sexta-feira, 5 de abril de 2013

Nadar é preciso


Eu não sei nadar e sou (ligeiramente) frustrada por isso. Tentei aprender quando adolescente, mas, por um problema de coordenação, respirei dentro d'água e soltei o ar fora e tive a primeira experiência de afogamento. E daí, nunca mais tive coragem de enfrentar o elemento. Minha filha, pelo contrário, adora. E estamos tentando incentivar isso. Acredito que aprender a nadar na Alemanha é muito mais fácil devido ao apoio dos vários níveis de governo e de clubes esportivos espalhados por todas as cidades. Mas não é só apoio, é exigência também. Natação faz parte do currículo da educação básica, ao menos aqui no Estado em que moramos - Nordrhein Westfalen. Normalmente, as aulas de natação em escolas que não tem piscina ou que ficam longe de uma, começam a partir da terceira classe.
Com receio de que minha filha viesse a ter problemas de adaptação e por ser algo que ela sempre quis aprender e que consideramos importante pro resto da vida, contratamos um professor particular. Na verdade, ele é o Bademeister de uma piscina pública em uma vila aqui perto de casa. As aulas não são baratas (20 euros por meia hora) mas são eficazes, melhor do que se ela fizesse um curso com várias crianças. Ela apresentou um desenvolvimento muito grande e já está com o título bronze. O que é isso?

Após um horrível acidente no litoral norte da Alemanha, onde várias pessoas morreram afogadas, foi fundada em 1913, em Leipzig, uma organização chamada DLRG - Deutsche Lebens-Rettung-Gesellschaft (organização alemã de salvamento). O intuito principal desta organização é evitar a morte por afogamento. Isso é feito através de serviços de proteção dentro e ao redor de áreas aquáticas, bem como cursos fornecidos por instituições ou pessoas vinculadas à organização (como é o caso do professor da Lara) seguindo um padrão apresentado através de títulos, representados por um certificado/passaporte (Schwimmpass) e um distintivo pra ser bordado no maiô, dado à criança ou jovem que atingir os requisitos de cada título.

Primeiro título - Seepferdchen ( cavalo marinho)

A criança tem que atingir os seguintes requisitos básicos:


  • Pular da borda da piscina.
  • Nadar 25 metros (uma piscina)
  • Mergulhar da superfície da água e buscar um Tauchring (um anel pesado que não boia) no fundo de uma piscina com profundidade à altura do ombro.


Segundo título - Bronze


A criança tem que atingir os seguintes requisitos:




  • Mergulhar da borda da piscina
  • Nadar 200 metros (8 piscinas) em, no máximo, 15 minutos
  • Mergulhar da superfície da água e buscar um Tauchring no fundo de uma piscina com 2 metros de profundidade.
  • Mergulhar de um metro de altura ou um mergulho inicial (Startsprung).
  • Conhecimento das regras de natação.

Terceiro título - Silber (Prata)

A criança/jovem tem que atingir os seguintes requisitos:
  • Startsprung 
  • Nadar 400 metros (16 piscinas) em, no máximo, 25 minutos, sendo 300 metros nado de peito e 100 metros nado de costas
  • Mergulhar 2 metros  da superfície da água e buscar um Tauchring - duas vezes.
  • Nadar 10 metros sob a água 
  • Pular de 3 metros de altura
  • Conhecimento das regras de natação e auto-salvamento.

Quarto - Gold (Ouro)

Somente para crianças acima de 9 anos.

A criança/jovem tem que atingir os seguintes requisitos:

  • Nadar 600 metros (24 piscinas) em 24 minutos
  • 50 m nado de peito em, no máximo 1m10s
  • 25 m nado Crawl
  • 50 m nado de costas sem uso dos braços ou 50 metros de nado Crawl de costas
  • 15 m de nado sob a água
  • Mergulhar 2 metros da superfície da água e buscar 3 Tauchringen em 3 minutos e com                três tentativas somente
  • Mergulhar de 3 metros de altura.
  • 50 m nado com carga, empurrando ou puxando
  • Conhecimento das regras de natação
  • Prestar socorro em caso de acidentes em piscina, barcos e gelo (auto-salvamento e de terceiros).

Estes são os títulos para crianças e jovens, mas existem vários outros como, por exemplo, para adultos, nado para salvamento, mergulho com snorkel etc. Tem inclusive os campeonatos em cada categoria, todos administrados pela DLRG e fornecidos por instituições e clubes espalhados pela Alemanha. Não é preciso fazer aulas para fazer as provas. Na piscina onde levo a Lara, tem pais e até avós que ensinam filhos/netos a nadar  dentro dos parâmetros exigidos para cada nível/título e depois é só agendar a prova com o Bademeister. Mas tudo isso só é oferecido porque existe estrutura tanto pública quanto dos clubes que toda cidade e até vila tem.  E é bom saber que ter o título não é uma exigência, saber nadar é.

Como mãe que não sabe nadar e que tem um grande certo medo de água, eu aconselho a colocar os filhos o mais cedo possível em contato com as regras e práticas de natação e salvamento para que não tenhamos um problema com a escola e/ou com a criança (trauma, não querer ir pra escola, ser vítima de chacota) quando esta for obrigada a fazer as aulas de natação na escola. Além disso, saber nadar (tendo títulos ou não) é um recurso e habilidade importante para a vida de qualquer ser humano, uma forma de evitar que, por medo ou incapacidade, este se prive da alegria de poder participar de atividades de recreação aquática ou de poder se livrar de um acidente fatal para si ou para outrem. Eu que o diga!




3 comentários:

  1. Parabéns para a Lara e para vocês também pela iniciativa! Nadar 200 m em 15 minutos é bastante - e achei puxado para uma criança, mas tem que ser assim mesmo. A gente também já colocou o Renato na natação, método Gustavo Borges, e por enquanto é só "brincadeirinha", sem muita rigidez de tempo e distância.
    Beijinhos na sereia

    ResponderExcluir
  2. Colocamos o Ângelo na natação após ele desembestar em direção à piscina "para encontrar o vovô e a vovó": ele tinha 2 anos e meio! Quase que fui pra dentro da piscina com câmera fotográfica e tudo.

    Depois de quase 3 anos de natação, hoje em dia ele está completamente à vontade e já é capaz de nadar sem as boinhas, embora isso às vezes nos aperte o coração. Por outro lado, aqui só com academia de natação mesmo, a qual já é bem cara. Beijinhos a todos e boa primavera.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Vi que voce gosta de comentarios - eu tambem! - e como eu sou uma comentadeira de plantao ja cheguei por aqui botando o bedelho em tudo. haha
    Oi! prazer, tudo bem? Eu gostei muito do titulo do seu blog... =)
    E sabe... minha mae sempre teve medo de agua... ela caiu de uma lancha quando tinha 7 anos e nunca mais teve coragem de entrar na agua.... O que ela fez? Colocou os 3 filhos na natação desde que eramos beeeem pequenininhos. Ok, no brasil nao tem toda essa organizacao maravilhosa daqui das terras zoropeias, mas eu aprendi direitinho... Confesso que tenho certa fobia de mergulho, ainda nao fiz o curso... mas nao eh pela agua em si, eh por pensar em estar no meio do mar e ter um tubarão (obrigada, Steven Spielberg, pelo trauma).
    Todo esse bla, bla, bla pra dizer que voce fez mais do que o certo em colocar seus filhos na natacao... Eles nao terao medo e voce provavelmente vai perder o seu - minha mae perdeu.
    beijao

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin