domingo, 12 de abril de 2009

Passeio na Pascoa

Fiquei a semana inteira planejando um passeio para o feriado de Pascoa, que aqui dura 4 dias. Para Berlim ou Hamburgo, estava muito caro. Para Paris e Floresta Negra, alem de caro, pensar em ter que dirigir 5 horas, ja fiquei cansada.
Na ultima hora, pensei em ir para Ruedesheim am Rhein, uma cidadezinha ao sul na beira do Reno, onde ja tinhamos ido de passagem. A viagem ate la 'e linda demais. A maior parte da viagem de 2 horas 'e beirando o rio e podemos ver os vinhedos e castelos, que por sinal sao muitos, dos dois lados do Reno. A cidade 'e uma graca e descobrimos um museu particular de caixas de musica e instrumentos musicais que tocam sozinhos, muitos sao maiores do que um guardaroupa e mais caros do que uma Mercedes do ano. Deu pra se ter uma ideia de como chegamos ao disco de vinil e ao iPod.






Depois, resolvemos ir para Wuppertal, uma cidade ao norte ha 1 hora daqui, onde tem um Zoo enoooorme e que esta fazendo propaganda do novo habitat dos pinguins. Vimos tambem que havia a possibilidade de passear num vagao do "Schwebebahn" - um trem suspenso cujo trilho fica no teto- no qual o imperador Wilhelm II viajou em 1900.



Quando entramos na cidade, descobrimos que ela faz parte do "Umwelt Zone". Desde o ano passado, as grandes cidades da Alemanha estao aderindo a um sistema de protecao ao meio ambiente. Voce apresenta o documento do seu carro em redes de automecanica e eles definem qual 'e o fator poluidor do seu carro de acordo com o combustivel e emissao do veiculo. Entao, voce adquire um selo - vermelho, amarelo ou verde - por 5 euros que deve ser colado no parabrisa do carro. Bonn ainda nao aderiu. Mas se voce for pra Colonia, Dusseldorf entre outras e se voce nao tiver este selo e for pego, por fotos ou policia, recebe uma multa de 40 euros. Nos nao tinhamos o selo e nao conseguimos compra-lo, porque era feriado e tudo estava fechado. Ninguem nos parou. Entao, so espero que nao tenhamos sido fotografados.

O passeio de trem nao foi la nenhuma Brastemp, afinal, Wuppertal 'e uma cidade industrializada que nao tem muitos atrativos arquitetonicos ou paisagisticos, mas a estrutura da coisa 'e interessante. Na viagem, serviram cha e bolo e olha que nada caiu da mesa.




O Zoo 'e muito bem planejado e cuidado e o dia estava lindo com um calor gostooooso, pra nos que somos brasileiros, porque para os ursos...






Depois fomos para o hotel que fica bem do lado do Hauptbahnhof (estacao central) da cidade. Muito bom, quarto super grande e silencioso e proximo ao centro. O que 'e bom e ruim. Bom, porque 'e perto do que deveria ser o quente do local ; e ruim, porque normalmente 'e onde se encontram os bebados, drogados e estranhos do pedaco. Mas ate que estava tranquilo. Fomos ate o centro e me lembrei de Sao Paulo. Nada pra se ver e um montao de lojas. Pelo menos, nao havia os camelots. Jantamos, voltamos para o hotel e dormimos feito pedras desde as 20h30. Como percebemos que nao tinha o que se fazer na cidade, comecamos a procurar passeios para fazer ate as 15hoo do domingo, horario de partida do trem. Resolvemos visitar a ponte "Muengstener Bruecke", que na verdade 'e um trilho de trem com um vao de 107m de altura. Nao tinha um lugar pra parar e parei numa vaga de deficiente, porque ia ser rapidinho (segunda infracao em 2 dias). Ai, aguenta os olhares dos alemaes...






De la, resolvemos ir para Neandertal. A cidade do homem de... Neandertal, ora. Na area em que foram descobertos os ossos, existe um museu maravilhoso sobre a evolucao da raca humana. O pessoal do museu teve um trabalho danado para espalhar ovos de pascoa - de verdade, cozidos e pintados nao-sei-quando, para a criancas acharem. Foi uma diversao pra Lara, que achou 9, mas nao comeu. Pra nos adultos, deu pra questionar uma serie de crencas, religiosas ou nao, sobre a nossa origem e racas e tambem se a evolucao do corpo foi realmente positiva. Deu tambem pra saber o porque do homem, ao comecar a caminhar sobre duas pernas, ter sido chamado de "Homo Erectus". A razao esta na foto abaixo. Para os mais exigentes, bastava jogar um pedaco de pele de mamute em cima do rosto e pronto.



3 comentários:

  1. Oi, Arlette!
    Parte da família do meu marido mora em Wuppertal (mas eu nao conheco quase nada da cidade...).
    Pelo que eu entendi, vc já está como seguidora do meu blog (apesar de eu nao saber como ativar isso...rs... só sei postar e escrever comentários!).
    Tenha uma boa viagem!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Cunhada, nada como conhecer tuudoo... !! Chegou na parte que o homem (masculino) dá uma cacetada na cabeça da mulher e sai puxando-a pelo cabelos?

    Será que elas tinham corpo tão proporcional??? Se for isso só pioramos com o tempo... ihihih

    ResponderExcluir
  3. arlette, que pena nao vir para a floresta negra. mas, quando animar saiba que eh minha convidada, viu?
    beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin