domingo, 16 de setembro de 2012

Aquecimento para o inverno

Uma coisa que não é normal termos em nenhum lugar do Brasil, mesmo no sul, é ter um sistema de calefação instalado diretamente no imóvel. Quem não tem o luxo a vantagem de ter um lareira em casa tem que fazer uso de lareiras portáteis, aquecedores elétricos de resistência ou a óleo, o que é uma facada na conta de eletricidade no final do mês. Na Europa como um todo, sem aquecimento nas casas, não seria possível sobreviver o longo e tenebroso inverno. Por isso, as paredes das casas são devidamente isoladas, com placas de isopor e mantas acrílicas e as portas e janelas devem possuir um sistema de isolamento com borracha pra que o frio não entre e o calor não saia. Existem até leis que preveem que os proprietários de imóveis façam com que este sejam ecologicamente viáveis, evitando o consumo excessivo de Heizung - aquecimento - que normalmente é feito com óleo ou eletricidade, duas fontes de energia cujos preços vem escalando. Pra se ter uma ideia, há três anos um litro de óleo custava mais ou menos 50 centavos e agora está beirando os 90 centavos. Quase duplicou. Isso tem um impacto considerável no Nebenkosten.

O que é Nebenkosten?

Quando alugamos um imóvel, temos que pagar o aluguel e o Nebenkosten - tipo o condomínio do Brasil - a diferença é que este valor é pago de acordo com o número de moradores do imóvel, quanto mais integrantes na família, mais se paga. Eu acho justo, pois, no Brasil, morávamos só eu e meu marido e pagávamos de condomínio o mesmo que o apartamento de baixo que tinha na média umas 6 pessoas, chegando a 10 quando vinham os parentes passar uns tempos na casa. Como a água fazia parte do condomínio, com certeza, mais gente no apartamento significava mais consumo de água. Portanto, pagávamos pros vizinhos tomarem banho.
No Nebenkosten, estão incluidos serviços das áreas comuns, Hausmeister, o equivalente ao IPTU,  água e aquecimento, sendo que este último é o responsável pela porcentagem maior do custo total. O valor do Nebenkosten é estabelecido no contrato, sendo alterado anualmente após a apresentação, pelo proprietário, do Nebenkostenabrechnung - tipo cálculo final do condomínio.

Nebenkostenabrechnung

Esta apresentação é feita normalmente no primeiro semestre do ano seguinte. Nela, estão incluídos todos os gastos gerais dos itens que compõem o Nebenkosten, bem como as divisões por unidades de moradia, levando em consideração o número de moradores em cada uma delas.
Se o valor total que você pagou no ano passado for maior do que o valor que foi gasto, você terá devolução. Mas se o valor for menor, você terá que pagar um adicional. Eu aprendi a economizar no Heizung pela pior maneira possível, que foi tendo que enfiar a mão no bolso por quatro anos seguidos. Chegamos a pagar, dois anos atrás, quase mil reais como custo extra. Esse valor excessivo não foi somente por não saber usar  corretamente o Heizung, mas porque a proprietária se negava terminantemente a renovar o isolamento das portas e janelas, que, diga-se de passagem, são as mesmas desde a construção do prédio há mais de 40 anos, dizendo que que tinhamos que pagar custo extra porque não sabíamos usar o aquecimento. Todos os outros proprietários já fizeram há anos a troca das janelas e portas por produtos mais modernos adequados às exigencias legais, mas a dona do nosso imóvel é literalmente uma Reh ( veado em alemão).Depois de muita bateção de boca, ela se dobrou e fez o isolamento das portas e janelas com uma firma meia boca, no ano passado. O serviço ficou uma merdia, mas, atrelado a certas medidas que passamos a usar entre outras que já usávamos, tivemos uma parte do Nebenkosten devolvido, mesmo tendo um integrante a mais na família.

Quais medidas eu tomei?

O meu apartamento é muito antigo e muito pouco renovado, portanto eu não tenho um termostato central que controla a temperatura do apartamento inteiro e nem  aquecimento de piso, como nos imóveis modernos e também não temos lareira, como é comum na Europa. Então, pra não gastar tanto, lendo daqui e dali e pegando informação com amigas, passei a tomar os seguintes cuidados para tirar o maior proveito do aquecimento de última geração do século passado que é  de parede, à água, com válvulas individuais e que ocupam um espaço considerável do cômodo além de ser feio de doer. Algumas das dicas abaixo valem pra todos os tipos de aquecimento, outras só para os trambolhosos como os meus.

1) Verifique se as portas e janelas estão bem vedadas. Pode-se fazer isso pondo a mão e vendo se sente algum vento ou até mesmo com um papelzinho bem levinho. Se não estiverem, tem que colocar borrachas vedantes ou trocar as que tem.
2) Na porta de entrada da casa e mesmo nas internas, utilizar um borrachão que se encaixa dos dois lados da porta, evitando a passagem de ar de um cômodo ao outro ou usar aqueles rolos de areia. Pra falar a verdade, essa medida eu ainda não tomei.
3) Antes da utilização constante do aquecimento, checar se a válvula está funcionando corretamente. Se o aquecedor não está esquentando a contento, tente fazer a sangria do ar que deve estar impedindo a circulação interna. Compra-se a chave para girar o pino pra se fazer a sangria em qualquer loja de material de contrução tipo Knauber, Obi etc.
4) Não manter as janelas "auf Kippe"(me corrijam a expressão, se estiver errada), ou seja, semi aberta. Isso só faz o ar frio entrar e o quente sair, jogando dinheiro pela janela.
5) O meu contrato diz que, no outono e inverno, eu tenho que abrir a casa inteira, duas vezes por dia, por uns 5 minutos para renovar o ar. Isso faz com que o ambiente não fique doente, com a nossa respirar e outros vapores ficando hermeticamente fechados dentro de casa.
6) O aquecimento do meu prédio desliga automaticamente das 11 da noite às 5 da manhã. Pra quem não o tem desligado automaticamente, convem lembrar de desligá-lo antes de dormir. É mais saudável pra evitar ar seco.
7) Caso não haja problema de isolamento, não é necessário deixar a calefação ligada o dia inteiro. Eu geralmente abro a casa depois que despachei o povo por 5 minutos de manhã e só  depois ligo o aquecimento por umas duas ou três horas. Volto a desligar e repito o mesmo processo ao final da tarde.
8) Ligue os aquecedores da casa inteira. Ligar o aquecedor só em determinados cômodos faz com que os outros comodos frios roubem o calor dos aquecidos, sobrecarregando o aquecedor e gastando mais. Ligar todos e deixar pouco tempo ligado economiza mais do que ligar só alguns.
9) A umidade dentro de casa se forma porque o aquecimento não está aquecendo, ou seja, se ele está aquecendo, normalmente o ar é seco. Se ele não aquece o suficiente, forma umidade que se acumula nas paredes e nas janelas, criando mofo. O não aquecimento de determinados cômodos também causa bolor nestes cômodos, porque a umidade tende a ir para o ambiente frio.
10) Para amenizar o ar seco existem umidificadores de ar elétricos, mas também existem uns recipientes que são próprios para encher de água e pendurar no corpo do aquecedor. Eu não tenho secadora em casa e tenho que por as roupas pra secar no varal dentro de casa, o que mata dois coelhos com uma caixa d'água só.
11) Colocar roupas pra secar diretamente em contato com o corpo do aquecedor deixa ele doidinho, ele tá quentinho e vem aquela coisa molhada e gelada e então ele faz biquinho e esquenta mais e com isso gasta mais sem necessidade. Coloque a roupa distante dele, demora um pouco pra secar mas gasta-se menos. Mas se tiver precisando da roupa, manda ver que ninguém vai ficar mais pobre por causa disso. Mas só de vez em quando.
12) Manter as portas fechadas para que o aquecimento dê conta de aquecer menos espaço. E se não quiser ligar todos os aquecedores, mantê-las fechadas é primordial, mas cuidado com o mofo.
13) Mantenha as persianas fechadas enquanto estiver escuro. Não vai fazer diferença mesmo e vai manter o calor dentro/dificultar a saída do calor por mais tempo.
14) Se no Brasil a gente se acostumou a usar roupa de inverno até dentro de casa e dormir com trocentas mantas, por que não manter este costume aqui também pra poder economizar e compm rar umas coisitas legais com o dinheiro que não foi embora pela janela?
15) Existem no mercado uns termostatos pra serem instalados em cada peça de aquecimento da casa, mas não são baratos. Pra saber se vale a pena instalá-los, analise o custo benefício. Eu fico em casa e não vou perder o braço se controlar a coisa myself.

No final, tudo é uma questão de economia e de física, de mecânica dos fluídos, de quente e frio, de troca de calor. Calor é dinheiro e o dinheiro aquece nosso bolsinho. Se não soubermos segurá-lo dentro do bolso, ele sai de mansinho e deixa o frio, o vazio, o desespero gelar o nosso bunda. Então, vamos todos evitar que o dindin se evapore com o custo extra no ano que vem. Afinal, sempre é bom ter um dinheirinho pródigo voltando pra casa, quando menos se espera. E se alguém quiser acrescentar algo, bota lá no comentários.

6 comentários:

  1. Arlete, tudo bem?!

    Muito tempo que não comento aqui, mas sempre estou lendo, curto muito..

    Martina minha alemã brasileira, leu hoje comigo, você pediu, ai pedi para ela ver se as palavras em alemão estavam certas.. ela disse para ajustar só as palavras abaixo:

    Nao deixar as janelas "gekippt".
    Hausmeister (zelador).

    Beijos e obrigado por me fazer viajar mesmo sentado no sofá..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gui, que bom que voltou e obrigada pela colaboração! Sabe que eu cogitei o nome de Martina pra Lara, mas como já tinha a Martine, filha da prima do Amanzor com o Torben Grael, achei que não ia dar.
      Quanto ao Hausmeister, tava com fome e comi o H, erro de dedinho mesmo.
      A minha dúvida quanto ao "auf Kippe" é se é Kippe ou Kipp. Usamos muito esta expressão e já confirmei que é Kipp sem "e". Também usamos o verbo "gekippt". Agradeça à Martina pelos olhos atentos.
      A Bianca Pedrini está vindo pra cá sexta-feira. Quando você quiser vir pra estes lados com a Martina, as portas estão abertas. Bjs

      Excluir
  2. Muito obrigada pelas dicas, para quem está indo morar na Alemanha e não sabe nada de aquecimento é bom ter dicas assim!!
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Eu até hoje (10 anos) ainda luto com o aquecimento. Não gosto do ar seco e quente, abro as janelas mais do que devo por isso, esfrio tudo e lá vou esquentar de novo. Vou tentar seguir suas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Então quer dizer a Maison do Brésil (projetada por Le Corbusier nos anos 1950 e onde a Aurea morou quando estudou na França) era algo "à frente de seu tempo"?

    Porque me lembro que lá tinha aquecimento desse jeito que você falou, com canos de água quente instalados no chão e nas paredes que irradiavam pra dentro do quarto e deixavam o ambiente quentinho - e sequíssimo. Estendíamos as roupas úmidas na cama, de manhã, e de noite já estavam "prontas pra outra".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zarastro, eu só sei que na Idade Média já se usavam uns fornos cujo ar quente circulava por canos nas paredes que aqueciam os ambientes. Talvez, o Le Corbusier utilizou a circulação de água quente nos canos, mas isso já acontecia no século XVIII segundo este site aqui: http://www.bosy-online.de/geschichte_der_heizungstechnik.htm

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin