segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Long way round, long way down

Seguindo a linha da minha colega de Blog, Sandra Santos, resolvi falar sobre uma serie que estou assistindo em DVD. Trata-se do documentario-aventura "Long way round" e sua sequencia "Long way down". Eles sao estrelados pelo famoso ator Ewan McGregor ( Trainspotting, Down with Love, Moulin Rouge, Star Wars) e o nao-tao-famoso Charley Boorman ( nao me perguntem que filmes ele fez). O que me impressiona no filme 'e a capacidade que eles tiveram de, atraves da amizade e amor comum por motocicletas, tornar sonho realidade e ainda ganhar dinheiro com isso.
Fazer do seu trabalho um hobby, ou do seu hobby, uma forma de ganhar seu sustento, ou simplesmente faturar uma bufunfa, deve ser o melhor meio de ganhar a vida. E, infelizmente, isso nao acontece pra todo mundo. Trabalho e prazer aparentemente nao andam de maos dadas. Ter que esperar as ferias chegarem para descansar, ter um pouco de aventura ou conhecer o mundo 'e o que normalmente ocorre, quando ocorre.
Quando decidiram dar a volta ao mundo de moto, saindo de Londres com destino a Nova York (Long way round) e depois resolveram ir da Escocia ate Cape Town, atravessando toda a Africa (Long way down), encararam toda a preparacao - producao, contratacao de pessoal, burocracia para vistos, patrocinio ( com boas puxadas de tapete) treinamentos de sobrevivencia, cursos de primeiros socorros, preparacao fisica - como parte da aventura, sem contar os contratempos e situacoes inesperadas durante os 3 meses de viagem longe da familia. E fizeram dessa aventura um negocio lucrativo.
Foi uma realizacao pessoal, profissional e financeira.
Assistir ao filme como simples passatempo foi divertido, afinal eles sao atores e engracados e o McGregor 'e um colirio para os olhos. No entanto, refletir sobre amizade, cumplicidade, companheirismo, determinacao, viver a vida intensamente e menos passivamente, ter um hobby e paixao pela profissao, me deixou meio down. E nao foi um long way down, nao. Na verdade, pra eu ficar down, foi rapidinho. Principalmente, quando eu me dei conta que ja estava ha 3 horas deitada no sofa comendo um lanchinho basico a uma hora da manha, o que certamente nao 'e um long way pra ficar round.
Foi um tapa com mao de luva de motoqueiro na minha cara.
PS: A trilha sonora 'e uma delicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin