domingo, 4 de março de 2012

Com puta dor

Ao ter meu computador quebrado por quase dois meses, percebi o quanto não tê-lo mudou minha vida.

Cansei! 
Cansei de ficar horas à frente do computador esperando que a minha vida fosse pra frente. 
Cansei de ver a vida dos outros fluir como os barcos e navios que navegam o rio em frente de casa e achar que a minha era um toco agarrado à margem. 
Cansei de  deixar meus filhos brincando sozinhos ou implorando colo, enquanto eu ficava escrevendo no blog para me sentir produtiva. 
Cansei de ficar acordada até altas horas da madrugada, não ter um sono reparador e não ter vida conjugal para ficar vendo a vida dos outros e achar que a minha é uma merda. 
Cansei de sentir  esse cansaço mental e psicológico arrebatador, daqueles que te fazem se achar um forte candidato a sofrer de demência. 
Também cansei  de sentir esse cansaço físico, em que respirar se tornou um esforço ao ponto de não conseguir me movimentar como uma mulher de 43 anos e sim como uma velha reumática. De tanto ficar sedentária e imóvel, fui atrofiando e engordando. Nunca perdi os quilos que ganhei durante a gravidez e as dores que sentia por todo o corpo se tornaram insuportáveis. 
Passei boa parte dos últimos meses de 2011 procurando um médico que me dissesse o que eu tinha, do que eu estava sofrendo, porque só podia ser coisa ruim. Me diziam que era psicológico, pois nos exames de sangue não aparecia nada. Passei a fazer tratamento com psiquiatra e nada de melhora. Concluiram que era Fibromialgia, que eu teria que dormir mais e melhor (dormir mais cedo, não levantar pra atender as crianças e ignorar o ronco do marido. Ah, tá), descansar bem durante o dia (com duas crianças?) e fazer exercicios físicos (tá bom) e teria que consultar um reumatologista. Procurei todos os de Bonn e arredores e nenhum pegava paciente novo, digo novos pacientes, porque reumato não é só médico de velho.
Sem conseguir achar ajuda para as dores constantes pelo corpo inteiro aqui na Alemanha, resolvi aproveitar a viagem para o Brasil pra tentar encontrar algum médico que lá pudesse me ajudar. Nessa época do ano, ninguém disponível. Minha irmã tinha visto uma reportagem sobre cortisol e DHEA, dois hormônios que, descontrolados, podem causar os sintomas que eu tinha. Ela, que não é médica, também sugeriu que eu tomasse uma complexo vitamínico com acido fólico, vitaminas B6 e B12, que fez bem pra ela. Meu irmão sugeriu também o cloreto de magnésio, que fez bem pra ele. Aí, o namorado da minha irmã, que está fazendo bem pra ela e é iogue e estudou medicina indiana, olhou meus olhos, minha boca e minha pulsação e me disse que o meu cortisol estava muito alto e que eu tinha que fazer ioga para que meu corpo passasse a controlar minha mente e eu não precisasse me entupir de remédio. Como boa agnóstica, no dia que tinha que voltar pra Alemanha, paguei um exame de sangue sem pedido médico (coisa que aqui na Alemanha seria impossível de se fazer) para detectar o índice de cortisol e DHEA no meu corpo,  com o resultado pronto em dez dias. Alguns dias depois de voltar pra Alemanha e já tendo tomado as vitaminas e o magnésio por uns dias, as dores diminuiram bem, mas ainda me atrapalhavam. O computador continuava inoperante. Dia de resultado pronto. Pimba: meu nível de cortisol estava o dobro do nível mais alto tolerável.
Levei meu exame para minha ginecologista. Essa mulher é dez (apesar de não ter partido dela a solução do meu problema). Ela analisou o resultado e também achou que eu estava extremamente pálida.  Me explicou como o cortisol, o ácido fólico, as vitaminas do complexo B, o magnésio e o DHEA funcionam e o papel que os hormônios sexuais tem no meu quadro sintomatológico. Descartou problemas hormonais femininos através de um exame microscópico feito na hora, fez na hora um exame de sangue para Ferritina (que constata anemia em um nível mais profundo), mandou eu continuar com as vitaminas e acrescentou o DHEA para combater o cortisol e falou pra eu fazer ioga, coisa que o namorado da minha irmã também disse.Dias depois, saiu o resultado do exame de Ferritina que constatou-se anemia. Ou seja, eu estava podre, mas ao menos estava no caminho certo para sair do buraco.
Além de tomar essa batelada de remédios, emagreci 6 quilos e sai do sedentarismo do computador, mas ainda não criei coragem para começar a fazer ioga. A minha vida não está mais saudável, mas passei a ter uma vida muito mais real do que virtual e assim como tenho que dosar os remédios, estou aprendendo a dosar a internet, porque essa coisa é um vício que se a gente não domina, domina a gente. Curto muito mais os meus filhos e parei de reclamar da vida por compara-la demais com as dos outros. Por isso, o blog está devagar, porque minha vida está mais rápida. Mas eu continuo sempre no Facebook, porque não sou de ferro. Se fosse, não estaria com anemia.   

11 comentários:

  1. Você pode não ser de ferro, mas que brilha como aço quando escreve, não tenho dúvida. Saúde e paz. E ioga, por que não?

    ResponderExcluir
  2. Marco, vindo de você, é um tremendo elogio.
    bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Arlete,
    Fiquei sensivelmente preocupada quando te encontrei em janeiro, e, mesmo sem saber como te ajudar, percebi que a coisa tava além do meu alcance. E agora, sinto que você está no caminho certo, mesmo que nunca cheguemos a plenitude e a serenidade que eu pelo menos, almejo.
    É isso aí. Continue a escrever, porque é um talento e uma válvula de escape, mas sem se deixar viciar. A vida parece que é assim mesmo. Tantos planos, tantas ambições que nunca vamos concretizar... O foco agora parece que é nos filhos, que dão a esperança de uma realização que não tivemos. Tô pessimista? Um pouquinho, mas ver os filhos crescendo, vencendo, se descobrindo é muito bacana e parece que compensa um pouco, as frustrações.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Poxa Arlete, quanta coisa hein?? Senti falta dos teus posts, mas agora sei que foi por um ótimo motivo que você deu uma sumida!! Espero que você fique boa logo!
    Gosto muito do teu blog e das suas histórias, te acompanho já faz tempo e sei o quanto isso consome o nosso tempo :(
    Espero que Deus te abençoe nessa nova fase da vida!
    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Arlete, concordo com o Marco, vc escreve muito bem! Parabéns pelo texto! Olha, internet é bom demais, mas em excesso é realmente algo prejudicial. Voce faz bem de dar valor a sua saúde, se cuidar, aproveitar os seus filhotes. Só nao some demais pra gente nao ficar com muita saudade, ok? Beijos e melhoras pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Menina, vou seguir seu exemplo! ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Desculpe a intromissão... Eu também já tive anemia, realmente nao da vontade de mais nada... Voce gosta de Yoga? Eu já tentei fazer, mas dormia nas aulas kkkk Procura algo que lhe de prazer de fazer... Nao faca algo apenas porque tem que fazer... Seja um esporte, uma arte, mas faca algo que voce ame!
    bjs
    Débora

    ResponderExcluir
  8. Acabe com o Facebook. Estou a um passo de fazer isso de vez. Quem se importa com seu blog vai continuar recebendo suas postagens, por e-mail, rss ou semelhantes. E blogar é sempre bom pra desabafar e se expressar.

    E fim de semana quero te visitar. Te levar uma mostarda diferente que comprei em Frankfurt. Pode ser?

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz que estejas melhor! Confesso que tinha te estranhado os ultimos tempos, mas... nao importa mais!!! Espero que te sintas cada vez melhor por que saúde realmente é tudo!!! bjs

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, obrigada pelas mensagens de apoio e de preocupação. Dosar é o melhor remédio.
    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  11. Faz vc muito bem! Eu deveria tomar vergonha na cara e adotar a mesma atitude q vc adotou. Parabéns e melhoras! Logo estará boa.
    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin