terça-feira, 24 de março de 2009

Lara no hospital

Ontem a Lara fez a cirurgia de retirada de adenoides e colocacao de tubos nos ouvidos para drenagem de muco. Esta cirurgia estava marcada desde o dia em que tivemos que adiar, em cima da hora, nossa viagem para o Brasil, em 13 de fevereiro.

Alias, aconteceu um caso interessante. O tio Gilberto, tio do Amanzor, convidou-o para ir esquiar em Val Gardena, nos Alpes Italianos, entre 31 de janeiro e 07 de fevereiro. Como iamos para o Brasil no dia 13 de fevereiro e eu me neguei terminantemente a fazer uma viagem de 8 horas de trem com a Lara pra passar mais frio naquela terra, eu disse para o Amanzor ir sozinho. Mas, vendo os precos de passagens e de roupas apropriadas para esqui, alem do fato de ter que ir sozinho, ele mudou de ideia. Bom, dois dias antes da viagem para o Brasil, a Lara teve uma infeccao de ouvido com direito a febre e dores constantes. O antibiotico nao funcionou e as 22h30 do dia 12, estavamos no hospital com ela. Eu ja havia feito o check-in online - porque sairiamos de casa as 5 da matina- quando a doutora disse que nao seria prudente viajar com a Lara naquele estado. Foi que nao fomos. Por coincidencia e sem sabermos, o tio Gilberto retornaria para o Brasil no mesmo voo. Ele aguardava o embarque no aeroporto de Amsterdam, quando ouviu o anuncio para que Mister Soffiatti comparecesse ao balcao de atendimento. La foi ele. Se apresentou e entao foi perguntado onde estavam a Lara e a Arlete. E ai, ele nao entendeu nada. Ligou para o Brasil de madrugada, para saber o que estava acontecendo. E minha sogra esclareceu a situacao. Mas ate entao, ele ficou super preocupado.

Como compramos a passagem promocional que nao dava direito a cancelamento, alteracao ou reembolso, e por nao termos feito seguro, apos o Amanzor ter insistido com a KLM do embarque nao ter ocorrido por doenca, demos o valor por perdido. Mas uma colega do curso de alemao disse que temos o direito de devolucao das taxas, o que 'e mais do que metade do valor. Ai sim, a KLMconfirmou que teriamos direito a essa devolucao. Fica aqui a dica.

Bom, voltando ao caso da Lara. Ela teve que passar pelos exames preoperatorios na sexta feira anterior a cirurgia, quando tambem tive que fazer o processo de admissao. Eles nao me deram nenhum papel de confirmacao. Na segunda-feira, chegamos ao hospital, subimos a estacao indicada e ja fomos encaminhados para o quarto. Tudo isso, sem nenhum registro de entrada no recinto. A Lara tomou um remedinho para ficar grogue. Nos a levamos pra um passeio de cama ate a sala de operacao e, de la, ela foi so com a enfermeira. Eu me desesperei e vi o quanto 'e importante ter um homem tranquilo e racional do lado da gente. Eu as vezes perco a paciencia com a calma do Amanzor, mas definitivamente ele 'e o meu equilibrio.

Quanto a falar alemao, eu pude entender muita coisa mas nao tudo. O engracado foi a enfermeira que deu as orientacoes gerais para os pais das 3 criancas do quarto. Quando eu fui dizer a ela que eu nao tinha entendido tudo e perguntei se ela falava ingles, ela olhou com uma cara, disse que nao e me perguntou que parte que eu nao tinha entendido. Bom, se eu pudesse responder essa pergunta em alemao, certamente eu seria capaz de entender tudo, ne?

Bom, a Lara saiu da cirurgia e demorou para acordar. Ela precisava comer, beber e fazer xixi para ser liberada. Quando saimos, perguntei se eu receberia algum relatorio ou se precisaria assinar algum papel de liberacao e saida. E a enfermeira olhou meio desconfiada e disse que nao. Era so ir pra casa.

Existe aqui um codigo de etica intrinseco a cultura. Parece inconcebivel para eles o que 'e comum para nos brasileiros. No inverno, quando deixamos os casacos pendurados nos cabides em restaurantes, consultorios medicos, bares, academias, parece que existe um consenso de que ninguem ira rouba-los, mesmo sendo lugares abertos ao publico em geral. Assim como nos hospitais, onde o acesso de visitantes 'e livre, nao passa pela cabeca de um alemao que alguem ira entrar e cometer um crime. O unico sinal de preocupacao com algo assim era um cartaz - umzinho so - bem do imperceptivel dizendo que "Gelegenheit macht Diebe" ( a oportunidade faz o ladrao) e pedindo para ficar de olho nos objetos pessoais - os seus, nao os dos outros, mas nem pensar em roubo de criancas ou coisa pior ( se 'e que existe coisa pior).

Um comentário:

  1. Espero que ela ja esteja melhor. Tao pequenininha e ja tendo que enfrentar essas coisas, ne? Meu coracao fica pequenininho so de pensar em passar por isso. Que bom ter encontrado seu equilibrio. Gracas a Deus nisso tambem tive muita sorte. Se sou a guerra o Bebeto eh a paz. hehehehehe
    Beijos querida!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin