segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Homenzinho da ponte

É a segunda vez que começo a escrever este post. Perdi o primeiro post inteirinho por culpa de um vírus chamado Lara. Eu tinha deixado a janela do post aberta e ela, enquanto eu não estava na sala, foi tentar entrar num site infantil que estavam divulgando na TV. Ela digitou o endereço no campo do título do meu post. Passou o dia, aliás quatro dias, porque nunca consigo escrever um post de uma tacada só, entrei no blog e vi o rascunho de um post com o título www.toggo.de. Apaguei, porque achei que ela tinha criado um post com este título por acaso. Pois é, escreveu não leu, o pau comeu. Era o meu post que só faltava arredondar. Fiquei tão p. da vida que deixei de lado. Vamos ver se eu recupero o meu trem de pensamento.


Ganhei de uma amiga essa estatuetazinha, que é um peso de papel, de um homenzinho com o bunda pra cima. É uma reprodução de uma escultura que se encontra na primeira ponte sobre o Reno, hoje chamada de Kennedybrücke. Ela liga Bonn, do lado esquerdo do rio, a Beuel, que fica no chamado "schäl Sick" - lado errado/direito do rio. Esta ponte foi inaugurada em 1898 e tinha como nome simplesmente Rheinbrücke. Como não conseguiram chegar a um consenso sobre onde construir a ponte - Bonn queria onde hoje ela está e Beuel um pouquinho mais pra cima onde ficava seu centro - Beuel se negou a dividir os custos da construção e Bonn arcou com tudo sozinha. Por isso, ao terminar a ponte, instalou esta estátua no pilar direito da ponte bem acima da passagem de pedestre, com o bunda virado pra Beuel. Criancice mesmo! Em contrapartida, existe em Beuel a estátua de uma lavadeira ( tópico pra outro post) com uma cara de brava e segurando um chinelo pronto pra esquentar o bunda do moleque malcriado.

A história do Bröckemännche

No final da Segunda Guerra Mundial, a ponte foi praticamente destruída. Mas a estátua se manteve inteira até o momento da recuperação da ponte, quando ela caiu de seu pedestal. Ela foi guardada, então, por um restaurador que a enterrou em seu quintal pra evitar saqueadores. Em 1949, durante os desfiles de Carnaval, tão famosos e comuns aqui em NRW, a escultura reapareceu e fez seu desfile juntamente com a escultura da lavadeira mal humorada. E ambas foram reinstaladas, só que o homenzinho foi colocado no pilar do lado de Bonn com o bunda voltado para o sul, mais um escárnio agora contra Frankfurt, que perdeu para Bonn a chance de ser a capital da Alemanha ocidental. A escultura da lavadeira ganhou seu lugar do lado de Beuel, no muro de retenção contra enchentes.
Infelizmente, em 1960, o menino levado sofreu a ação de quatro meninos levados de Beuel, que a apedrejaram, quebrando-a em pedaços. Ela foi restaurada, mas uma cópia ocupa o seu espaço original, enquanto que a original ocupa o espaço nem tão original em um restaurante na Oxfordstrasse, rua que é continuação da ponte no lado de Bonn.
E depois dizem que alemão não tem bom humor.
Abaixo algumas fotos da Rheinbrücke/Kennedybrücke quando da sua construção e depois de pronta.




Ponte destruída no final da guerra

Esta é ponte sendo reconstruída após a guerra
A ponte hoje nem chega ao charme de outrora

7 comentários:

  1. Gostei da estatuazinha! Não conhecia!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o bonequinho! Ah, li seu post anterior e sonhei com ele.

    beijos Tati

    ResponderExcluir
  3. Adoro essas curiosidades que se a gente nao mora no luagr ou perto, nunca vai descobrir!! Obrigada por compartilhar com a gente!!
    beijo

    ResponderExcluir
  4. nossa, não tinha nem idéia disso. Só andar com físicos chatos dá nisso. Não aprendo nada de interessante. Só a pular corda.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, moro há um ano em Bonn e não sabia dessa estatueta na Kennedybrücke, acredita? Vou reparar na próxima vez que passar por lá! Adorei!hehe

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin