domingo, 16 de agosto de 2009

TPM - Tô pra morrer e não tô pra me molhar

O dia tá lindo e eu não tô aguentando com a gata pelo rabo. Fiquei em casa e marido e filha foram para o "Piscinão de Ramos". Como aqui faz frio mais ou menos 8 meses por ano, é raro as pessoas (as que podem) terem piscina em casa e é proibido nadar no rio Reno. Então, a prefeitura oferece à população os Freibad/Schwimmbad - piscinas abertas para o público em geral. Público em geral, mesmo. Não existe nenhuma restrição para se frequentar o lugar. Traduzindo, se você tem piolho, fungo no pé ou em outras anatomias, infecção bacteriana etc, você não é brecado na porta. Eu sempre tenho o azar de perceber, depois de um tempo, que trouxe pra casa um companheirinho.
Mas, está fazendo um sol danado, é o último dia de férias da fofa e ela precisa de uma distração. E eu me neguei a ganhar uma distração extra pra daqui a alguns dias, por isso, as fotos são antigas.

Este é o que eles foram hoje. Fica em Rüngsdorf ( bairro vizinho ao nosso) nas margens do Reno e é da prefeitura de Bonn






Esses "clubes" fecham no final do verão. E então, é hora de ir para as piscinas de inverno - os Hallenbad. Elas funcionam da mesma forma, só que são fechadas e com água quente. Pra sopa de fungos ficar ainda melhor.
De fato, tanto o Schwimmbad quanto o Hallenbad não são só mantidos pela prefeitura. Também tem os privados. Eles são bem mais estruturados e mais caros, com restaurantes e cafés dentro, piscinas infantis com decoração, hidromassagem, sauna e massagem, tanque para aulas de mergulho, aulas de natação etc, mas o princípio e o fim são os mesmos. A diversão é garantida e uma possível coceira também.
A diversão já começa na entrada, quando tem que trocar de roupa. Muitos deles oferecem as cabines individuais, mas quando estas estão ocupadas, vale tudo. É homem, criança e mulher se trocando um na frente do outro. E na hora da ducha, a mesma coisa. Existem as separações, mas muitas vezes está tão lotado que você tem que optar, espera ou seja lá o que Deus quiser.
Alguns pais costumam deixar as crianças andarem pra cima e pra baixo como vieram ao mundo e algumas mães e mulheres costumam fazer o mesmo da cintura pra cima. Aliás, ficar pelado é costume tambem nas saunas. Na verdade, é regra. Mesmo nas mistas, não é permitida a entrada de nenhuma peça de roupa a não ser toalhas, que não devem ser usadas para se cobrir. Caso seja, você corre o risco de levar uma bronca da velhinha que está sentada logo atrás.
É comum grupos de amigos, solteiros ou não, se reunirem para ir à sauna. Pra mim, não existe coisa mais disconfortante do que saber que um estranho pode me ver nua, mas eu posso nunca mais ver o cara na minha frente. Agora, um amigo do meu marido, hum, acho que não dá certo.
Mas pensando bem, eu também tenho olho, né?

Este é o Römerbad em Bad Breisig ( meia hora daqui de casa)

Na hidro, de óculos

E esta foto foi tirada em um Hallenbad privado em Rheinbach, o "Monte Mare".

9 comentários:

  1. Nesse calorao, nada como uma boa piscina mesmo! Delícia!
    Eu vou nadar toda segunda-feira numa piscina fechada. E dá-lhe cloro na água para matar todas as perebas :-)))
    Beijos, e boa semana pra voces,
    Angie

    ResponderExcluir
  2. Eine interessante Beschreibung darüber wie man die deutschen Gewohnheiten auch sehen kann! Aber - keine Angst vor den Bakterien, entwickele deine Abwehrkräfte!

    Nakedness - I do agree, before God we are all the same, just as he created us. Why hide one's nature?

    ResponderExcluir
  3. Eu não vou em Freibad nem se me pagarem... a única vez que pisei num lugar desses voltei com fungo na unha e foi UÓ pra sarar! Demorou meses, sem brincadeira. Quando eu achava que estava livre, lá vinha ele de novo. Só sarou depois de muita pomadinha, remedinho, meias novas todo dia e muita reza.
    Eu costumo ir em Traben-Trarbach em um lugar que é pago, então é um pouco mais limpinho (mas nem tanto... o controle não é radical como era no meu clube no Brasil, com exame médico e tudo) e lá eu não trago nada pra casa (nada que eu já tenha percebido... hahahaha)
    Tomara que esse sol continue, né?
    Ah: seu site pede senha toda vez que eu entro por causa do seu aplicativo do twitter.

    ResponderExcluir
  4. Eita que nojo...vou dar mais valor para a piscina que frequento aqui no brasil sjc-sp (sesc e sesi), tem exame medico, com o Dr que vai no clube, obrigatório usar toca e uma bela ducha antes de entrar... Mas como gosto de agua provavelmente ia pegar umas micoses e fugos ai no "piscinões de ramos" hahaha...

    Curto muito seu blog, as melhores materias para mim: esta, a das consultas médicas e das boas manias alemãs (quarda de transito não anda sozinho, colher digital no assalto de som do carro) :O)

    Valeu e bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu vou na Freibad sem neurar pq se parar pra pensar desisto e aqui nao tem mais nada pra se fazer no verao. Mas nao costumo entrar na piscina pois nao sei nadar. Antes entrava com o marido mas agora um de nos tem que ficar sempre com o Miguelzinho.
    Espero que nenhum de nos traga "presentinho" para casa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Angie,
    Aqui em Bonn, não sei se é proibido, mas eles não usam cloro, usam um tipo de sal. Acho que é por isso que não funciona 100%, mas pelo menos os cabelos não sofrem tanto.

    Wolf,
    It takes all sorts to make a world! You might be feeling the same in São Paulo, oder?
    Küsse

    Dona Flor,
    Já resolvi a senha.
    O seu companheirinho pega no seu pé, o meu, um pouco mais pra cima. Argh!

    Obrigada, Gui!

    Liza,
    Você está certíssima. Tem é que se divertir. Eu não sou tão neurótica assim, senão não deixaria a Lara ir. Eú tenho é baixa imunidade. hihihi

    ResponderExcluir
  7. Arlette, eu estive num spa em Bad Homburg (saunas, piscinas e afins) e ninguém estava pelado. Maiôs, sungas e biquinis, além de pareôs pra quem quisesse se cobrir um pouquinho mais...
    Na academia que eu frequentava havia uma sauna, mas lá disseram que era "antihigiênico" usar qualquer tipo de roupa na sauna. Bobagem. Nunca pisei nessa sauna.
    A única piscina que eu visitei foi a do Olympia Zentrum, em Munique, Gott sei Dank eu nao trouxe lembrancinha alguma dessa visita...rs...
    Essa mania alema de "fortalecer o sistema imunológico" me dá nos nervos, parece que toda e qualquer porcaria está desculpada. Tome mao suja enquanto come, beijo na boca de cachorro, chupeta que caiu no chao e vai direto pra boquinha do bebê, gente que enfia o dedo na boca do recém-nascido sem ao menos ter lavado as maos antes... Blé.
    (Mudando de assunto, deixei um recado com dicas pra Toscana alguns posts atrás. Olha lá!)

    ResponderExcluir
  8. Camila,
    Talvez a palavra chave seja SPA hihihi
    O povão fica no naked mesmo.
    Eu também não me conformo com essa ideia de fortalecer o sistema imunologico. Já vi mãe limpando chupeta na propria boca ou chupando a comida antes de colocar na boca de bebe com menos de 1 ano. Ui.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Arlete! Seu domingo também foi agitado!
    Eu preciso dizer que adoro ir na piscina aqui perto de casa. No ínicio cheguei a pensar sobre essa coisa do exame, mas nunca me aconteceu nada (devo estar bem forte!) entao nunca tive nojo ou medo de fungos e bactérias.
    Quanto á sauna eu ainda nao fui, mas já ouvi dizer que tem que ficar peladao mesmo. Inclusive me assustei a primeira vez que vi na tv uma reportagem sobre a sauna e todas as pessoas apareciam peladas o tempo todo, numa boa... e um dia já tive coragem e fiz um topless no lago onde as pessoas ficam nuas aqui em Darmstadt e achei o máximo! Ainda quero conseguir tirar tudo um dia! Acho bonito que as pessoas nao sexualizem tanto os corpos e como eles nao se preocupam tanto com a estética do corpo como no Brasil.
    Ah, adorei o que vc escreveu sobre Paris! Ainda quero conhecer, sabendo que é caro! Afinal, Parriiii!
    hehehehehe
    Grande beijo e fico muito lijongeada de uma jornalista e "letrista" seguir meu blog!
    :-D

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin