sábado, 29 de janeiro de 2011

Receita do quiabo sem baba

Atendendo a pedidos, aqui vai a receita do quiabo sem baba.
Pra saber se o quiabo é fresco, tente quebrar a pontinha com o polegar. Se quebrar fácil, é fresco, se dobrar com flexibilidade é véio e fibroso.

Tire a ponta do cabo e corte o quiabo em fatias não tão finas.
Em uma frigideira, coloque alho, cebola e bacon (ou linguiça ou schinken magro).
Frite
Coloque o quiabo, acrescente sal e pimenta a gosto.
Refogue e acrescente água para cozinhar.
Quando estiver começando a secar, acrescente vinagre (pouco pra não ficar azedo)
Deixe a água secar por completo e comece a refogar, sempre mexendo, de forma que a baba vá grudando no fundo da frigideira.
Conforme você mexe, começa a ver que para de formar baba.
Quando chegar neste ponto, está pronto.

A Cyntia me pediu o endereço da loja que vende quiabo e mandioca e um filé de Pangasius (peixe) congelado, muito bom também. Eu só sei o nome da rua - Rheinstrasse - em Bad Godesberg, próximo a Römerplatz e em direção à igreja Sankt Andreas, do lado direito, onde a parede está pintada.

9 comentários:

  1. Oi Arlete!! puxa vida, muito obrigada mesmo! vc nao imagina há qto tempo já procuro quiabo desde que cheguei aqui, hahahaha.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Noooossa!
    Dessa eu não sabia.
    Eu fico limpando a faca com papel toalha cada vez que eu corto o quiabo. Leva anos, mas acho que sai um pouco da baba!
    Fiquei com água na boca.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Arlete obrigada pelo comentário no blog :)
    Respondendo sua pergunta o centro de Teresópolis não foi atingido, mas o entorno sim ;(

    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO quiabo, com uma polentinha então!! Nada melhor. Já anotei essa sua receita. Aprendi com minha mãe a não deixá-lo com baba da seguinte maneira:
    Lave todos e seque-os muito bem, com um pano de prato. Depois, corte as pontinhas dos dois lados. Quando estiver refogando no alho, coloque bastante limão e não use colher de jeito nenhum para mexer. Faça isso, sacudindo a própria panela pelo cabo, até que fique no ponto desejado. Eu gosto dele bem torradinho, quase queimadinho. Em rodelinhas finas. Divino. Fazemos sempre aqui em casa (só eu como) e garanto: não fica NADA de baba.
    Beijos. E obrigada pelo comentário no coxi-Xan-do. Alexandra.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Alexandra, pela outra possibilidade de receita para quiabo sem baba.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Santo Google, hein?
    Vortei!
    Adoro quiabo, mas marido não gosta. Se comprar, vai estragar na geladeira. rs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Alê.....

    Muito Obrigada!! delícia esta receita.. nossa! verdade Santo GooGle do SANTOS... (rss)
    Beijooo

    Vera Cleto
    (Santos- SP)

    ResponderExcluir
  8. Outra forma de fazer quiabo sem baba é cortar em rodelas, colocar na firgideira 1 colherde manteiga, o quiabo e jogar por cima Fondor, misturando sem colher somente sacudindo a panela, fica delicioso!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin