segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ainda em busca do nome - Esclarecimento

Recebi alguns comentários no meu post anterior a respeito do nome "Ariana".
A minha remarca quanto a este nome se fez porque, como vocês sabem, moro na Alemanha e Arian ou  Ariana me remetem à tão polêmica e assustadora "nação ariana" pregada por Adolf Hitler, que dizia ser a raça ariana - de homens e mulheres altos, loiros e de olhos claros - a raça pura e digna de mandar no mundo. Daí a minha indagação quanto a uma criança negra ou branca carregar esse nome. Por isso, disse que ou é por desconhecer a história ou por querer demonstrar que apito toca. Talvez o termo "Ariana" também se refira ao signo de "Áries" ou possa ter algum significado mais antigo, mas de qualquer forma, pra mim, se o termo pode evir a ter um significado racista, tem-se que tomar cuidado.
Aqui, um vídeo sobre escolhas infelizes de nomes para os filhos.

4 comentários:

  1. E nos EUA, os pais que deram o nome do filho de Adolf Hitler perderam a guarda das crianças. Eles têm mais duas filhas.
    Dizem que não foi só por causa do nome, mas era uma das razões.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. pois é...aqui na alemanha esse nome gera polemica! alias, em qq lingua eu tb acho que soa estranho. Acho um nome pesado. bjs!

    ResponderExcluir
  3. É!!! Dar nome aos filhos não é coisa fácil. Até explicar que focinho de porco não é tomada...que ariana remete a um povo antigo, uma ópera etc, a dúvida já está instalada.
    Por isso, acho que se gerar algum tipo de polêmica é melhor evitar.
    Zarastro,
    Ângelo é lindo e pode ter muitos significados, dependendo da pessoa e nenhum ruim. Melhor ainda que tem um significado especial pra vocês.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Éstava dando uma voltinha achei teu blog aqui, bem interessante, gostei :))
    Meu nome tbm e estranho e diferente , mas ja acostumei com ele, conyava minha maezinha que seria outro - Karen Appuc - magina, nem sei o que significa isso, so tive um filho, mas se tivesse uma filha o nome seria Pollyanna.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin