domingo, 6 de dezembro de 2009

Sankt Nikolaus - meu pedido de Natal


No Brasil, o dia de se ganhar presente do Papai Noel é o dia de Natal. Aqui e em outros países da Europa, ganha-se a visita e presentes do "Papai Noel" no dia seis de dezembro. Este é o dia de Sankt Nikolaus e é ele que vem sorrateiramente - ou em carne e osso - deixar um presente no pé de meia de quem foi bonzinho o ano inteiro ou punir os que não foram - algo que raramente acontece, é claro, mas que funciona horrores para os pais conseguirem controlar as crianças no próximo ano.

Como funiciona o esquema

Alguns pais se reunem e contratam um bom velhinho. Assim, não existe o risco das crianças reconhecerem o pai de ninguém debaixo da barba branca. Dias antes, os pais pedem que as crianças escrevam uma carta para o Nikolaus pedindo o que eles querem e deixando claro que  ele está vendo tudo e só dará o presente se eles forem bonzinhos ( a mágica do controle já começa ai).
Os pais fazem uma lista dos pontos positivos e negativos da criança, sem que a dita cuja veja, e entrega para o cara. E então existe toda aquela encenação mágica do velhinho tocando o sino e entrando na casa. Debaixo do braço ele traz a lista dos pontos positivos e negativos, o saco de presentes e uma varinha pra punir os que não foram bonzinhos. As crianças precisam cantar ou contar alguma estória para o Nikolaus. Ele chama uma por uma e conversa com a criança, elogiando os bons atos e conversando carinhosamente sobre os ruins. E dá o presente. Precisa ver a cara da criança quando ela pensa que Sankt Nikolaus sabe tudo o que ela fez de bom e ruim e dá o presente que ela pediu. É fantástico!



Visita de Nikolaus na casa da amiguinha da Lara

Sankt Nikolaus X Weinachtsmann (Papai Noel)

Na época de Natal, existe a figura do homem vestido de vermelho com longas barbas brancas que viaja de trenó puxado por renas e faz Ho,Ho,Ho. Este não é o Nikolaus, apesar de se fazer uma confusão grande entre as duas figuras. Nikolaus foi um bispo que virou santo. Ou seja, ele realmente existiu. Enquanto que Papai Noel ou Weinachtsmann é uma figura inventada. Há até campanhas para desvincular a imagem do bom velhinho da celebração do dia de Sankt Nikolaus, mas os meios de comunicação são mais fortes em unir as duas imagens e deturpar as tradições e então, hoje, para as crianças é tudo a mesma coisa. No dia de Natal, aqui na Alemanha, quem também vem trazer os presentes é o Menino Jesus, Christkindl.

Meu pedido

Coloquei todos os meu pés de meia e também meu sapatinho na janela do quintal, com a esperança de que, mesmo com os meus famosos pés frios, Sankt Nikolaus ou Weinachtsmann ou Papai Noel ou Santa Claus ou Pai Natal (whatever) me dê de presente os próximos anos com tudo de Bonn que tivemos nestes últimos quatro anos vivendo neste lado do mundo. E sendo assim, eu prometo que, no ano que vem e enquanto eu viver, vou ser boazinha.

6 comentários:

  1. lembrei de algumas ferias de dezembro da minha infancia agora lendo teu texto,.... hehehhe .... nós sempre recebiamos presente do papai noel dia 6.12 qdo estavamos na casa da OMA aqui na Alemanha hehehehe....

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro de uma unica vez na minha infancia, ter colocado meu sapato na janela e ter recebido um pianinho daqueles de madeira bem barulhentos. Tudo o que eu queria.Mas só no dia de Natal e não no dia 6 de dezembro.

    ResponderExcluir
  3. aaaaahhh
    que coisinha super-mega fofa, as criancinhas cantando!
    Eu custei a entender alguma coisa do que o bom velhinho falou... e a lara consegue entender tudo?
    Eu invejo a capacidade de aprender rapido das criancas...

    ResponderExcluir
  4. Ei Arlete!

    Mt bom este post!!!

    Gostei deste jeito de educar a criançada...

    E sua Laura bilingui com cara de surpressa, presente bom na sua vida, vc está sendo recompensada, rs... vale a pena manter-se boazinha Kkkk...

    Bjs e td de bonn para mais mts 4 anos... Legal!!!

    ResponderExcluir
  5. A Lara entende melhor que eu. Só não entende o que não interessa, como quando ele disse que ele iria falar em particular com ela sobre ficar segurando o xixi e não ir logo pro banheiro. Pena que ele não falou de assistir TV o tempo todo, eu pus na lista mas ele focou nos pontos positivos, senão não teria justificativa de dar o presente, ne? O velhinho entende das coisas.

    ResponderExcluir
  6. Cada lugar tem sua tradição e todas são bem interessantes... Cada uma traz um pouco de magia e o importante é acreditar!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin