sábado, 14 de novembro de 2009

Síndrome do Potencial Fracassado

Não gosto de livros de auto-ajuda, mas gosto de oferecer ajuda e dar palpite sem que me peçam. Como a minha amiga Joana disse que o meu post "Que será, será..." estava muito pra baixo, resolvi escrever este. Quem sabe com ele eu não levanto um pouco a minha moral e talvez de quebra ainda ajude mais alguém?

 Ao folhear a revista Marie Claire, edição inglesa deste mês ( que meu marido fez questão de me trazer da sua viagem à Bruxelas), me deparei com um artigo sobre "FPS - Failed Potential Syndrome". O subtítulo da reportagem é o seguinte: " Já sentiu aquela pontada familiar de inveja quando você ouve falar de velhos amigos com carreiras fabulosas e vidas perfeitas e você pensa que talvez tenha perdido o barco?"
Pois é. Acho que todo mundo, ne? E quando vemos um goleiro bem sucedido tirar a própria vida, voltamos a fita e tentamos descobrir o que pode tê-lo feito se sentir um fracasso ao ponto de não mais querer viver. No final do artigo da Marie Claire, uma "Life Coach" dá  9 dicas de como evitar a FPS. Abaixo coloco a minha tradução com alguns adendos pessoais em vermelho.
  1. Celebre suas conquistas. Grite aos quatro cantos sobre o que você fez e se recompense. Quanto mais voce comemorar, mais voce irá reconhecer o quanto está conquistando. Só que tome cuidado. Quanto mais você "blow your own trumpet", mais parece que você está tentando esconder uma frustração, seja consciente ou inconscientemente. Orgulhe-se, mas não exagere. Pessoas que se acham inteligentes, bonitas e acima da média, não precisam sair por ai falando de seus feitos pra todo mundo. Elas são reconhecidas pelo seu potencial sem precisar encher o próprio balão. Sem falar, que ficar ouvindo alguém só se vangloriar de seus feitos e suas posses é um saco.
  2. Não arranque os cabelos pelo que voce não fez. Isso é passado e você não poderá mudá-lo. Ande pra frente! Nem sempre o que você não fez deveria ter sido feito. Mas se deveria e ainda dá tempo, tente. Lembre-se também que  nem sempre o que você fez, deveria ter sido feito. Mas não deixe o arrependimento acabar com você. 
  3. Mude sua perspectiva. Então voce não usa o perfeito tamanho 8 (36), mas o que você é - um sexy e apetitoso tamanho 14 (42). Convenhamos, é difícil mudar a perspectiva se a gente lê revistas deste tipo. Quem em santa saúde usa 36? Aos 40 anos, então? A minha vizinha usa, mas ela não é um exemplo de saúde. Sejamos mais generosos. Tem muita mulher sexy  usando tamanho muito maior que esses. Beleza não tem a ver com manequim. Por isso, que quando leio essas revistas femininas, às vezes, fico deprê. Mas aí lembro da dica 2.
  4. Estabeleça objetivos claros. Você só saberá quando alcançou seus objetivos se você tiver certeza de onde está indo. Estabeleça alvos mensuráveis e refira-se à dica 1. Aqui vale a expressão " querer dar o passo maior que as pernas". Se conseguir, ótimo. Se não, a frustração é garantida.
  5. Saiba quando você está protelando. Dê um tempo, mude o foco e não empaque. Essa caiu pra mim como uma luva. Eu reclamo que não consigo progredir no alemão, mas também não estudo e fico sempre procurando algo pra fazer pra não sentar e cair e de boca nos livros.
  6. Lembre-se, você pode ter sua versão pessoal do "ter tudo". Você define seu sucesso, seus objetivos e seus valores. Seja verdadeiro com você mesmo e você terá sucesso. Mas sucesso não é tudo.Como disse Helen Heyes : "My mother drew a distinction between achievement and success. She said that achievement is the knowledge that you have studied and worked hard and done the best that is in you. Success is being praised by others, and that's nice, too, but not as important or satisfying. Always aim for achievement and forget about success.' ("Minha mãe fez uma distinção entre realização e sucesso. Ela disse que 'realização' é saber que você estudou e trabalhou duro e deu o que há de melhor em você. 'Sucesso' é ser agraciado pelos outros, e isso é bom também, mas não é tão importante ou satisfatório. Sempre foque na realização e esqueça o sucesso"). Se você se sente realizado fazendo o que faz, quem pode dizer que você é um fracasso?

  7. Evite "stalking" (observações obsessivas) nas redes de relacionamento. Não traz nenhum benefício. Use-as somente para reencontrar e se conectar com amigos. Mas que é bom especular a vida alheia, ah, isso é bom. Mas só quando não apertamos o botãozinho da inveja e nos sentimos uma mer...da por isso. Temos que lembrar que, nestes tipos de sites, geralmente tendemos a esconder nossas fraquezas e a exacerbar nossas virtudes. Voltamos à dica 1 e avante na dica 8.  
  8. Concentre-se em si mesmo. Não perca tempo imaginando como os outros estão se dando bem  - use esta energia para voce criar a vida que você quer pra você. Inveja é um retrocesso. Mas na maioria das vezes, inevitável.
  9. Passe tempo com pessoas que te façam sentir bem. Rir e se divertir com pessoas que tem a mesma forma de pensar que você pode fazer do seu mundo um mundo melhor. Mas um pouco de fricção e diferenças de opiniões também fazem bem pra que a gente cresça, aprimore e repense  nossas idéias, opiniões e posições.
  10. Este item não existe no artigo original. Leia revistas femininas de uma maneira crítica. Pra mim, de 340 páginas, somente umas 15 agregaram valor e me fizeram raciocinar (duas me fizeram escrever este post).  As restantes me fizeram pensar. Pensei em como estou fora de moda, fora de forma, fora de peso; pra que tanto perfume, pra que ter mais do que uma bolsa, por que ter roupa de marca famosa, pra que tanta maquiagem e produtos de beleza, pra que ter um relógio combinando com cada roupa; há quanto tempo não depilo minhas pernas, não faço minhas unhas e não corto meus cabelos, não saio na noite; e pensei em como sou bem casada, apesar de não ser com o Brad Pitt. E pra não me DEPREciar e não entrar em DEPREssão, voltei a ler as dicas deste post. E concluí que, se respeitar meus limites e controlar a inveja, não sofro de FPS e evito a depressão.

7 comentários:

  1. oi Arlete
    Adorei esse posto, acho que incoscientemente, ja fiz muita coisa assim... ainda bem!!! Como meu ultimo post, não fiz "para me achar", mas sim pois fui reconhecida e fiquei feliz por isso. Me fez muito bem, pois era na área internacional em que eu desejava.

    ResponderExcluir
  2. oi Arlete, Adorei o seu post. Incoscientemente, penso que ja fiz algumas coisas assim... ainda bem!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. A gente tem que se orgulhar das conquistas sim! O problema é se "vangloriar" em exagero. Você tem comunicado em muito bom tom sobre as suas conquistas e descobertas,na dose certa. E isso faz com que a gente admire e não inveje ou passe a achar que a pessoa é um porre. As pessoas que exageram em se vangloriar normalmente não percebem que o fazem. E quando outras pessoas endossam essa atitude (porque ainda não chegaram na etapa de achar que a dita cuja tem o rei na barriga), a tendência é que elas exagerem mais ainda, se tornando obcecadas por elogios e aceitação e passam a não receber as críticas de forma positiva. Imagino que nem eu nem você estamos nesta categoria.Que continuemos assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola ! o descontentamento é parte de nós !
    ..não adianta achar que o dos outros é melhor! não é melhor nem pior...é diferente!
    ...não ficar parado e aceitar o que vc conseguiu já são 2 passos importantes.
    ....o resto ..é resto !!

    Marco Aurelio

    ResponderExcluir
  5. engracado..eu nao tenho problema em ver outras pessoas fazerem sucesso ou conseguirem o que querem. Acho otimo e acho bom pra elas tb. Eu so viro bicho quando outras pessoas vem e querem me comparar...tipo: fulaninha tem tudo isso e vc ainda nao tem?? Ai eu geralmente mando a pessoa rodar hehe =) Eu to muito feliz assim como estou, e quem sao os outros pra dizerem o que eu quero conquistar na minha vida? Se as vezes nem eu mesma sei?! hehe =) bjs!

    ResponderExcluir
  6. Que bom, Mi!!! Você não sofre de FPS!
    Como disse na dica 6: Se você se sente realizado fazendo o que faz, quem pode dizer que você é um fracasso?
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Arlete,
    Meu conceito de sucesso, ao terminar a faculdade, era totalmente diferente do de hoje em dia. Há muito descobri que há mil e uma maneiras de ser feliz/ter "sucesso".
    Pulando pras revistas femininas, como vc disse tirando um ou outro artigo como este (aliás muito bom), eu ODEIO revistas femininas e sempre fico decepcionada com a superficialidade delas, e ao mesmo tempo fico pensando se as mulheres sao mesmo assim e o que os homens devem pensar de nós ao abrir uma preciosidade dessas. E sempre me pergunto por que a maioria aceita um anti-conteúdo tao péssimo como o das revistas femininas! Mas, por sorte, há outras coisas pra ler que nao as "para mulheres".
    Um beijo,
    Sandra

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin