sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ticket, por favor

Na Alemanha você compra o bilhete de trem/metrô/ônibus em máquinas, antes de embarcar. Tem trens que tem máquinas dentro do vagão e, no caso do ônibus, pode-se comprar o ticket com o motorista também. Não é necessário passar por cobrador ou catracas. Outra possibilidade é adquirir os vários tipos de carteira   de tickets múltiplos tipo estudante, trabalho etc, pelos quais paga-se um valor fixo e usa o transporte público num determinado raio de distância, por um determinado período. No caso do Jobticket, aos finais de semana e depois das 19 horas nos dias úteis, a família inteira pode viajar junto com o dono do tícket sem custo adicional.
 Se o inspetor  passar pedindo pra mostrar o ticket e você não o tiver em mãos, tem que pagar uma multa de 40 euros na hora, sem choro nem vela. O passageiro que viaja sem ticket é chamado de Schwarzfahrer, "passageiro no preto/ilegal". O Amanzor, que tem o Jobticket e que anda muito de transporte coletivo, já viu muita gente, de todo tipo e idade, ser pega e tirada do veículo pra fazer o pagamento da multa.
Na propaganda abaixo, o que eu achei interessante, além do funk brasileiro, é que a menininha bonitinha é a que não tem o ticket.




Já nesta versão reduzida de um curta-metragem de 1992, achei legal o jogo de palavras, já que o Schwarzfahrer é negro e que isso não é uma situação inventada. Tem casos e casos nos jornais sobre esse tipo de coisa que acontece nas ruas e em transportes públicos. O que me afeta é a indiferença dos outros passageiros. Ao menos eles mantiveram a indiferença e não dedaram o cara. A véia nazi sifu.




Aqui uma notícia sobre um evento recente em um trem de Munique onde as pessoas não ficaram passivas ao que aconteceu.


6 comentários:

  1. Muito bom,to rindo muito aqui! Bem feito para a velha Nazi!

    ResponderExcluir
  2. oi!!!
    Muito bom.... adorei os vídeos!!!
    esse negócio aqui é sério mesmo...
    eu já fui multada e também já vi gente sendo...
    beijaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danadinha, hein? Não pagou a passagem ou alguém comeu o seu ticket? hihihi

      Excluir
  3. Quando estive por aí no ano passado - tão perto e tão longe - fiquei maravilhado com a falta de catracas nos transportes coletivos em Budapeste, Viena, Bratislava e Cracóvia. Em Budapeste, fui fiscalizado por uma velhinha quase que à paisana, exceto por uma braçadeira onde se lia "Rendőrség": era a polícia, que entre outras coisas cuida de ver quem é malandro no uso dos transportes públicos. Só queria saber quem acudiria a velhinha se algum fiscalizado não tivesse o bilhete e folgasse pra cima dela.

    Em Cracóvia foi mais emocionante: numa parada qualquer, dois sujeitos de bermuda, camisão e tênis entraram no tram. Pareciam até que vinham de uma academia de ginástica ou coisa assim. E de repente, assim que o tram andou, puxaram os crachás de dentro da camisa e gritaram "fiscalização"! E saíram fiscalizando todo mundo dentro do tram (exceto eu e meu sogro, já que nos viram compostando o bilhete e tínhamos caras óbvias de turistas). Nesse dia, pegaram uns 3 ou 4 dentro daquela condução.

    ResponderExcluir
  4. oi! muito legal seu blog. parabens! adoro esse filme do schwarzfahrer! :) heheh

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin