sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mão na roda e no bolso

Quando chegamos aqui em 2006, começamos a procurar um carro pra comprar. Eu ainda nem tinha carteira de motorista alemã. Apesar de BMW, Mercedes e Audi serem carros nacionais, optamos pelo velho VW - fauvê, como chamam aqui - por questão de economia na manutenção. Compramos um Golf Variant diesel 1.9 ano 2003 com 36000km - uma raridade, já que os carros aqui normalmente já rodaram milhares de quilômetros nesta idade. Em quase cinco anos, além de trocar óleo, encher o tanque e fazer as inspeções obrigatórias a cada dois anos, nunca fizemos manutenção propriamente dita e o carro não apresentava nenhum sintoma de que precisava, além dos pneus que não aguentariam mais um inverno - o do nosso carro é "all seasons" e não precisa ser trocado quando entra o inverno.
Levamos o carro para troca de óleo e check up de inverno. Troca de óleo, 90 euros, check up, 20 euros. Aí, então, veio a dolorida. No check up, constataram que deveria ser feita a troca de pastilhas e fluido de freio, troca dos amortecedores, dos quatro pneus, do limpador de parabrisas traseiro e alinhamento de direção com as devidas peças. Total, 1245 euros!!!!! Se dividirmos o valor por 5 anos, até que não estava tão pesado assim. Mas doeu. E não dá pra se pagar com cartão de crédito ou em prestações. Pra isso, é necessário fazer um financiamento.  O Amanzor pediu desconto à vista, olharam como se dissessem  "o que é isso?".
O coração não sente o que os olhos não veem. Mas agora, sabendo que o carro tinha problemas, o receio de que ele poderia nos deixar na mão a qualquer momento (por exemplo,  em pleno inverno indo pra maternidade?) se instalou. Então, marcamos o dia pra deixar o carro na mecânica. Cheguei lá hoje de manhã cedinho e, ao entregar o carro levei um susto:, tinham 120 euros a mais no valor do orçamento. Perguntei do que se tratava e o atendente pediu desculpas, disse que o erro foi dele (coisa rara para um alemão), que ele tinha calculado somente as borrachas de uma peça e, na verdade, a peça toda deveria ser trocada. Até me levou na oficina pra me mostrar do que estava falando. Eu liguei para o Amanzor que disse que não tinha o que se fazer a não ser engolir o sapo.  Me senti meio que no Brasil.
Eles ligariam quando o carro estivesse pronto. Por volta das 10h30, me ligaram dizendo que só queriam me avisar que, ao abrir o carro, perceberam que não precisava trocar uma determinada peça do freio, o que reduziria o conserto em 300 euros!!! Me ligaram só pra dizer isso!!!. O que era 1360 euros baixou para 1060!!! Prima!!! Às 14h, ligaram pra ir buscar o carro. Chegando lá, valor a ser pago, 880 euros com garantia de dois anos!!! Alguém já passou por isso na terrinha? Tô tão feliz com a economia que gastei um tanto nos pontos de exclamação. 

6 comentários:

  1. Hahahaha
    Só aqui mesmo pra a gente vê dessas coisas.
    Já aconteceu com um carro que a gente tinha e acabamos vendendo. =P
    E o que compramos depois foi melhor ainda: 12 anos, com 40 mil rodados. Carro de vovô pra ir na farmácia e no supermercado. hehehehehe

    Bjs!

    P.S Pq será que eu não vejo uma foto sua mais por aqui??? =P

    ResponderExcluir
  2. Oi Arlete!
    É mesmo... Cadê a foto?
    Em defesa do Brasil, tenho que dizer que já passei pela surpresa de ter o valor do orçamento original reduzido em uma mecanica aqui em Sampa. E aqui temos desconto à vista ou podemos dividir em 2, 3 vezes "sem juros". Tem gente do bem aqui também!

    Beijinhos com saudade

    ResponderExcluir
  3. OI Arlete tudo bem?
    Arlete voltando ao assunto do blog, sobre o chá de bebê, foi super legal, e tinham holandeses também e eles se divertiram muito, com as provas... e é um otimo momento pra eles verem um pouco sobre nossa cultura, como somos animados também.
    bjuss e otimo domingo

    ResponderExcluir
  4. Arlete, que coisa boa menina!
    Dificil seria ver isso acontecendo no Brasil, nao acha nao? Lá os mecanicos nao voltariam atrás e ficariam com a diferenca. Pelo menos os mecanicos que eu conheco por lá. Ah, me diz uma coisa. Voce paga muito caro no seguro obrigatorio do carro? Estamos pensando em comprar um e o marido tá calculando, mas nada como saber de quem já tem.
    beijos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Liza,
    O seguro depende do tipo de carro e ano. No meu caso, pagamos por volta de 350 euros, um pouco mais, um pouco menos, não me lembro porque é pago sempre no começo do ano. Tem também o "IPVA" que este ano foi por volta de 290 euros. As duas taxas são anuais. Se for pensar não é muito, mas tem que se preparar porque tem que pagar de uma vez.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. uma vez levamos o nosso carro pra um check up no mecanico...ele achou um monte de coisas. 1000 euros o conserto. Ignoramos o conselho do cara e fomos direto pro Tüv...la o carro passou sem problema nenhum. Quer dizer, 1000 euros economizados! hehe bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin