sexta-feira, 9 de abril de 2010

Bom Censo

A partir de agosto de 2010 está previsto o recenseamento em todo o território brasileiro. Em 4 meses, poderemos ter uma idéia aproximada de como trabalha, estuda, ganha, consome, cresce, vive e morre a população brasileira. Serão contratadas, temporariamente, 230 mil pessoas para ocuparem as várias funções necessárias para que o Censo aconteça. Nos Estados Unidos, o Censo 2010 já está em seus últimos dias.

E aqui na Alemanha?

Segundo o site oficial do instituto alemão de estatística - o  Statistisches Bundesamt Deutschland - a Alemanha irá participar do Censo populacional da União Européia previsto para 2011. A Alemanha precisa de um novo recenseamento porque os dados populacionais e habitacionais disponíveis atualmente são baseados nas atualizações dos últimos censos que aconteceram na ex- República Federal da Alemanha (Alemanha não comunista) em 1987 e na ex-República Democrática Alemã (Alemanha comunista) em 1981. Após essas datas, devido à reunificação da Alemanha, o censo previsto para 1991 não aconteceu e nenhum outro até então. Em 2006, o governo federal alemão adotou o princípio básico de que o Censo se baseará em registros administrativos. Essa decisão assegura a produção de resultados confiáveis, ao mesmo tempo envolverá cargas menores para os contribuintes e será conduzido com custos mínimos, pois somente os  prédios e habitações que não possuam registros serão pesquisados por correio. Questões relacionadas com educação, treinamento e trabalhadores autônomos serão encaminhadas, por correio, somente para uma pequena parte dos cidadãos que representa uma amostra significativa da população. Ou seja, não será contratada nem uma alminha sequer para fazer pesquisa de porta em porta.

Que registros administrativos são esses?

Toda e qualquer pessoa que vive na Alemanha ou que venha para ficar mais de três meses - tempo permitido como turista - tem que se registrar na prefeitura da cidade em que pretende se estabelecer. Eles possuem todos os seus dados fiscais, financeiros, residenciais e familiares. Alguns podem considerar que isso é uma forma de controle governamental sobre o cidadão. Ao meu ver, é uma forma de administrar melhor a cidade e os serviços  que devem ser prestados aos seus habitantes. Sabendo-se quantas pessoas habitam a cidade, quantos crianças e suas idades, como se vive, quais bens tem-se em casa, quanto se ganha ou se paga, quantas empresas existem e quantos funcionários empregam, é possível fazer orçamentos municipais, estaduais e até federais mais justos e adaptados às necessidades da população; saber quem precisa ir para escola e onde elas são mais necessárias; quanto você deve pagar de imposto sobre sua casa e seu carro e onde e como esses impostos devem ser investidos; ou se você precisa de ajuda do governo para se manter através do sistema social alemão. 
Ao se registrar na prefeitura, não existe jeito de não pagar impostos, nem mesmo de não pagar serviços prestados por terceiros. Quando você contrata um serviço, seja para consertar as janelas de sua casa, seja um curso de línguas, uma consulta a um advogado ou médico particular, você não precisa pagar imediatamente. Eles encaminham a fatura pelo correio e você tem até quatorze dias para pagar. E se não pagar? Tá frito. Existe todo um sistema de controle. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. É o Grande Irmão? É o povo sob o jugo injusto do governo? Não. É puro bom senso. 
Quanto será que o governo brasileiro irá gastar para realizar o censo em 2010? Quando se tem que trabalhar com dinheiro para efetuar pagamentos ou para executar um trabalho, abrem-se as possibilidades de corrupção e desvios de verbas. E aí vira uma bola de neve em alta velocidade morro abaixo que parece ser sempre maior e mais rápida em países pobres tropicais onde nunca neva.

3 comentários:

  1. Perfeito Arlete, descrição sucinta e um ótimo exemplo, de que tem muita coisa a ser melhorada aqui no BR, quem será o Líder que enxergará isso aqui no Brasil, eleições estão próximas, alias vc tem alguma opinião sobre alguma forma de votação que seja melhor que as urnas eletrônicas?

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gui,
    O BR deu um show com as urnas eletrônicas. Não, não acho que tenha meio mais rápido, prático e democrático.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. A organização e a estúpida burocracia são fatores importantes para qualquer coisa.
    Quanto a corrupção, ela existe em maior ou mais centrada em qualquer sistema político e sua eficiência esta muito ligada a burocracia e organização.
    Qualquer pais com riquezas naturais e são estratégicos, estão sujeitos ao que passamos no Brasil.
    Abraços

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin