quarta-feira, 10 de junho de 2009

Judia de mim, judiiiiaaa.

A manchete de primeira página do site da CNN não faz muito sentido. Diz que um neo-nazista é suspeito do ataque a tiros no memorial ao Holocausto em Washington. Mas no corpo da matéria diz que o suspeito faz parte da supremacia branca e tem 88 anos. A última coisa que ele é é Neo.


Eu não sei porquê mas desde que me conheço por gente tenho interesse por coisas mórbidas, incluindo o Holocausto. E vim parar aqui. Para tirar muitas das minhas dúvidas e matar a curiosidade, na última semana adquiri um documentário chamado "The Last Days", dirigido por Steven Spielberg, que conta a história de 5 judeus húngaros que vivenciaram o Holocausto; um livro entitulado "The Holocaust Chronicle", com fotos, fatos e depoimentos; e o livro "A Concise History of Germany", que é a concise history of Germany, ué. Talvez assim eu consiga saber um pouco mais sobre esta parte negra ( ou diria, ariana?) da história alemã e também da Humanidade. Mas entender, acho que não vou mesmo.

Na TV alemã todo dia tem pelo menos um programa relacionado com a Segunda Grande Guerra ou especificamente com o Holocausto. Parece ser uma forma de se fazer presente o passado que se quer esquecer para que nunca se repita.

Uma outra coisa que me chama a atenção aqui em Bonn é a existência de umas chapas de bronze nas calçadas em frente a casas que um dia foram habitadas por judeus deportados. E de dar frio na espinha. Também dá frio na espinha saber que pessoas pisam sobre elas sem notar do que se trata. Eu evito, como uma forma de respeito. Minha amiga brasileira, casada com alemão, que mora aqui há mais de 18 anos, disse que nunca tinha reparado nelas. A gente tende a ser atraído pelas coisas que nos interessam ou com as quais temos uma relação muito forte.

Se eu acreditasse em vidas passadas, poderia dizer que provavelmente vivenciei de alguma forma o ocorrido. E se a reencarnação existe com o intuito de fazer com que se pague pelo que se fez ou seja ressarcido pelo que sofreu , diria que fui vítima e não algoz, pois, definitivamente, esta minha vida esta a anos luz de ser uma penitência.



Estas placas estão na calçada em frente a porta da loja de produtos importados "O Português", aqui em Bonn. E dizem:
"Aqui morou Elizabeth Marx. Nascida Jonas. Ano de nascimento 1874. Deportada em 1942. Morta em Theresienstadt - Treblinka."
" Aqui morou Erich Marx. Ano de nascimento 1901. Deportado em 1942. Minsk. Morto em 24.7.1942".
"Aqui morou Rosa Marx. Nascida Wolf. Ano de nascimento 1907. Deportada em 1942. Minsk. Morta em 24.7.1942".



Esta placa fica em uma rua próxima aqui de casa. E lê-se:
"Aqui morou Rosa Levy. Ano de nascimento 1875. Deportada em 1942. Theresienstadt. Morta em 05.10.1942".


Uma colega de trabalho da Cultura Inglesa, que era judia, uma vez me pediu pra não usar os termos "judiação" e "judiar", os quais eu usava com frequência ( o Zeca Pagodinho continua usando), pois faziam alusão aos maltratos sofridos pelos judeus durante o Holocausto. Desde então, evito.

A Rosana Hermann me esclareceu a origem da superstição que diz que se uma criança apontar para uma estrela, nasce uma verruga na ponta do dedo. Curioso (a)? Pergunte a ela no blog
http://www.queridoleitor.zip.net/.

5 comentários:

  1. tambem sempre me interessei muito pela historia do holocausto,.... lembro q bombardeava meu avô de perguntas.... Vamos trocar figurinhas ? Aqui perto da minha casa tb ha pedras do Tropeço (que eh como sao chamas em portugues as Stolpersteine).. ah, olha esse site q interessante http://www.pass-weingartz.de/stolper.htm
    Vamos marcar de conversar :-) Ah, falei com Helena esses dias,.. ehehe Trabalhamos juntas essa semana. Falamos de voce :)

    ResponderExcluir
  2. Ola, Bettina,
    Como minha orelha nao ardeu, então não falaram mal. hahaha
    Muito interessante o site que me mandou. Não sabia que essas ´pedras tinham nome. Elas são feitas pelo mesmo artista? Achei que fossem feitas por uma instituição judaica. As três juntas que eu publiquei no blog não aparecem na lista dele.
    Como voce veio parar aqui em Bonn?
    Voce fala muito bem o alemão, não? Eu estou apanhando para aprender a língua.
    Vamos manter contato.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Também me interesso pelo tema da segunda guerra em geral, passando pelo holocausto, claro. Uma série sensacional sobre a invasão no dia D até o encerramento do conflito está em "Band of brothers" vendido em 7 dvds. É ótimo. Acessem e vejam detalhes da série.

    ResponderExcluir
  4. apesar de ter morado quase 7 anos em Leipzig, uma cidade onde varios judeus moravam antes da segunda guerra, nunca vi uma placa dessas. Sempre me interessei pelo tema e adoro ficar ouvindo a avó do meu marido contar as estorias daquela epoca. Aqui em Munique ainda nao vi uma plaquinha dessas tb, mas a cidade é imensa. bjs!

    ResponderExcluir
  5. Também acho, e compartilho o interesse pela Segunda Guerra.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin