sábado, 6 de novembro de 2010

Limpador de chaminés

Todos os povos do mundo tem seus costumes e suas superstições. Na quinta-feira, falei para uma amiga que tinham três joaninhas no meu quarto e ela me disse que isso é sinal de sorte. Fui me informar e encontrei esta passagem numa reportagem da Deutsche Welle: "seu nome, Marienkäfer, em alemão, tem origem no nome da mãe de Jesus. Segundo a crença popular, ele é ao mesmo tempo mensageiro divino, protetor das crianças e curador dos doentes. Nunca se pode espantá-lo e muito menos matá-lo, pois dá azar".
No mesmo dia, encontrei na rua uma figura, aliás duas, bem interessante, o "Schornsteinfeger", limpador de chaminés. São homens, ou mulheres, que se vestem com uma roupa tradicional preta e carregam em seu corpo suas ferramentas de trabalho. Encontrar um na rua é sinal de sorte. Diz o mesmo artigo da Deutsche Welle: "Na Alemanha é sinal de sorte encontrar na rua um limpador de chaminés, com suas roupas pretas e seu chapéu típico. A profissão é associada com a chaminé, o elo de ligação entre dois mundos: o céu e a terra. É seu trabalho limpar as impurezas, abrindo caminho ao ar puro. Esta limpeza tinha uma profunda importância antigamente, quando o fogo podia se alastrar rapidamente e destruir uma cidade inteira em pouco tempo." Como a limpeza de chaminés é algo que geralmente se faz nesta época do ano, antes do inverno, espero encontrar vários pela cidade. E ter tempo de aprender a jogar na loteria pra aproveitar os sinais de sorte.
Mais sobre superstições alemãs aqui
Fotos dos caras aqui

5 comentários:

  1. Limpador de chaminé? Essa é nova pra mim! Eles limpam as cinzas? Ou desobstruem algo?

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kaline,
    Tradicionalmente, eles fazem a limpeza da fuligem que fica nas chaminés. Mas hoje em dia, eles já expandiram a atividade, cuidando também de limpeza de "Heizung" entre outras coisas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. adoro essas tradicoes e superticoes! qdo sair de casa agora vc ficar olhando pra ver se encontro os limpadores de chaminés! rsrsrs uma outra variacao diz que ele (o limpadr de chaminés) teria ue dar uma moeda pra poder valer como "simbolo de sorte".

    ResponderExcluir
  4. Nossa, no ano passado aqui no Norte teve invasao de joaninhas (é só procurar no Google por Marienkäfer Plage 2009 pra ver algumas fotos do Ostsee medonhas).
    Aqui em Hamburgo, nao estava como nas praias mas deu pra perceber que era invasao mesmo, agora me pergunto: onde esta minha invasao de sorte?
    :-)

    ResponderExcluir
  5. Olá Arlete, como estamos quase no inverno,é hora da limpeza das chaminés. Bem, semana passada dei de cara na rua com 4 limpadores de chaminés. Há muitas casas antigas aqui, e todas com chaminés. E agora lendo este post, nao sabia que davam sorte!!! Bem, deveria ter feito um pedido baixinho, para cada um que vi, rsrsrs!! Beijos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin