quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lusofonia

Hoje à tarde, fomos ao escritório do INSS alemão (Deutsche Renteversicherung, se não me engano) aqui em Bonn pra pedir esclarecimentos sobre uma carta de umas oito páginas que o Amanzor recebeu perguntando onde ele estava de 1984 (quando tinha 17 anos) até começar a  recolher valores para o instituto. em janeiro de 2006, quando viemos para a  Alemanha. 
Fomos torcendo pra encontrar alguém que falasse inglês porque o meu alemão não é suficiente para entender assuntos mais complicados. Chegamos 10 minutos antes de acabar o expediente e a primeira pergunta fiz em alemão. Como não captei a resposta,  a segunda foi "Sprechen Sie Englisch?".  "Nein" e aí a porca torceu o rabo. Pra não perder a viagem, vamos tentar. A senhora, então, começou a explicar e eu pegava uma coisa aqui outra ali. Então, antes de uma nova pergunta, eu acrescentei "Wir kommen aus Brasilien und..." E aí o mundo ficou lindo. Ela virou e disse: "Ah, então, podemos conversar em português". Eu caí na gargalhada. Ela foi desde o começo muito simpática e esclarecedora e ainda se ofereceu pra traduzir o formulário pra gente numa quinta-feira quando ela trabalha até as 18h. Ainda bem que tivemos a sorte de encontrar  uma "colinguânea". Ah, se tivéssemos essa sorte sempre!

Um comentário:

  1. Nossa foi sorte mesmo hein!! nao é fácil encontrar quem fale portugues por aqui, imagine num Amt(behörde) da vida!! :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin