quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lembranças da Metô

Não há o que dizer contra a capacidade da internet reunir pessoas que não se viam há anos. Não fosse ela, o programa do Gugu ou uma trombada na rua, talvez elas nunca mais se veriam na vida. Graças à internet, recuperei o contato com colegas da Metodista, onde fizemos o curso de Jornalismo  e quem não via há 20 anos. Descobri que muitos deles, assim como eu, abriram mão da profissão, outros estão firmes e fortes na carreira. Muitos formaram família, se multiplicaram, se bastam e até já se foram. Naquela época, nossas matérias e reportagens eram escritas em máquinas de datilografar Olivetti, em uma sala que nem tinha máquina pra todo mundo, quem tinha perna pra subir as escadarias mais rápido, ganhava a corrida pra sentar primeiro. Era época de se receber notícias internacionais através de Telex e toda diagramação de jornal era feita com lápis, régua, borracha e contagem de picas (leia-se paicas, por favor). Celular? Só no filme "Jornada nas Estrelas". E computador, só aqueles com telas verdes e letras neon. Aliás, duas vezes por semana, no último semestre, tivemos aula de "vídeotexto".  
Em 20 anos, muita coisa mudou, rede de relacionamento naquela época era um na casa do outro, com a cara nos livros. Hoje, tá (quase) todo mundo com a cara no Facebook. Foto digital? Só aquela com a digital no negativo antes de tê-lo esperado secar. Eu, pra ter minha mensalidade reduzida, trabalhei dois semestres com o professor Otávio, de Fotojornalismo, responsável pelo laboratório fotográfico e que sabia que eu morria de medo de escuro e vivia me mandando fechar a câmara escura no final das aulas pra me dar susto. As fotos abaixo são daquela época de acesso fácil para revelar as fotografias - corrigidas no olhômetro, com tentativas de exposição correta e tempo certo nos produtos químicos pra não gastar papel. Gostava de registrar o nosso dia a dia e ter não só na memória o rosto dos colegas. Pena que não de todos.
 Então, fica abaixo um pedacinho daquele tempo em fotos analógicas cujos negativos encontrei nas minhas coisas de faculdade que, a contragosto de minha mãe,  ainda estão guardadas em sua casa. Nas fotos, pessoas queridas com quem tive contato diário por 4 anos. Muitos, amigos mesmo, de contar segredo e dividir tristezas e alegrias, outros, somente colegas de quem nem me lembro o nome. Aliás, por favor, quem puder, refresque minha memória. E se tiverem fotos daquela época, me mandem.

Jane Cruz, Débora Sesti, Rita de Cassia Machado (amiga fofa), Bicão, Rita Mazzuchini, Arlete e ?

 ?, Cátia, ? Cássia Pinho, ?
 Jane Cruz, Marco Mello (amigão querido), Rita de Cássia Machado
 Danilo Hallak, ?, Cejana Montelo, Jair?, Carlos Fernando Moura (o querido Alemão) e eu
 Luciano Somensari(fofo), Danilo Hallak, Cejana, ?, ?, Alemão

Marcelo Hargreaves, Rita de Cassia Mazzuchini, Renata Rebesco, Jane, Alexandre Pereira, Luiz Allan

 Marcelo Nascimento (amigão)
Sala com todos os recursos disponíveis atualmente (ui) 
Fabio Almeida, Ana Paula Locoselli, Silvia Prevideli

7 comentários:

  1. Arlete querida, na segunda foto tenho certeza que da esquerda pra direita é a Mari, depois eu e a agachada por ser a Zaira ou a Lais, depois vem a mocinha comportada que não me lembro o nome dela e ao lado dela à direita a Joana.
    Veja se confere.
    bj
    Silvia

    ResponderExcluir
  2. é tao bom rever fotos antigas e encontrar as pessoas daquela epoca =) eu tenho mais sorte que a minha geraçao ja cresceu com o computador, entao é mais facil manter o contato com os amigos da epoca de escola ainda! uma delicia. bjs!

    ResponderExcluir
  3. Não precisa me consultar. Escrevo para nós. É um patrimônio nosso. Se quiser republicar sinta-se à vontade, citando ou não a fonte, não me importo. bjs, Marco.

    ResponderExcluir
  4. Muito giro Arlete!
    Só voce mesmo para ir buscar foto com 20 anos...
    De resto, o texto está lindo e o pensamento tb.
    Dá saudade do tempo em que não havia tanta tecnologia mas havia muito mais convivio.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Silvia, eu realmente não sei. Mas ninguém melhor do que nós mesmos para saber, né? Se a Mari der uma passadinha por aqui, ela pode confirmar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente sensacional, Arlete! O cara ao lado do Danilo e, na outra foto, ao lado da Cejana acho que é o Marcelo "Judeu" (esqueci o sobrenome), não é?

    Beijos, Alemão!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin