quinta-feira, 9 de abril de 2009

Pascoa




A Pascoa geralmente acontece junto com a chegada da primavera, entao sao dois motivos para comemorar. Tudo vira uma festa. Principalmente, porque o feriado dura quatro dias, da sexta ate a segunda feira, e as escolas tem a Osternferien (ferias de pascoa) que vai ate o domingo seguinte.

De fato, a Pascoa ja comecou aqui ha 2 meses, com os supermercados e lojas cheios de produtos direcionados a celebracao. Nao sao so ovos ou coelhos de chocolate. Tambem tem um monte de coisa pra decoracao: coelhos de porcelana, toalhas, guardanapos, roupas, livros infantis e de artesanato, ovinhos de plastico, iluminacao, apetrechos para decoracao de arvores e vitrines de lojas etc.
Mas o forte mesmo sao os ovos de galinha. Existem centenas de produtos para enfeitar os ovos de verdade. Eles sao pintados, tingidos, decorados com decalques e colocados em uma cesta de vime numa caminha de capim seco. Esta semana , o Amanzor, a Lara e eu pintamos ovinhos, mas so a casca (foto). O Amanzor, o mais paciente e menos nojento aqui de casa, fez um furinho de cada lado dos ovos, que ja estavam vencidos na geladeira, tirou todo o conteudo (Argh), deixou secar e entao comecamos a pinta-los. Tinham varios, mas a delicadeza da dona Lara quebrou uns quatro.
Na segunda-feira fui buscar a Lara no kindergarten e ela quis me mostrar o ovo que pintou e que estava "dormindo" junto aos das outras criancas em uma cesta. Entao, a professora me disse que foram cozidos e decorados para serem comidos na quinta-feira, ultimo dia de aula antes das ferias de pascoa. Eu fui logo dizendo que a Lara nao come ovo, o que 'e verdade. Mas eu diria isso mesmo que nao fosse, pois comer ovo cozido 4 dias antes e ainda fora da geladeira ninguem merece.
Falei com minha amiga baiana sobre minha repugnancia e ela disse que aqui eles cozinham os ovos e os enfeitam ATE DUAS SEMANAS ANTES, para serem comidos no domingo de pascoa. No principio, ela disse que se recusou a comer, mas como viu todo mundo comendo na casa da sogra, arriscou e so achou que estava um pouco mais duro do que o cozido na hora. Desculpem os amantes de ovos, mas meu estomago virou. E o seu?

Um comentário:

  1. eu tbm nao como isso nem se me pagar. o miguelzinho ganhou um no supermercado e eu abri para ver o cheiro do "trem". claro que ele foi direto para o lixo, ne?
    hehehehehehehehe
    beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin