sábado, 20 de junho de 2009

Ô missão

Criar filhos é uma missão gratificante mas tambem árdua. Nem sempre a teoria corresponde à prática e nunca sabemos que efeitos nossas técnicas de educação surtirão de imediato ou no futuro. Às vezes nos surpreendemos com comportamentos de nossos filhos sem saber se foi algo errado que em algum momento, sem perceber, ensinamos ou se foi um exemplo nosso mal dado ou algo aprendido na TV ou na escola. Lara agora esta contando mentira. Não, esta expressão é muito forte para uma garotinha de quatro anos. Melhor dizer que às vezes o que ela diz não corresponde aos fatos.
Ela tem o hábito de ir ao rio e pegar paus, pedras, florzinhas, tampinhas de cerveja e até cocô de coelho ( estou forçando, isso ela só fez uma vez, há muito tempo). E na última vez, entre outras coisinhas que eu adooooooro manter guardadas, ela trouxe um pedaço de pau. Talvez levada por alguma luta de espadas que viu em algum desenho da Disney, ela resolveu partir para um duelo com um vaso de plantas que estava no balcão. Foi, que o Amanzor viu e chamou a atenção dela. Imediatamente, ela disse:
- Pai, foi o vento.
- Mas não está ventando, Lara.
- Ah, mas não fui eu.
O pai falou com toda tranquilidade, que a mãe não tem:
- Filha, é feio falar mentira, tem que falar a verdade.
(Eu pessoalmente acho que estes conceitos são muito profundos pra uma criança da idade dela. Principalmente, porque, pra mim, como disse em um post anterior, existe diferença entre verdade e fato e a verdade é um ponto de vista.)
-Mas foi o veeeentooooo!!! - disse com a maior cara de pau, segurando o próprio.
-Lara, você está falando verdade ou mentira?
-Sim, disse ela.
-Sim o quê? Mentira ou verdade?
Sem pensar, disse:
- Mentade.
Definitivamente, é minha filha! Não que eu minta. Na verdade, eu ominto, digo, omito.
Tive que sair de perto pra ela não me ver rindo.

3 comentários:

  1. Cai na gargalhada e to aqui pensando que daqui uns dias serei eu passando por isso.
    Beijos,
    Liza

    ResponderExcluir
  2. É fácil amiga, tudo de bom que nossos filhos têm, fomos nós (leia-se MÃES) que passamos, tudo o resto é culpa de alguém que não nós!

    ResponderExcluir
  3. Rs... mas foi o vento que derrubo o galho que ela pegou la fora, ai ela usou contra a planta, mas o inicio de tudo foi o vento... Vi a cambalhota dela no site a noite é uma criança, tem cara de menina feliz, enérgica e pelo que você falou neste post marrenta...parabéns!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin