espera-se a chegada da mãe com o bebê em casa e todos celebram juntos. É o nosso chá de bebê só que depois que o bebê chegou.

Mäuschens e não Mäuschen

8 comentários:

  1. Awwwwwwwwwwww que coisinha mais linda esse menino!

    ResponderExcluir
  2. Adoro essas comparações, esse conhecimento multicultural!!! Deixamos de pensar no que é certo ou errado (pra esses casos) e pensamos mais no que faz bem ao coração. bjss

    ResponderExcluir
  3. Que fofura! Eu ja ouvi muito esse negocio de dar presentes muito antes do nascimento da azar...que as maes so compram o necessario pra chegadando nenem e o resto so depois. Mas tb ja vi varias alemas fazendo lembrancinhas pra entregar na maternidade :) acho que os costumes vao se internacionalizando. Que bom ne!? Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Afe, quanto nome fia! Parece eu! :D

    Daqui a pouco envio a lembrancinha que fizemos quando o meu filho nasceu. Besos!

    ResponderExcluir
  5. Zarastro, adorei! Ah, eu tenho um nome a mais que nada mais nada menos é Silva. Familia Royal é isso, o nome não para de crescer.

    ResponderExcluir
  6. Curioso quebrar uma costela tossindo e grávida. Cheguei ao seu blog pois um amigo contou que sua esposa quebrou uma costela na gravidez. Nem de longe imaginava que isto era possível. Estou grávida entrando no 7o mês e tenho 40. Adorei seu perfil, nada como um bom humor!

    ResponderExcluir
  7. Adoro quando você comenta sobre as tradições alemãs, ainda mais quando junto vem a foto do baby lindo!

    Parabéns de novo!

    Anna :)

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Poe mais foto do seu filhote aqui pra podermos admirá-lo, ok?
    Beijocas,
    Sandra

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin