quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Voce está "celta" disso?

As marcas da vida aparecem sem avisar e sem que a gente queira. Pés de galinhas foram deixando suas pegadas devagarinho. Estrias, celulite, sardas, pintas, verrugas, marcas de expressão chegaram de mansinho e eu, que não sou nada vaidosa e não tenho o hábito de ficar me olhando no espelho, quando olhei, tive a impressão que apareceram da noite pro dia. E então bateu um desespero. Como boa "depressiva" que sou, sentei, chorei e me esbaldei no chocolate e no carboidrato, abraçando o inimigo e desistindo de lutar sem nem mesmo ter começado.
Outras marcas surgem ou são produzidas por contingência: vacinas nos dois braços, uma cicatriz no dedão do pé para tirar um olho de peixe quando era adolescente, três micropontos no abdomen para cirurgia de endometriose, marcas no rosto da catapora que peguei quando estava na faculdade - fiquei sabendo há poucos meses que a culpada foi a Dona Rita Machado (fofa que meu deu o cano e não veio me visitar na primeira semana de janeiro) - e a marca da cesariana, muito bem feita por sinal pelo meu querido médico, Dr. Marcelo.
Como nunca fui muito agitada, esportiva, sapeca ou descuidada, não tenho marcas provocadas por acidentes, por exemplo. Ainda bem. E, apesar da minha saúde não tão de ferro, também não tenho cicatrizes de grandes cirurgias ou tratamentos médicos.
Virou o ano e depos de tantas marcas do que se foi e que insistem em ficar sem que eu queira, era chegada a hora de  tomar as rédeas da situação, mostrar que sou maior de idade (há muito tempo), dona do meu nariz e do resto que vem com ele e  faço do meu corpo o que bem quiser, até mesmo não cuidar dele.
Por isso, decidi me dar uma tatuagem. Não uma coisinha pra ser admirada pelos outros, pra tornar meu corpo mais atraente ou chocante, pois, gorda como estou, a última coisa que quero é chamar atenção. Eu queria algo que tivesse significado pra mim, uma marca que eu mesma quis ter, quando e onde eu quis ter, com as cores que eu gosto.
Foi no primeiro dia do ano que resolvi fazer a tatuagem. O tatuador estava ali no quintal mesmo. Meu querido irmão, Eduardo - Du Tattoo - foi quem fez em 15 minutos o que eu demorei o dia inteiro pra escolher. Fiz nas costas porque, como ele disse, não tem como enjoar da tattoo. Se fosse em um lugar constantemente visivel pra mim, como me conheço, acho que teria problemas.

Por que escolhi o que escolhi?






Tatuagem ainda em cicatrização. Dá-lhe pantenol
Eu sempre gostei das formas celtas. Elas parecem bordados e o jogo de cores, quando tem, me fascina. Elas me remetem a algo intrincado, misterioso, poderoso. Na maioria das vezes, os Nós Celtas não tem começo nem fim pois simbolizam a eternidade e o infinito. O círculo no meio significa união. As cores que escolhi são minhas preferidas desde quando, aos 8 anos, ganhei uma caixa de lápis de cor aquareláveis "Caran D'Ache" . Além de um significado pessoal que mantenho só pra mim, este símbolo é místico, mítico, lúdico, mágico, bíblico, rústico, músico e  tem outros tantos significados, entre eles:
  • Os 4 pontos cardeais
  • As 4 estações
  • Os 4 cantos do mundo
  • Os 4 elementos
  • As 4  fases da Lua
  • As 4 operações
  • Os 4 evangelhos
  • Os 4 grupos sanguíneos
  • Os 4 estados da matéria
  • As 4 letras da palavra amor/love
  • Os 4 Beatles
  • Os 4 cavaleiros do apocalipse
  • Os 4 Fantásticos
  • Os 4 Teletubbies
  • A posição que Napoleão perdeu a guerra
E pra quem acha que estou viajando,
  • As 4-letter words
Alguma outra sugestão pra acrescentar na lista?

Bem, o que está feito não esta por fazer. Mas tenho idade suficiente para responder por meus impulsos e responder pelos meus atos e principalmente pagar por eles  - apesar da minha tatuagem ter sido presente do meu irmão. Agora, eu vou ser a última a dizer pra minha filha que ela não pode fazer uma tatuagem , caso queira ter uma. Mas serei a primeira a não deixar que ela o faça antes de ter idade pra tal, poder pagar por ela pelos próprios meios e saber que rumo irá tomar na vida.  Fazer uma tatuagem tem que ser uma decisão consciente e deve-se estar ciente que, em caso de arrependimento, existe solução, mas é um daqueles casos em que a emenda fica muito pior do que o soneto.

Modelo usado para a minha tatuagem

Vale lembrar que no Estado de São Paulo, a lei 9828/97 proíbe piercings e tatuagens em menores de 18 anos mesmo com autorização explícita dos pais.

11 comentários:

  1. Oi Arlete,

    Vim no seu blog, pra dar um oi e perguntar se está tudo nos conformes, no retorno pra "haus".

    Ai me deparei com este post, e vi como parece que tudo está bem engrenado contigo,
    inclusive com sua nova marca, gostei da tatoo!

    Que me fez lembrar de mais um 4 relevante, que são os quatro oceanos: Pacifico, Atlântico, Indico e Glacial (Ártico e Antártico). Inclusive este ultimo é limitado por uma linha real, :-0 não são linhas imaginarias...., efeito causado pela diferença de temperatura nas regiões próximas ao pólos...
    Parabéns pela escolha e ate mais Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindona!!! E, parabéns pela coragem, eu acho que ia morrer de medo de fazer :-)
    Beijos, Angie
    P.S. Minha mae é brasileira, meu pai é alemao (ambos moram no Brasil). Entao eu tenho dupla cidadania (brasileira e alema). A mae do meu marido é inglesa, e o pai do meu marido é espanhol-catalao (apesar dele ter nascido no Chile... longa história, hehehe). Meu marido também tem dupla cidadania (espanhol e inglês). Entao cada um de nós é dois em um, hahaha :-) Quanto aos meus sogros, ambos moram em Premia de Mar (que fica na grande Barcelona) - eles ainda sao casados (hoje em dia nunca dah para saber, né? hehehe).

    ResponderExcluir
  3. Pô, Gui,
    Obrigada pela contribuição à lista e pela explicação. Tá registrado.
    Angie,
    Que mistura rica, não? Veio parar por estes lados como e por que?
    Beijocas pros dois

    ResponderExcluir
  4. Amiga, que coragem! Ficou linda mesmo. Parabéns!!!!
    Eu também tenho um símbolo celta para uma futura tatoo na nuca, mas nunca saiu do papel e de um pingente que comprei em Findhorn. O meu símbolo é formado com o número 3 e basicamente significa as 3 fases e as 3 faces da mulher, natureza e mãe. Vou investigar mais e, quem sabe, crio coragem para uma eterna tatoo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aninha,
    Acho que a tatuagem que voce escolheu é a Triple Spiral e representa mother, maiden and crone. As fases da mulher. Tem outros simbolismos tambem. Va neste site dar uma olhada.
    http://www.whats-your-sign.com/celtic-symbol-meanings.html

    Não deixe de fazer não, e na nuca é melhor mesmo. Voce sabe onde está mas não a ve o tempo todo pra não cansar. E principalmente tem um significado importante pra voce.
    Beijos querida
    Ah! Viu a foto do Renato, que fofo?

    ResponderExcluir
  6. Adorei a tatoo! E as marcas do tempo vão chegando mesmo, não tem jeito. Eu acho importante aceitar e envelhecer com dignidade, sem tentar virar um pudim de botox. Outro dia vi uma marca de expressão no rosto do marido, e falei pra ele que fica lindo quando ele sorri... parece uma covinha! ;) O amor! Faz a gente amar até as marcas do tempo. Bom, né?
    Um ótimo 2010 pra você!

    ResponderExcluir
  7. Dona Flor,
    O engraçado é que marcas de expressão e cabelo branco em homem é charme e pra nós é desleixo. Ô sociedade machista!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Oi Arlete,
    Nunca pensei, voçê com tatuagem ??????
    Isso foi mesmo: Ano Novo, Vida Nova!
    Coragem eu só de pensar na agulha da vacina do H1N1 até tremo..
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Joana, querida,
    Eu tambem achei que não tivesse coragem. Pedi pro meu irmão um anestésico, mas como bom tatuador ele disse que a dor faz parte do processo. E bota dor nisso!!!

    ResponderExcluir
  10. os 4 integrantes da família soffiatti: Arlete, Amanzor, Lara e Ricardo, para completar a lista de significados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois este é o significado que eu guardava só pra mim quando fiz a tatuagem: o desejo de mais um filho. E 4 meses depois, ele estava no meu ventre. Mais um significado.

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin