quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Impressões/depressões de inverno

Eu não aguento mais inverno e olha que ele chegou tarde. Dois dias já são suficientes pra eu  ficar de saco cheio de estar cercada por tanta neve. É tudo muito lindo, mas não é fácil viver em preto e branco. A escuridão e os verdadeiros cinquenta tons de cinza deprimem e escurecem a alma. Tem-se que ter uma preparação física e psicológica pra passar por esta estação. É preciso ter algo a mais que nos mova e nos console, além do saber que depois do inverno chegam as cores, o calor, a renovação.  
Essa adaptação leva tempo e não acontece em alguns poucos anos de vida vivendo nestas condições. É preciso, geração após geração, viver o frio desde a infância, se acostumar com os efeitos deste clima no corpo. Acordar e sair ainda no escuro, ter o espírito de uma criança ao ter contato com a neve. É preciso aprender a gostar de momentos de "lazer" - que pra mim são mais comparados à tortura. É preciso aprender a curtir o calor de um cacau nas mãos que doem de tão congeladas, de achar graça de escorregões leves e aguentar as consequências dos mais graves, de demorar no mínimo 10 minutos para se vestir antes de sair de casa. É preciso achar natural e extremamente necessário sair diariamente  pra passear debaixo de neve com o cachorro ou com o bebê de poucos meses pra tomar "frische Luft" - o famoso ar fresco alemão que dizem que fortalece o sistema imunológico. Bullshit! Se fosse verdade, não teria tanta gente doente em casa e nos hospitais com gripes, resfriados pneumonias e gastroenterites,  doenças típicas desta época por aqui. Isso pra mim é friagem. E pegar friagem na minha terra é sinônimo de ficar doente. Definitivamente,  congelar-se até os ossos não é natural.  Natural é poder andar pelado e sentir o calor do sol na pele. 

Nascer do sol 


Sol no gramado coberto de gelo









Centro de Bad Godesberg


Rheinaue Park - parque mais importante de Bonn





Post Tower

Plantação de patos nos fundos (ou frente) da Deutsche Welle


Eu achei que este veio me pedir comida. Que nada! Estava era ralhando comigo



Os patos e a pata




Círculo de seres de pedra













Do outro lado do rio. Meu prédio escondidinho lá do outro lado


Vinhedo em Rhöndorf. Lindo de qualquer jeito











Parque perto de casa

Nossa rua


Só faltou a cereja no glacê

Riacho atrás da escola da Lara


Minha paisagem preferida. Reno ao fundo, cherry blossom. Minha janela





26 comentários:

  1. Que lindo Arlete, eu nunca vi neve cair sobre minha cabeça ou paisagens só em preto e branca.. Após ler o seu post, ainda mais, eu não terei pressa para experimentar.. No mais o Ricardo está grandão e a Lara estava com agasalho estiloso, legal! Bj e Muito calor próprio ai para ti e se depender do amor que vc passa pelas palavras, com certeza o seu "gerador de energia" tira de letra o frio, mesmo meio que no tranco.. hehe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, sempre querido nos seus comentários. Como turista, tudo é lindo. Vale a pena ter a experiência do inverno de verdade. Pra mim, já foram sete e já "deu pra ti". Bjs

      Excluir
  2. Hallo Arlete,

    To contigo, rs...
    Moro somente ha 1 ano e 4 meses aqui na Batatolandia e conclusao:
    Gosto de quase tudo com a excecao de:
    Mau-humor de alguns Alemaes e apesar de linda, o trabalho que a neve da e de lascar...

    LG aus Allgau,
    Marianna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sso aí, Marianna, e acrescentaria a língua à lista das dificuldades que tenho por aqui.

      Excluir
    2. Vc acredita que a sua colega aqui, apesar de falar pouco, nao ve a hora de ir para a Volkshochschule?
      A parte dificil e que esta me fazendo sofrer desde agora e que eu irei qdo o meu Benjamin, estiver com 3 aninhos, no segundo semestre :-(

      Obs. Ta vendo? Tem louco pra tudo, kkkk...

      Bjo

      Excluir
  3. eu sofro exatamente como você, arlete... e já säo sete invernos e acho que mesmo em setenta eu näo vou me adaptar. esse ano a cereja do bolo é um trabalho de conclusäo de curso que mexe ainda mais com meu sistema nervoso (que anda super nervoso por sinal). comprei uma "tageslichtlampe" que ainda näo sei se ajuda mesmo aos meus hormônios, mas que pelo menos me ajuda a acordar. tenho tomado cápsulas de maracujá e baldrian+hopfen, e bastante vitaminas. parece que tem ajudado... pelo menos depois que eu finalmente consigo levantar da cama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Ana, se a gente não tem algo mais que nos console, a tendência é deixar a peteca cair. Aí, temos que providenciar alternativas pra aguentar o tranco. Mas mesmo os alemães também sem seus problemas em lidar com o dia a dia nevado, então, não estamos tão por fora. As cápsulas de maracujá não abaixam sua pressão, te deixando mais mole? Boa sorte no trabalho de conclusão de curso.

      Excluir
  4. Eu jah adoro neve e acho que pelo menos quando tudo estah branquinho a paisagem é menos cinza. Pois esses dias cinzas em que o sol passa longe, esses sim me deixam para baixo!

    ResponderExcluir
  5. Arlete,

    estava com saudades dos seus textos.
    Definitivamente não sou desse planeta! Cada vez que ESQUENTA eu fico no mesmo lema que você. Adoro frio, não tenho problema nenhum com ele, inclusive os dias cinzas não me atrapalham. Talvez porque gosto de cores monocromáticas. Quando vejo tudo de uma cor só sinto muita paz e limpeza. Embora limpar a neve da calçada seja um trabalho chatos para alguns, eu me divirto e procuro pensar que é mais um exercício que me ajuda a queimar as calorias que tanto como nesse período.
    Uma das coisas que mais gosto é sentir o geladinho no rosto quando pedalo, ou caminho ou também quando simplesmente fico sentada do lado de fora observando as coisas no inverno.
    Como você colocou: depois desse período vem a primavera. O que ainda me agrada, verão pulamos, e outono feliz novamente. Posso sair de casa, embora as folhas caem, ficam as formas belíssimas das árvores.
    Sol significa fritar meu corpo. Ficou muito mal no verão, corpo grita a tal ponto de parar em hospital. A pressão baixa é o de menos.

    As fotos estão muito bonitas. Gostei muito da foto do seu filho olhando com o rabo dos olhos.
    Abraços,
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane, és tu? O que seria do vermelho se todos gostassem do amarelo. Tem que ter gente que goste daquilo que a gente não gosta. Como se diz em inglês: One men´s meat is another men´s poison.

      Excluir
  6. Nossa, quanta neve! Parece outra "Bonn". Nas fotos é lindo!!! bjss

    ResponderExcluir
  7. É interessante ver a neve sob a ótica de quem mora aqui, quando vim como turista achava tudo lindo, tudo encantador (ainda acho, as vezes), mas depois de enfrentar o dia a dia com as ruas cobertas de neve, os dias q amanhecem tarde e escurecem cedo, a mao de obra que dá se arrumar pra sair de casa e outras coisas mais, eu prefiro mesmo é que a primavera chegue logo, trazendo todo aquele frescor e o sol de volta!! =D
    Só uma pergunta: será que um dia a gente acostuma? rsrsrs

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nãaaaao, nem eles. Por isso que tem um bando que se joga no trilho do trem.

      Excluir
  8. Arlete, estava sentindo falta das suas postagens, as fotos estão lindas. Fico até com medo de pensar que eventualmente enfrentarei todo este frio!!! Acho que uma das coisas boas do inverno é que ele acaba...rsss
    A definição da data para nossa mudança está INdefinida, sinceramente é muita enrolação, chega a desanimar. Mas no final tudo vai dar certo.
    Beijos e ânimo,
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que voce chegue aqui no verão. Chegar no inverno é de doer. Aconteceu comigo, tudo lindo, mas fiquei trancada no hotel por não ter coragem de sair.

      Excluir
  9. Arlete, adorei o seu relato. Eu gosto muito de neve, me divirto mesmo. Mas seu sou recém-chegada, já curti 3 invernos aqui, mas sempre voltava pro brasil depois. Pode ser que com o tempo eu também fique assim! haha
    Mas uma coisa que me dá depressão é essa chuva fininha e o céu sempre escuro. Nossa, eu chego a chorar de saudade do sol. O inverno não é fácil, a pessoa tem que ser muito macho pra enfrentar ele de cara e sair viva.
    Força!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, o sol tá fazendo falta mesmo. Me sinto enferrujada e mofada. Credo.

      Excluir
  10. Oi, Arlete!
    Estava procurando informações sobre Bonn, para onde vou em junho, parte de uma estadia de 6 meses na Alemanha aí, seu blog apareceu!
    Que felicidade saber que há brasileiros e, melhor ainda, ironia em Bonn!
    Vou explorar mais suas postagens para já ir me orientando!
    Um abraço,
    Jana.

    PS1: Também odeio carnaval.
    PS2: Acho que neve fofinha é uma invenção hollywoodiana.
    PS3: Onde ficam as estátuas com cabeças esquisitas (caveiras, cortadas ao meio, de lado)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, Ana, que legal! Conte mais sobre o porque de voce vir pra cá.A neve é fofinha quando cai, depois vira uma meleca. As estátuas ficam no Rheinaue, principal parque de Bonn, exatamente atrás do Post Tower, prédio do Deutsche Post/DHL

      Excluir
  11. Pois então, devo participar de um curso chamado "Managing Global Governance", que dura seis meses que, com exceção de duas semans em Berlim, serão passados em Bonn. Ah, o primeiro mês vai ser exclusivamente dedicado as aulas de alemão.

    O curso será bem puxado, mas já me preocupa coisas como: haverá um grupo de exilados brasileiros que passam final de semana fazendo feijoada, tocando samba e jogando capoeira? será que dá para fazer viagens curtas nos finais de semana? museus, praças, bares?

    Já vou marcar o Rheinaue no meu roteiro!

    Abç,

    Jana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você fará o curso? E o curso de alemão? Quanto aos encontros de fim de semana, sim, existem muitos brasileiros que se reunem, mas normalmente não para jogar capoeira ou tocar samba. A feijoada rola de vez em quando. Viagens curtas de uma hora de trajeto, por exemplo, são ótimas e te levam a lugares maravilhosos aqui nas redondezas de Bonn. Se você tiver a oportunidade de alugar um carro e dirigir por ai, com navegador, conhecerá lugares lindos. Quando você vem? Abraço

      Excluir
  12. Oi Arlete! Adorei o seu blog, estava pesquisando sobre Bonn, e encontrei sem querer. Estou em Köln a 2 semanas, mas já estou meia entediada da cidade,e com o Volkshochschule, não sou muito disciplinada e esse tal alemão também não ajuda, risos! Estou pensando em pegar o trem e passar o dia aí, li que Bonn já foi capital da Alemanha, vi sobre a Beethoven House, e a Catedral de Bonn, além do parque lindo que vi no seu blog, você me indica mais alguma atração? Obrigado. Um abraço! Já está esquentando, quando o sol vem para ficar de vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline, desculpe a demora pra responder. Talvez voce até já tenha vindo pra Bonn. De qualquer forma, eu não sei que tipo de passeio você gosta, mas acrescentando ao que você já conhece, tem o Museumsmeile, que fica rua que sai do centro da cidade e vem aqui a Adenauerallee, também conhecida como B9. Você pode caminhar do centro até o Rheinauepark passeando por esta rua e vendo os vários museus que tem por ali (sao 3) mas tem também a casa de um cara famoso (Ernst Moritz Arndt Haus). Tem tanta coisa pra se ver por aqui, cemitério com pessoas famosas, poppeldorfallee, os jardins da universidade, os antigos palacios do governo. Vou te passar um link pra voce dar uma olhada. Outro passeio é ir pra Dusseldorf, que fica pro norte de Colonia e é uma cidade muito bonita também. Você pode passear em Konigswinter e ir até o Drachenburg e Drachenfels, só tem que pegar o metro 66. http://www.bonn.de/tourismus_kultur_sport_freizeit/bonn_ist_kultur/museen/index.html?lang=de
      E se quiser me visitar, será muito bem-vinda. Quando vier, podemos nos encontrar. Abraço

      Excluir
    2. E você está fazendo o que por estas bandas, Aline?

      Excluir
    3. No link abaixo, você escolhe o que quer ver. Tem centenas de lugares pra visitar em Bonn. http://www.general-anzeiger-bonn.de/freizeit/freizeit-guide/

      Excluir
    4. Arlete, obrigado pelas dicas. Ainda não fui para Bonn, passei por aí mas não entrei na cidade, fui para Cochen, região do Rio Mosel... Muito legal lá, inclusive achei os alemães de lá mais alegres! Então vim acompanhar o meu marido, em Julho volto para o Brasil. Um abraço. Parabéns pelo blog, muitas das suas impressões são parecidas com as minhas.

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin