terça-feira, 17 de março de 2009

'E possivel contar um monte de mentiras dizendo so a verdade.



"A verdade 'e um ponto de vista".

"A verdade so tem um lado".

Na epoca em que eu fazia Jornalismo (ha muuuuuito tempo), eu me sentia fascinada por esta propaganda da Folha de Sao Paulo porque expressa bem o que a verdade pode ser. As estatisticas dizem que a Alemanha esta envelhecendo, pois o indice de natalidade 'e baixo e o atendimento medico 'e adequado, aumentando a expectativa de vida. No meu predio, a media de idade 'e 45 anos. Isso, se considerarmos a Lara (unica crianca), pois a grande maioria tem acima de 75. Essas pessoas estavam, no minimo, entrando na adolescencia durante a Segunda Grande Guerra. Apesar desta epoca da historia alema e do mundo estar diariamente nos programas de TV e as livrarias terem prateleiras inteiras dedicadas ao tema, ela 'e um tabu e deve ser evitada em conversas informais entre conhecidos, principalmente com pessoas idosas. Primeiro, porque nenhum deles iria afirmar que era a favor da politica nazista, muito menos que participou ativamente do acontecido. Aqui na Alemanha, negar a existencia do Holocausto 'e crime e ler o livro "Mein Kampf"(Minha Luta), escrito por Hitler, 'e proibido. Por isso, nunca sabemos que apito o vizinho tocou naquela epoca ou se ainda mantem as mesmas ideias e ideais. E ai a gente toca a vida sem saber se foram perseguidos ou persecutores (essa palavra existe?) . Agora, os jovens, talvez por ignorancia ou puro preconceito, estao reativando a ideologia nazista, o que 'e muito preocupante, nao so aqui mas em todo o mundo, dada a gravidade do que isso representa e levando em consideracao a velocidade da informacao e facilidade de locomocao.

4 comentários:

  1. Ei Arlete!
    Postei la no meu blog um meme para voce responder.
    Passa la, ok?
    Beijos pra voce e pra Lara

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse! Quero escrever sobre esse tema também, mas primeiro quero ler a análise que fizeram dos jovens alemaos. Mas eu já tive oportunidade de conversar com alguns velhinhos sobre a vida deles durante a Guerra aqui, e pra mim foi muito interessante ouvir deles histórias reais.
    Um beijo,
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc. Eu tenho medo, sabia? Tem alguns jovens aqui q me olham de um jeito q dá medo. Sei q pode ser neura minha, mas do jeito q as coisas estao, está difícil ser estrangeiro sem neura. E é engracado pois dois movimentos inversos estao acontecendo cada vez mais na Alemanha, ou seja, por causa da globalizacao muitos jovens tb estao se tornando mais apaixonados pelos estrangeiros e por culturas diversas e na contramao cresce também a xenofobia por parte de outros jovens nacionalistas. Espero q o bem mais uma vez venca! Bjks!

    ResponderExcluir
  4. Tudo de Bonn. É bem isso, nos dois sentidos. bjo. Parece que conheço mais você agora do que todo o tempo anterior...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin