sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Parece que não aprendem

Saiu na CNN. Político negro é alvo da extrema direita alemã. A Alemanha está em campanha municipal e estadual e racista ainda, infelizmente. A História não foi capaz de ensinar, ou melhor, alguns não foram capazes de aprender com os erros do passado. E dê uma olhada no nome do cara, Zeca Schall, que daria pra traduzir como "Zeca do Som" ;o)

Abaixo, a minha tradução da reportagem acima.

BERLIN, Germany (CNN) -- Um político negro em campanha eleitoral na Alemanha Oriental tornou-se vítima de uma campanha racista promovida por um partido de extrema direita. O Partido Nacional Democrata da Alemanha (NPD) diz que está tentando persuadir Zeca Schall, um cidadão alemão que veio de Angola há 21 anos, a deixar o país.
Schall é um membro da União Democrática Cristã (CDU), o partido liderado pela Chanceler alemã Angela Merkel, e foi nomeado como especialista do partido para a integração de minorias.O website do NPD chama Schall de “cota negra” do CDU e exige que ele deixe o país. “O CDU parece ter percebido que mesmo depois de anos de reeducação, negros não podem ser aceitos como hóspedes permanentes em nosso estado”, disse o NPD. Schall disse a CNN que ele nunca passou por nenhuma situação com este nível de ódio racial. “Eu estou chocado”, disse ele na útlima quinta-feira em um evento da campanha eleitoral em Erfurt, a capital da Turíngia. “Eu simplesmente não posso acreditar que pessoas façam isso com seus semelhantes”. Schall, que aparece num dos cartazes de campanha do CDU,disse estar assustado. A polícia patrulha minha casa dia e noite e alguns policiais ficam em minha casa à noite, disse. Mas Schall disse que ele não está pensando em deixar a Alemanha e o CDU disse que ele tem o total apoio do partido. Schall e o CDU disseram que eles entraram com um processo contra o NPD.
A situação piorou na quarta-feira quando o a liderança nacional do NPD fez uma reunião na cidade adotada por Schall, Hildburghausen. O diretor do partido, Udo Voigt, tentou falar com Schall e persuadi-lo, dizendo que ele é mais necessário em Angola do que na Alemanha, disse o NPD em uma nota à imprensa. Policiais enviados para proteger Schall evitaram que representantes do NPD tivessem acesso à casa do político. Ele está em campanha para o CDU para a eleição estadual da Turingia que fica na antiga Alemanha Oriental comunista. O extremismo conservador é normalmente um problema maior na Alemanha Oriental do que na Ocidental e os cidadãos de Hildburghausen disseram a CNN que embora a maioria das pessoas apoiem o político, fascismo é um problema na região. “É claro que temos uma base de extrema-direita aqui,” disse um transeunte no mercado do centro da cidade. Mas a maioria dos entrevistados pela CNN denunciaram a campanha contra Schall e disseram que ele é um membro respeitado da comunidade. “Eu não sou somente um membro do CDU. Eu trabalho também no departamento local de combate a incêndio como bombeiro voluntário”, disse Schall. Frank Schwerdt, o lider do NPD em Erfurt tentou minimizar os eventos. “Esta não é uma campanha pessoal contra Schall.”, disse. "Nós simplesmente sentimos que muitos cidadãos não querem que estrangeiros tenham a palavra em nossa política.” O NPD tem sido observado pelo Departamento de Proteção à Constituição da Alemanha por supostos contatos com grupos neonazistas ilegais. Entretanto, esforços anteriores de banir o partido falharam por tecnicalidades. O NPD nega ligação com grupos ilegais. Mas membros do CDU disseram à CNN que desde que a campanha racista contra Schall teve início ele recebeu várias ameaças de morte e o partido não mais permitirá que ele dê entrevistas à imprensa por causa dos riscos.
Num evento da campanha na quinta-feira en Erfurt pode-se notar um aumento da presença de força policial, e membros do CDU disseram que policiais à paisana circulavam entre a multidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin