sábado, 17 de setembro de 2011

Bonn Picobello

Amanhã, acontecerá em São Paulo um evento promovido pela Zeladoria do Planeta do Brasil, em que as pessoas levam suas vassouras e "limpam" a cidade. Aliás, limpam onde o padre passa, pois não é um evento que ocorre em toda a cidade, infelizmente Mas antes isso do que nada, já que a cidade é enoooorme.
Já aqui em Bonn (um ovo de cidade comparada com SP), acontece todo ano o Picobello, cuja definição é nos trinques, tinindo, brilhando de tão limpo, impecável. O evento é promovido pela prefeitura e  este ano será no dia 8 de outubro. Existe a necessidade de inscrição através de formulário ou online, que pode ser individual , de uma família, grupos de amigos, vizinhos, escolas, organizações e clubes, para que sejam fornecidos sacos de lixos e luvas e para que seja informado onde o lixo deverá ser recolhido posteriormente. Os grupos podem escolher onde vão fazer a limpeza: uma escola, uma rua, um quarteirão, um parque ou área comum da cidade. A idéia é que lugares cuja limpeza promovida pela cidade seja insuficiente seja beneficiada pelo programa. 
O mais interessante é que o folheto de inscrição informa que o Bonn Picobello deste ano, como no ano passado,  acontecerá no outono por razões de proteção à Natureza. De 01 de maio a 30 de setembro é tempo de acasalamento dos pássaros (Vogelbrutzeit) e não dá pra eles fazerem um love sossegado se tiver gente andando, futucando e falando alto por perto. Além disso, eles  avisam (os organizadores e não os pássaros) que não se deve nem cutucar arbustos e nem chacoalhar árvores,  por motivos óbvios. Deve-se respeitar o momento de amor dos bichinhos e também seus ninhos para que depois eles possam alegrar/perturbar (depende do ponto de vista) o nosso dia com suas cantorias, cocôs nos balcões, nos carros e  cabeças e para que nenhuma de suas espécies seja ameaçada. E olha que por aqui tem até bando de maritaca. 

Picobello na escola da Lara no ano passado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin