sábado, 4 de julho de 2009

Biblioteca para (per)ambulantes

Depois de três anos e meio morando aqui, decidimos almoçar em um restaurante do outro lado do rio chamado Rohmühle (ao fundo da terceira foto). Depois resolvemos caminhar pela Promenade do Reno e qual não foi minha surpresa quando me deparei com isso ai embaixo.













É uma biblioteca aberta (e a céu aberto) a habitantes e visitantes de Bonn. Você pode pegar o livro que quiser e depois devolvê-lo e/ou trazer um outro qualquer para substitui-lo(se eu entendi direito). E não tem ninguém pra checar se você vai devolver ou não, algo inconcebível para os padrões brasileiros.
Peguei uma edição em alemão do Dr. Jivago - pois todo mundo, ao saber o nome da Lara, se refere ao livro -e um outro do Salman Rushdie, "The Moor´s Last Sigh". E depois de ler o segundo, não o primeiro, vou levar uma penca de livros que li no Book Club do qual faço parte.
Eu não fui a única que se admirou com o troço, não. Todo mundo que passava parava pra dar uma olhadinha. O Totem está lá, faça chuva ou faça sol.
Achei educativo, interessantíssimo e um voto de confiança na honestidade.



4 comentários:

  1. Deve haver quem não devolva, mas o que você chamou de "um voto de confiança na honestidade" é muito bacana. A gente quase não tem disso por aqui. Triste.Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ei Arlete,
    sabe que essas coisas sempre me impressionam muito e lamento muito que isso nao seja, e na minha opiniao nunca será, realidade no Brasil. Adorei o post!
    Beijos e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  3. que legal essa iniciativa! mas eu fico imaginando esses projetos no brasil hehe e morro de rir so de pensar na nossa "malandragem". Acho que daria no maximo 1 dia, e no dia seguinte o armario inteiro teria desaparecido.
    Eu so vi o filme do Dr. Jivago e odiei!! achei o final tao sem graca e nao gostei que a lara sempre se dava bem! haha bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Arlete,
    Primeiro quero agradecer a visita ao blog, obrigada e seja bem vinda sempre!!!
    Trabalhar com biscuit realmente não é brincadeira de criança dá um trabalhão mas é muito gostoso é uma terapia misturada com prazer!!!
    Adorei seu blog... a biblioteca é fantástica, coisas que aqui no Brasil está longe mas beeeem longe de existir, o que é uma pena para nossas futuras crianças...Leitura é essencial em nossas vidas, sou suspeita pra falar pq amo ler!!!
    Beijo grande e prazer em conhecê-la!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin