quinta-feira, 5 de março de 2009

Habitos X burcas


Este foi um comentario que postei no blog: http://retratoserelatos.wordpress.com/2009/03/04/rapidinhas-muculmanas-vs-freiras

Existem tipos diferentes de congregacao de feiras que definem o tipo de habito que elas devem usar. Existem as que usam habitos pretos ate os pes, as que usam habitos marrons ate as canelas, como as da congregacao de Santa Terezinha, as que usam habitos cinza claro, as que nao usam habito nenhum, e as que voce sabe que sao freiras, simplesmente por causa da cruz no pescoco e a sandalia franciscana, como acontece com o convento perto da minha casa, no Brasil.
Eu acho que o preconceito contra um grupo e a ausencia de preconceito contra o outro se deve a origem e o motivo de se usar essa ou aquela roupa. Os padres tambem usam batinas e essas assim como o habito das freiras, nao mudaram de estilo conforme a conveniencia politica ou religiosa, atraves dos tempos, como no caso da burca. O habito ‘e muito semelhante as roupas usadas pelas Santas e mulheres simples desde que se conhece a religiao catolica, sem se esquecer que ela nasceu no que hoje ‘e o centro da briga entre as diversas faccoes (se ‘e que pode se chamar assim) de grupos islamicos. Na epoca que corresponde a idade media na europa, a informacao que temos dos paises muculmanos do oriente medio ‘e de mulheres em harem, vestidas de odalisca e dancando a danca do ventre). Culpa de Hollywood talvez.
A questao ‘e: “O que causou essa mudanca no que se refere ao papel da mulher muculmana na religiao e sociedade e seu modo de se vestir em publico?”
Assim como existem diversas congregacoes de freiras, existem diversos graus de “ser” muculmano, que, em termos de roupas femininas, vao desde o simples lenco na cabeca ate as burcas completamente negras, que nao deixam nem os zoinhos de fora. Dependendo do grupo de que fazem parte, as muculmanas podem optar por nao usa-los? Que eu saiba nao.

Eu acredito que elas sao obrigadas, ou aceitam se vestir assim para nao serem vistas por outros homens, ja que quando se trata de somente outras mulheres num recinto, sejam elas ocidentais ou nao, elas tiram a burca.
Em determinados paises, elas nao podem sequer andar sem um homem da familia por perto, apanham de homens desconhecidos, caso mostrem o pe quando andam, e sao degoladas e espancadas ate a morte em nome da honra. Delas? Nao, do homem. Essas atitudes sao deturpacao do Corao. O uso dessa vestimenta entao ‘e uma submissao a Deus ou ao homem?
Vejo o uso do habito pelas freiras como mostra de despir-se da vaidade, nao ter luxo, ser modesta.As freiras que usam o habito, o usam independente de onde estao, o que serve tambem para identificar a opcao, nao so religiosa, mas de vida.
No entanto, quanto as muculmanas, dentro de casa ou embaixo da burca, voce pode encontrar de tudo. Mulheres penduradas de joias e/ou super maquiadas, para se sobressairem em meio a outras mulheres ou para serem atraente unica e exclusivamente para o homem com quem elas se casaram ( ou foram casadas); ou mulheres sofridas, maltratadas, tristes com a situacao de desigualdade em que vivem, na maioria das vezes por imposicao e falta de escolha.
As adolescentes que nasceram em uma familia muculmana tem a opcao de nao seguir a religiao ou de simplesmente nao usarem o lenco na cabeca? Se elas se negarem, isso ‘e visto como simples rebeldia de adolescente ou ‘e punido de forma extrema. Elas usam porque acham bonito ou por medo de sofrem castigo por parte dos pais e familiares?
E so para apimentar a discussao, voce nao corre o risco de ter uma freira explodindo pelos ares e matando gente em nome de Jesus. Corre? rsrsrs




2 comentários:

  1. Meninas, oi!! Hoje tem de tudo padre sem hábito - uns usam uma camisa com gola diferente e aí sabe-se que é religioso outros,só um brochinho na gola que é o indicativo e outros não usam nada. Pior são aqueles que por não usarem hábito e as vezes olham pro bumbum da mulher gostosona que passou... eheheh.
    Qto as freira, vejo que tem de tudo...
    vamos lá com o aquecimento do clima eles devem morrer assado naquelas roupas.
    Penso isso pois vejo as irmandade da Irmã Dulce em Salvador/Bahia/Br(cidade muito quente) e também, a irmandade de Madre Tereza - ambas usam branco mas, mesmo assim devem passar muito calor.
    Já as mulheres mulçumanas por seguirem uma religião tão tradicional´e conservadora devem despertar pena/dó por terem que se vestir de forma tão rígida e pouco confortável. é isso pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Oi Arlete, só reforcando o q já falei. Concordo e discordo com muitas coisas q escreveu. Mas talvez seja porq tenho duas gdes amigas muculmanas e tenha devido à intensa convivencia aprendido a respeitar a opcao delas. Ontem uma amiga me disse algo muito correto, ou seja, q o problema contra o islamismo no mundo é político e nao religioso. Mas infelizmente as pessoas (eu inclusive) nao tem capacidade de separar as coisas e no fim tudo se transformou numa coisa só e todos nós comecamos a generalizar, relacionando sempre islamismo com terrorismo. É ai q mora o perigo, pois sempre esperamos q uma bomba esteja debaixo de uma burca, qdo ela pode estar dentro de uma sala de aula alema. Enfim. Complexo. Bjks!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin