terça-feira, 9 de março de 2010

Homeschooling - Ensino em casa

Família alemã pede asilo aos Estados Unidos - e o tem - por se sentir parte de um grupo perseguido. Os cinco filhos da família Romeike não frequentam a escola desde 2006 e  são ensinados em casa pelos próprios pais. Por isso, as autoridades locais começaram a multá-los e a polícia passou a bater em sua porta para escortar as crianças até a escola.
Na Alemanha, homeschooling - termo inglês usado para designar a educação provida pelos próprios pais em casa-  é ilegal, como o é em vários outros paises, inclusive o Brasil. É sabido que todo cidadão tem direito à Educação e é dever do Estado provê-la. De fato, nestes paises, Educação, além de direito é um dever e toda criança em idade escolar deve estar matriculada e frequentar uma escola. Na Alemanha, os responsáveis que não cumprem este dever (ou não fazem uso deste direito) podem ser punidos com multa e até perda do pátrio poder.
A discussão levantada pelo homeschooling  está entre a liberdade de escolha dos pais de como seus filhos devem ser ensinados e o direito da criança em aprender a viver em sociedade e com outras crianças da mesma idade. No caso dos Romeike, eles argumentam que o currículo é contrário aos seus valores cristãos e que as escolas alemãs usam livros didáticos que forçam conteúdos inapropriados às crianças e contam estórias com personagens que promovem o desrespeito e o que é profano.Além disso, afirmam que  seus filhos estariam expostos a comportamentos inadequados e agressivos na escola.
Por outro lado, os países que não permitem o homeschooling dizem que a educação é um direito da criança e os pais não as podem privar de qualquer direito que lhes cabe. Os EUA agora estão numa sinuca porque deram asilo a cidadãos de um país ocidental e amigo e, por isso,  estão revendo a decisão judicial tomada por um juiz do Tenessee. O receio é que a jurisprudência venha gerar pedidos de asilo por motivos banais e diferentes dos quais ele é hoje indicado e justificado.Agora, eu não entendi uma pá de coisas nesta reportagem: os pais, que são músicos, disseram que são educadores disciplinados e que a rotina diária de estudos começa às nove da manhã e termina entre três e quatro da tarde e o pai ainda dá aulas de piano para pessoas da comunidade ENQUANTO ensina seus filhos. Como que ele consegue manter uma família de 5 filhos em um país estrangeiro dando aulas de piano em casa? Quem paga pra ter aula de piano com ele se concentra como com tanta gente em volta?  Pelas fotos da reportagem, parece que seus filhos tem uma disciplina monástica. Qual é o recurso disciplinar que ele utiliza pra conseguir este feito? Que tipo de pessoas este tipo de educação cria? 
A reportagem foi publicada na  revista Time desta semana e o texto acima é  interpretação minha. Portanto, se quiser beber direto da fonte: Give Me Your Tired, Your Poor, Your Homeschoolers

6 comentários:

  1. Eu tenho minhas ressalvas tb. Mas, será que lá nos EUA, como aqui, os asilados não recebem um auxílio em dinheiro para se manter no país? Aqui, eqto o processo está em julgamento/revisão/whatever, o asilado não pode trabalhar legalmente e, por isso, recebe uma ajuda social.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. :)

    Achei o seu blog no site do "The Bobs". Parabéns, conquistou mais uma leitora.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eve,
    Pode até ser. Mas não é o caso desta família, pois eles já estão há tempos por lá e tem sua própria casa. Talvez tenham ajuda da ONG que os ajudou com o processo, mas, vendo as fotos, não dá pra viver como eles vivem com simples ajuda de outros.
    Sei lá, vai saber.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. eu vi a reportagem na tv com varias familias com casos parecidos. Uma pena o homeschooling nao ser aceito por aqui. Se vc tem condicoes e vontade, pq nao ensinar a seus filhos algo de qualidade, que as vezes na escola eles so decorariam? Alguns falam que é ruim por causa da socializacao das criancas, e com isso a gente realmente tem que tomar cuidado. Cabe o bom senso.
    Sobre como o cara mantem a familia...aulas de piano sao caaaaaras! ;) e se vc acha um bom professor, vc nao larga mais. Aqui na alemanha, minha sogra pagava quase 100 euros por hora numa aulinha dessas. Entao, se o cara é bom, da pra sustentar a familia sim ;) bjs!

    ResponderExcluir
  5. E a maioria dos pais tem motivos torpes pra esse Homeschooling:
    "And for most home-school parents, a Bible-based version of the Earth's creation is exactly what they want. Federal statistics from 2007 show 83% of home-schooling parents want to give their children "religious or moral instruction.""
    tirado do site
    http://www.usatoday.com/news/religion/2010-03-08-home-school-christian_N.htm

    Como você me conhece, sabe que eu não tenho nada contra religião. Mas rejeitar as conquistas da ciência só porque não se encaixa na descrição de um livro de 1500 anos de idade pra mim é além do ridículo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,

    Primeiro quero agradecer por vc tornar-se seguidora do meu blog :)!- É sempre bom saber que tem pessoas que tem interesse no que escrevemos.

    Segundo, ao menos por aqui nos EUA,o fluxo de droga nas instituições públicas rola solto, mas só quem sabe é quem está aqui.Os pais não podem disciplinar seus filhos e as crianças são ensinadas desde pequenas que elas não podem ser "abusadas" pelos pais[ se é que vc me entende], e que se seus pais forem firmes, eles devem ligar para a assistência social mais próxima[ que ridículo!].

    Uma amiga brasileira relatou que na escola que seu filho estuda aqui na Flórida tem briga todo dia por causa de besteira, e digo briga de murro e pontapé mesmo.As autoridades escolares não fazem nada pq são financiadas pelo governo,daí o negócio rola solto.

    Grande parte dos estudos do meu esposo foi homeschooling por aqui,mas nunca deixou de ter vida social enquanto criança e ele é um ótimo profissional, se relaciona bem com todo mundo.

    Acho a visão de vida social para uma criança tem que ir além da escola[afinal o "social" pelo menos no BR é aquelas 30min de intervalo, que dos 10-15 vc tira pro lanche], pq de que adianta ela ir a escola e passar o dia inteiro no video game ou no computador? Tenho um irmão que teve isso e teve consequências enormes na maneira como ele costumava se relacionar com as pessoas e tinha "vida social" todo dia na escola.

    Acho que depende tb de como os pais educam seus filhos e não a instituição escolar.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin