Em época de Carnaval, as mentes tendem a ficar mais sujas, as línguas liberadas, as moçoilas e moçoilos assanhados; a bebida rola solta e (só assim) os alemães soltam a franga. Eu, pessoalmente, não curto carnaval nem no Brasil quanto mais aqui (frio, música irritante). O que eu gosto mesmo do carnaval daqui é catar Kamelle e comer as guloseimas que só aparecem nessa época. Aí vão elas:
Berliner
Nada mais do que um sonho recheado com geleia. |
Bonner
O mesmo só que com coberturas variadas.
Rosinenkräpfchen
Todas essas massas fritas ou assadas são chamadas de Krapfen, mas nas padarias da região tem uma massa frita salpicada de uvas passas, meio porosa por dentro, parecida com bolinho de chuva, mas bem maior e com formato irregular. Elas também podem vir recheadas com Eierlikör, produto típico de Bonn também.
Mutzemandeln
Parece Crustuli mas é mais gorduroso e com farinha de amêndoas. |
Haribo - Karneval Minibeutel
A Haribo sempre prepara balas de goma especiais para o Carnaval em saquinhos pequenos para que sejam jogados como Kamelle. Este ano, eles relançaram o "Arsch mit Ohren", ao pé da letra, bunda/fiofó com orelhas ou cara de cu, expressão que tem o sentido de babaca/idiota/ridículo/nojento/estúpido (se eu estiver errada, me corrijam aqueles que conhecem melhor o alemão). Como eu disse lá no começo do post, essa liberação verbal alemã só se vê nesta época do ano. Geralmente, eles são mais fechados do que cu de medroso.
E este ano, no carnaval do bairro, pegamos muuuuuito Kamelle.
Pra mim, o carnaval já acabou, agora é só curtir os dias de feriado.