quarta-feira, 30 de junho de 2010

Homenagem à Holanda

 A Holanda tem que perder sexta-feira, mas quem vem pra Europa não pode perder a Holanda. É linda. Em 2007, fizemos uma viagem curtinha por lá. Passamos por Amsterdam, Volendam (uma vila de pescadores, bem turística), Zaanse Schans (uma "plantação de moinhos de vento" onde fica um museu de tamancos com demonstração da fabricação), Nordwijk (no litoral) e Keukenhof, onde em abril tem a famosa exposição de tulipas.
Em Amsterdam, passeamos pelos canais e eu, que gosto de uma desgraça, fui visitar o museu da Anne Frank e o Museu da Tortura. Nesse, só tinha eu. Senti um p... medão. Queria ter ido ao Museu do Sexo, mas aí já era demais. Demos uma passadinha pelo Red Light District, mas com a Lara não seria o tipo de passeio ideal. Demoramos para encontrar um lugar decente pra jantar e por fim fomos parar em um restaurante que fica onde era a primeira fábrica da Heineken - "Die Port Van Cleve". Comida ótima e com um esquema interessante de steaks numerados. Essa é uma tradição que perdura desde 1800 e almôndegas . Hoje ,quem recebe um steak com um centena redonda, recebe um garrafa de vinho de presente, não foi o nosso caso. Na Dam square, havia um parque de diversões e o tio Paulo, dindinho da Lara, se apaixonou por um cavalo de pelúcia pra dar pra Lara. Pra ganhá-lo, era preciso dar doze tiros certeiros de espingarda. Formou um bando de gente atrás dele, torcendo, quando viram que ele não errava. Quando chegou no 11o tiro, as balas acabaram e o dono da barraca disse que ele tinha perdido, e o povo começou a gritar dizendo que ele não tinha errado nenhum tiro e que só tinham 11 balas. O cara teve que ceder, senão iria apanhar. Tem malandro em tudo quanto é lugar. E o Paulo voltou pro hotel, lindo e faceiro com o cavalo debaixo do braço.
Em Volendam, só passeamos pela marina rodeada de casinhas típicas na orla, que é o que tem pra ver.
Em Zaanse Schans, passamos fome, porque só tem um restaurante e, pelo horário, não tinha mais comida - duas da tarde. Lá tem vários moinhos, uma fábrica de queijo e uma fábrica/museu de tamanco.
Em Nordwijk, quase não conseguimos um lugar pra comer também. Não gostei da comida da Holanda e parece que os restaurantes fecham pra almoço. Fizemos a besteira de não tomar café da manhã no hotel, achando que seria fácil encontrar um tipo de padaria na rua. Ledo engano. De novo passamos fome e nosso café da manhã/almoço teve que ser um pão com tender e suco de laranja de uma barraquinha na entrada do parque da exposição de tulipas em Keukenhof, que por sinal  é lindo. A Lara parou pra cheirar quase todas as flores do parque. Fomos almoçar só as quatro da tarde quando retornamos pra casa e paramos em Düsseldorf.
Quanto ao jogo de sexta, espero que o time da Holanda entre em campo de tamancos, daqueles bem grandões.

2 comentários:

  1. fui lá em 2009 e voltarei em 2011, mas enchia a pança no café da manhã p/comer de verdade só na janta; deu certo.

    ResponderExcluir
  2. Ixi Arlete, não só eles não entraram de tamancos como também nós entramos de salto alto, principalmente no segundo tempo. Enfim, 2014 taí e de repente vamos juntos num jogo da copa aqui no Brasil.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin