quinta-feira, 20 de maio de 2010

Villa d'Esta

Desde que nos mudamos pra cá, tem uma casa no centro de Bad Godesberg que nos chama a atenção porque é linda, tem uma bandeira do Brasil hasteada no jardim e tem nome - chama-se "Villa d'Esta". Além disso, nada mais nos chamava a atenção.
Ultimamente, com a possibilidade de retorno ao Brasil, temos procurado duas peças específicas de móveis antigos: uma escrivaninha e uma estante de livros ou cristaleira. Mas, lógico, temos caído de costas com os preços, afinal, móveis antigos aqui são do século 18, 19 e começo do 20, extremamente conservados e vendidos por intermediários que ganham uma senhora comissão. Devido ao interesse, reparamos que nesta casa tem uma placa dizendo "Kunst & Antiquitäten" - arte e antiguidade. E aí, a curiosidade se uniu à necessidade. Eu sempre quis ver uma casa dessas por dentro.
Semana passada resolvemos dar uma passada lá pra dar uma olhada e, meio ressabiados, apertamos a campainha. Uma mulher bem simpática veio nos atender. Imediatamente, Amanzor perguntou em inglês por que ela tinha uma bandeira do Brasil no jardim. "I am Brazilian", disse ela. Aí parecia que a gente estava em casa. Com um nome nada brasileiro, Esta nos convidou para entrar e ficar à vontade. Caiu-me o queixo ao ver a casa logo na entrada. Ela foi construída no século 19, foi embaixada do Principado de Mônaco entre outras coisas, é tombada pelo patrimônio histórico e  foi restaurada pela Esta, que está de parabéns porque a casa é uma viagem ao passado. Tudo muito bem montado e bem decorado, além de uma arquitetura linda.
O que mais nos deixou intrigados é que a loja é a casa dela e, como loja, é aberta ao público, exceto os andares de cima, que são privativos ( o que se sabe por ter ao pé da escada um cartaz dizendo "Privat").  Os objetos de arte, móveis, têxteis, livros e antiguidades fazem parte da decoração da casa e o que não tem preço, geralmente é porque não está à venda. Um móvel que nos interessou, além de duas cadeiras do século 19,  foi uma cristaleira de canto que não estava à venda e que tinha vindo de Minas Gerais - fora.de cogitação.
Andando de um lado pro outro, com tanta coisa linda pra ver, o Amanzor se apaixonou por um aparelho de jantar de 49 peças produzido antes da guerra, que estava guardadinho em uma cristaleira na cozinha dela - naquele momento, ela estava assando um bolo com um cheiro delicioso que se espalhava pela casa. Depois de uma pesquisa básica na internet, e ver que valia à pena pagar o preço,  resolvemos comprá-lo, sem nem mesmo ter lugar para colocá-lo. Agora, somos os felizes proprietários de um aparelho de jantar para doze pessoas produzido  antes da Segunda Grande Guerra por uma empresa da Bavária que não existe mais. Espero que ele chegue inteiro ao Brasil. 
Hoje e amanhã, vai haver um "Flohmarkt" - mercado de pulgas - na Villa d'Esta. Vale a pena ir lá nem que seja só pra ver a casa e os objetos à venda. Fiquei pensando como seria inviável uma loja dessas no Brasil. Tantos objetos de valor, objetos pessoais se camuflando entre os que estão à venda, as portas gentilmente abertas ao apertar de uma campainha, livre acesso aos cantos da casa e jardim, seria um prato cheio para o amigo do alheio. E o que mais nos surpreendeu é que tudo isso apresentado por uma brasileira.
Para saber mais sobre a Villa d'Esta, clique aqui.

6 comentários:

  1. se fosse no fim de semana, e se eu não estivesse lendo esse post só agora, eu iria...
    =(

    ResponderExcluir
  2. Amanhã também tem.
    Dá uma passada lá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus Arlete! Apesar de não ter entendido bulhufas do site da Esta, adorei a casa. Sabia que temos vontade de comprar uma casa bem antiga em algum lugar gostosinho do interior e restaurá-la? Planos, mas que vão se concretizar quando a nossa vida estiver mais calma (rsrsrs).
    Aqui pode-se achar muita peça linda em Pinheiros e nas ruas de Ouro Preto...
    Beijo e adorei as fotos da casa de Esta, a brasileira que vende relíquias na Alemanha.

    Patricia : 0 )

    PS: Como estão os 4?

    ResponderExcluir
  4. Linda casa mesmo!
    Cada vez mais estou com vontade de passar uns dias aí com voces em julho...

    Feliz primavera para os europeus!

    ResponderExcluir
  5. Pat, a idéia é ótima.
    Ana, tó esperando.

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de casa! Quando estiver por aí pelas redondezas, nao vou deixar de visitá-la. Obrigada pela dica! Um beijo, Sandra

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin