quinta-feira, 26 de abril de 2012

Perdi uns quilos e ganhei o dia

Quem guarda tem e quem esquece onde guardou perde tempo procurando.

Um dia o meu amo e senhor não sabia onde tinha colocado as chaves do nosso depósito. Depois de ele ter dito que não estava na jaqueta que estava usando na última vez que foi ao depósito, passei pelo menos uns 45 minutos procurando nos bolsos dos outros casacos, bolsas, gavetas e armários.  No final, a procura valeu a pena:  achei 85 euros enroladinhos no bolso de uma jaqueta que não usava desde o inverno anterior. Eu parecia criança que ganhou um presente. E onde estavam as chaves? No bolso da jaqueta que ele tinha usado.

Quem guarda, enche o depósito 

Filha da Dercy é isso aí.
O meu amo e senhor reclama que eu sou uma hoarder/Messie/acumuladora e que os nossos 3 depósitos estão lotados de coisas usadas que eu já deveria ter despachado. Então resolvi dar uma geral e centralizar tudo na garagem para fazer uma seleção e ver o que será doado e o que será vendido no www.kalaydo.de ou em um próximo Flohmarkt - mercado de coisas usadas em geral, do qual, há anos, venho dizendo que vou participar. 
Eu já escrevi num post que, em 2 meses e sem saber como, perdi 7 quilos que ganhei na última gravidez. Ainda não estou onde gostaria, mas estava precisando de calças que tivessem um melhor caimento. Aí, lembrei das calças que guardei pra tentar vender no dito Flohmarkt. Elas  sairam da garagem e subiram pra serem experimentadas. Felicidade dupla: primeiro, no bolso de uma delas tinha uma nota de 50 euros! Segundo, todas voltaram a servir. As calças serviram mas eu não cabia nimim de tanta alegria. Tô rindo até agora. 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Spargelsaison - Época de aspargos

Chega a primavera e com ela a época de se comer aspargos frescos brancos, violetas ou verdes. Existem cinco receitas tradicionais, servidas em vários restaurantes por toda a Alemanha: sopa creme de aspargos, aspargos enrolados no presunto, aspargos com molho holandês, aspargos ao molho de manteiga (que nada mais é do que manteiga salgada derretida) e  cabeças de aspargos empanadas - além de aspargos como guarnição em vários outros pratos do cardápio regular. Eu, pessoalmente, não acho graça nenhuma, mas os alemães ficam doidos e acabam com os estoques dos mercados e barraquinhas de frutas e verduras espalhadas pela cidade. Estes locais até dispõem de uma máquina para que o aspargo seja levado para casa já descascado. E pra saber quando acaba a Spargelsaison, é só seguir a regra dos agricultores: "Kirschen rot, Spargel tot"- cerejas vermelhas, aspargos mortos. Não vejo a hora dos aspargos baterem as botas. Meu negócio mesmo são as cerejas. E antes delas, que venham os morangos alemães, porque os espanhóis só tem tamanho.

Abaixo algumas receitas (em alemão):
Receita de aspargos com molho holandês
Receita de aspargos enrolados
Receita de sopa creme de aspargos
Outras receitas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Kinder a rolê

Me deem  duas opções, vou reclamar. Me deem um cardápio inteiro e em alemão, ficarei perdidinha da  Silva Gomes. Sempre foi assim. Por isso, acabo comendo sempre as mesmas coisas.
Sábado passado, no restaurante do Ikea, onde as opções são apresentadas em painéis logo acima da sua cabeça, fiquei pensando o que iria comer. Ao lado do Rinderroulade - bife a rolê - tinha o Kindermenu - menu para crianças. Rinderroulade/Kindermenu/Rinderroulade/Kindermenu/Kindermenu.
- O seu pedido, senhora. - disse o atendente.
- Um Kinderroulade, bitte.
- Nós ainda não servimos Crianças a Rolê aqui,  minha senhora.
- E a fila caiu na gargalhada.

Ainda bem que a fila anda.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Passeio de domingo de Páscoa - Kreuzbergkirche

A Kreuzberkirche - literalmente "Igreja da montanha da cruz", localizada em Bonn é uma igreja diferente. Ela não tem bancos para se sentar e o altar fica no alto de um lance de 28 degraus, a chamada Heilige Stiege - escadaria santa. Ela foi construída entre 1746 e 1751 a mando de Clemens August, arcebispo e principe eleitor de Colônia.








1751 Ano de conclusão da obra

A escada lateral é pra quem não tem pecados pra pagar


Ela é uma cópia da Scala Sancta de Roma, que foi trazida de Jerusalém a Roma por volta de 326 por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, o Grande (por coincidencia, ou não, na Basílica de Bonn existe uma estátua enorme de Santa Helena). Na idade média, a Scala Sancta era conhecida como Scala Pilati, pois ela supostamente foi a escada do palácio (Praetorium) de Poncio Pilatos  que Jesus teve que subir para ser julgado e condenado e de onde Pilatos apresentou ao povo a sentença de morte de Cristo.  Esta cena é representada na sacada da fachada da Kreuzbergkirche com três estátuas em tamanho natural.





 Os 28 degraus da escada central só deve ser subida de joelhos e quem assim o fizer terá seus pecados absolvidos. Pena que a igreja estava fechada na hora que eu a visitei, senão eu teria subido os 28 degraus de joelhos (ah, tá bom).

No local também funciona um Sprach Institut - instituto de línguas - dos homens e não dos anjos.

Quem quiser ir a pé, fique à vontade

O céu tava lindo mas tava friiio





Porta do Intituto de línguas

Achei interessante a raiz dessa árvore








LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin