quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dia de Mae X Dia de Pai ="que nem que no Brasil"

Aqui na Alemanha, o dia das mães é celebrado no segundo domingo de maio, igualzinho no Brasil. Existe toda uma preparação, as lojas ficam abarrotadas de presentes, os mercados preparam comidas especiais, mesas em restaurantes têm que ser reservadas com antecedência, muita propaganda e chamariz, igualzinho no Brasil. No dia, a família se reune, sai para comer fora e tirar a mãe da cozinha ou resolvem visitar a mutty ou a oma e comer sua comida. E aí nem no seu dia ela sai da cozinha, igualzinho no Brasil.

Agora, o dia dos pais ( pelo menos em Nordrhein Westfalen). Hoje, feriado, eu e a Lara levantamos e deixamos o papai dormir até mais tarde. Depois fomos almoçar do outro lado do rio, em Koenigswinter, para EU nao ter que ir pra cozinha. A cidade estava lotada. Começamos a reparar que tinha muito homem junto, muitos abraçados e muitos até fantasiados. Primeiro, achamos que era algum congresso gay. Depois, um bando entrou no restaurante e vimos que estavam mais para Hooligans, mas nao temos conhecimento de nenhum estadio de futebol ou campinho de pelada por aquelas bandas.

Enquanto eu estava no banheiro, o Amanzor arriscou perguntar, mas nao entendeu nada porque o cara só falava alemão. Na fila do sorvete, descobrimos que eles estavam todos num cruzeiro no rio Reno vindo de Dusseldorf e Colônia, numa espécie de "rave" fluvial, e que já tinham enchido a cara até, sendo que nem era uma da tarde. O Amanzor perguntou se celebravam alguma coisa especial e simplesmente disseram que estavam comemorando o dia dos pais. Eu logo pensei: eu acho que quiseram dizer que estavam aproveitando o feriado de Acesão de Cristo, digo, Ascensão de Cristo (Himmelfahrt).

Quando voltamos para casa, encontramos a nossa vizinha brasileira, casada com alemão, e conversa vai, conversa vem, ela tocou no assunto do dia dos pais e perguntou se o Amanzor tinha saído. Estranhei a pergunta e ela disse que aqui o dia dos pais é de fato o "dia do Homem", todos saem para celebrar com os amigos e os pais estao liberados para cair na gandaia enquanto a mãe fica em casa cuidando das crianças, igualzinho no Brasil. Nada de presente, almoço em familia, lojas entupidas, compras de última hora ou restaurantes lotados, igualzinho no Brazil.

Como a conversa estava boa, a hora da janta foi chegando e o Amanzor foi pra cozinha preparar o jantar da Lara. Abre parênteses, eu e o Amanzor perdemos o habito de jantar, só tomamos um lanche. Esse costume daqui a gente já assimilou, ou melhor, eu tipo que forcei a assimilação pra não passar o dia inteiro na cozinha, fecha parênteses. A minha vizinha admirou. Eu disse que aqui em casa, dia dos pais é "dia do pai". Dia do pai fazer comida, dia do pai dar banho, dia do pai brincar, dia do pai por pra dormir, dia do pai lavar a louça e dia do pai ser marido. Ouvi um grito lá da cozinha que esta foi a última vez.
Bom, era melhor ter ficado na ignorância. Mas como quem veste as carça nesta casa sou eu, no ano que vem, o dia das mães e dos pais vão continuar sendo iguarzinho que nem que no Brasil . Até parece!

2 comentários:

  1. hehe eu acho o costume do dia dos pais aqui meio estranho. Pra mim tem que ser que nem no brail mesmo ;) nada do marido sair por ai se embebedando a toa. Se quiser, sai a familia toda e se diverte, mas esse negocio de sair e tomar porre com os amigos é meio estranho pra mim ;) bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem acho. Principalmente porque nos dias das maes a coisa nao é igual, né?
    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin