segunda-feira, 12 de abril de 2010

Imagem X palavra - O que o "artista" quis dizer.

No post anterior, coloquei algumas fotos minhas pro povo "interpretar".  De fato, eu só percebi as cores quando descarreguei as fotos no computador. Com base nos comentários e no que eu quis dizer com as fotos, aí vai:




A Frau (senhora em alemão) Soffiatti, que é brasileira ( cores verde, amarela, azul e branca - da pele pálida devido ao inverno rigoroso deste ano ), em seu jardim na Alemanha (cores da bandeira  alemã : vermelho,amarelo e preto), quer mostrar que a primavera finalmente chegou. Doeu, né?
Uma amiga australiana acrescentou em um comentário no Facebook: "You look great in this foto, Arlete". E espero que ela não tenha querido dizer que eu pareço grande.

Agora, o que me levou a pedir a interpretação de vocês, em vez de já dizer na bucha ?

Primeiro, queria ver quantos comentários eu receberia. Pois é. A gente vicia nesse troço e fica super decepcionada quando não recebe comentários. Segundo, porque eu lembrei de uma anedota que uma amiga portuguesa, que é pintora, me contou,  em que dois seres estão numa galeria olhando para um quadro e tentando interpretar o que o artista quis dizer:
- As cores desta pintura remontam ao sol. Mas não temos como dizer se é do sol poente ou nascente.
- Ah, com certeza, é do sol poente.
- Como com certeza? Não tem como saber.
-É que eu conheço o gajo e ele nunca acorda antes das 11 da manhã.

E isso me leva ao Kunstmuseum Bonn - Museu de Arte de Bonn. O Kunstmuseum é um dos museus que fazem parte do Museumsmeile - milha dos museus -  uma rua onde tem cinco museus dos mais variados (cinco) tipos. Fomos visitá-lo um dia desses para ver a exposição do James Cook e aproveitamos para dar uma olhada em sua coleção permanente. Adoro o trabalho do Augusto Macke, nascido e " morrido" em Bonn e fiquei um bom tempo "admirando" o seu trabalho, já que é praticamente desnecessário interpretá-lo e sim curti-lo.
 August Macke, Seiltänzer, 1914

Em uma outra ala do museu estava a coleção de arte moderna. Aí, eu me perdi. Tentei analisar, interpretar, mas no final acabei foi dando gargalhada, pois tentei interpretar o interruptor (porque a explicação do quadro completamente em branco ao lado estava bem em cima) e ignorei uma vassoura e uma pá encostada na parede, que, isso sim, era a "obra de arte". Também tinha um terno de feltro e uma tomada enfiada num limão.

Pesquisando sobre o "cara" - Joseph Beuys - cai num site da Tate Gallery que tem um workshop sobre o trabalho do homem. Soube que ele era alemão e "acreditava na criatividade humana como uma força positiva para a mudança social e na importância de uma educação democrática". Ele também acreditava, segundo o site acima, que " 'todo mundo é um artista', frase esta que usava para mostrar sua crença no papel central da criatividade na vida de todo mundo e não só na daqueles que tinham estudado arte. Isto estava ligado a sua ampla política democrática e a seu ativismo ecológico". Daí uma tomada enfiada num limão?
Levando em conta suas próprias palavras, consegui entender por que o consideram um artista e não tenho como não concordar que todo mundo é um artista, inclusive ao tentar interpretar uma obra de arte. Para fazê-lo, muitas vezes, temos que ser criativos, verborrágicos e dar uma boa viajada no creme frâiche. Aprendi nessa viagem cultural ao museu (e na internet para escrever este post) que, quando se quer tirar água de pedra, se consegue. Em termos de arte, eu sou leiga, mas vou te dizer, tem cada coisa que chamam de arte hoje em dia...

6 comentários:

  1. Eu sabia que era da primavera que vc estava falando, mas não pensei, de jeito nenhum, nas cores da bandeira alemã! =P

    Que sejamos todos criativos!

    bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Eve, pra voce tambem. Ah, voce recebeu um monte de gente na sua casa essa ultima semana, hein?
    Que bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sua amiga australiana quis dizer que vc está ótima :)!

    Na minha opinião, não primeira foto vc está com cara de escritora, e na segunda foto está com cara de jornalista, mais despojada :)! Na terceira, de turista:)! hahahahaha :)!

    Eu estudei com uma alemã no curso de inglês por aqui, ela era um amorzinho!Vivia falando com a russa e a ucraniana[cada um na sua língua mãe], eu Não sei como elas se entendiam! hahaha :)!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Gisley,
    Que bom que voce encontrou uma alemã simpática. Raridade. Brincadeirinha. Gente boa e ruim tem em tudo quanto é lugar. Seu nome se pronuncia com Gui ou com Gi?
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Arlete,

    já lhe enviei alguns comentários sobre seus relatos, e vejo os seus episódios sempre muito atrativos.
    Mesmo que você não tivesse falado sobre a bandeira da alemã em nenhum momento, eu pensaria: Alemanha. É inevitável olhar amarelo e vermelho junto e não lembrar dos alemães, melhor das suas casas. Você tem uma resposta sobre a minha questão: Por que toda casa de alemão tem algo com vermelho, e/ou amarelo, ou as duas (laranja)? Já formei várias teorias, mas todos dizem que estou maluquete. Será pelo patriotismo, combinar com o cabelo, lembrar do sol que eles tanto gostam...
    A sua segunda foto está simplesmente Wunderschoen!
    bjs Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tati. Pra falar a verdade, não vejo tanto as cores alemãs nas casas por aqui não. Talvez já nem repare.
      Bjs e continue me visitando.

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin