domingo, 17 de maio de 2009

Quanto mais viajo para o Brasil, mais gosto da Alemanha II

Pensando bem, comparar cidades tao diferentes 'e meio complicado e ate injusto. Mas na verdade, a comparacao se faz mais em como me sinto em cada uma delas e o que poderia ser feito para o certo de uma dar certo na outra.

Bonn 'e uma ex-capital federal e Sao Paulo 'e a capital de um Estado. No territorio brasileiro devem caber umas 5 Alemanhas. A Alemanha tem 80 milhoes de habitantes, Sao Paulo, 17 milhoes e Bonn, miseraveis 320 mil. Mas essas sao as unicas razoes das coisas funcionarem melhor aqui do que em SP? O que sera que faz elas serem como sao? De quem 'e a culpa?

Vejamos a questao da pobreza, educacao, violencia e transito em Sao Paulo/Brasil.

Quando o governo brasileiro decide dar vale transporte, bolsa familia, vale gas, pagar pra crianca ir para escola, existe um coro que acha isso um absurdo porque vai fazer com que esses "folgados" deixem de dar duro para obter o proprio sustento e passem a viver unica e exclusivamente as custas do governo, ou seja, deles, supostos pagadores de impostos ( existe uma palavra pra isso? Talvez "impostores". Ah me lembrei: contribuintes). Falam isso com a boca cheia como se uma pessoa pudesse viver com, digamos, mais ou menos 300, 400 reais por mes?

Quando o governo cobra 27,5% de imposto de renda de quem ganha mais, acham um absurdo e argumentam que no Brasil nao se veem os impostos se reverterem em servicos para a populacao ( e na maioria das vezes 'e por isso que sonegam), sendo que muitos deles nao se enquadram na populacao que usa boa parte desses servicos. Os hospitais sao terriveis, o que forca quem tem dinheiro a pagar um plano de saude particular; as ruas sao esburacadas e quem tem carro, reclama; as escolas publicas sao uma porcaria, por isso quem tem dinheiro paga escolas e faculdades particulares para seus filhos ou bancam os cursinhos carissimos para que seus filhos consigam disputar uma vaga em quais universidades? Nas publicas. Essas sao boas e deveriam ser para todos, mas na realidade 'e mais para uns do que para outros, sendo que esses outros sao os que agora tem quotas garantidas. E a culpa 'e do governo.

Quando o calo aperta, quem tem empresa demite e ainda diz que a culpa do desemprego 'e do governo. Se o desemprego aumenta, a economia esfria porque nao tem consumo e se nao tem consumo nao tem producao, se nao tem producao, pra que ter quem produz? E esses desempregados, ou subempregados nao tem dinheiro pra pagar previdencia, plano de saude, escola e nem tem carro pra reclamar dos buracos nas ruas, principalmente porque sao estes que os embalam em seu sono trepidante nos onibus que circulam pela cidade e que levam o dobro do tempo pra chegar ao destino por causa dos congestionamentos provocados basicamente por quem tem carro velho, novo, grande, pequeno, importado, nacional, pois 'e muito mais conveniente e confortavel do que usar onibus ou metro junto com o povao e ai esta o motivo do congestionamento. (UFA!)

Quando o pobre cansado de andar de conducao, sonha com a compra de um carro, acaba comprando aquele que nao tem nem mais condicao de circular, mas esta la - na verdade, mais pra la do que pra ca. Entao, vem o governo que acha que aquecer a economia 'e fazer o povo comprar carro, pagar o olho da cara em prestacoes a perder de vistas, em vez de dar condicoes para que comprem a vista. Isso faz o coitado achar que as coisas estao melhorando. Um tempo depois, ele perde o emprego e ganha uma divida e, alem de desempregado, passa a ser inadimplente. E cada vez mais as ruas vao ficando atulhadas de carros zero kilometro lado a lado com os de 2 digitos de idade que tentam circular em ruas mal projetadas e mal conservadas, com uma engenharia de trafego que, somada a tudo isso, acaba causando acidentes.

E dai vem a insatisfacao, stress, inveja, uso de drogas, violencia, perda do respeito pelo ser humano, desvalorizacao da vida... aiaiai

Vejamos agora a pobreza, educacao, violencia e transito em Bonn/ Alemanha.

O governo alemao tem um programa social de dar inveja a qualquer "folgado" brasileiro. Ele da casa, ajuda de custo e atendimento medico para cada desempregado e 154 euros por cada crianca, independente da situacao financeira da familia, o chamado Kindergeld. A mae tem direito a ficar 1 ano em casa com salario e tem seu emprego garantido na empresa por 3 anos apos o nascimento do filho. O marido pode tirar 2 meses alem da licenca paternidade com reducao de 30% no salario, para ficar em casa. Os planos de saude sao obrigados a pagar por 1 mes uma pessoa para ajudar a mae fresca a cuidar da casa e do filho recem-nascido, isso quando o pai nao tira os 2 meses. Tudo isso, porque ninguem quer ter filho por aqui e a taxa de natalidade 'e de 1,2 filhos por mulher, o que, num futuro nao muito distante, representara um problema serio para um pais que esta ficando velho, com pessoas idosas que vao dobrar os 90 e precisam ter suas aposentadorias garantidas.

Se o governo nao desse esse tipo de ajuda, quem nao tivesse um teto sobre a cabeca ou condicoes de se vestir adequadamente porque nao tem emprego morreria no primeiro inverno. A natureza definitivamente contribui para a selecao "natural" por estas bandas. Tem pobre por aqui? Claro que tem. Mas nao miseravel. Tem drogado, bebado, mendigo que parece que saem dos bueiros quando cai a noite e circulam pela cidade como se fossem zumbis, pedindo dinheiro para manter o vicio ou fazer uma boquinha. E para ajuda-los, existem dezenas de organizacoes governamentais ou nao.

Existem falcatruas? Claro que existem, como uma alema que eu conheco que nao trabalha porque nao quer, tem um filho, o marido ate um tempo atras fazia faculdade e tambem nao trabalhava e ela so usa roupas e acessorios de marca, vive com o cabelo arrumado e as unhas feitas ( o que aqui custa 20 euros, so para fazer a mao) e lamenta nao ter mais dinheiro para manter o estilo.

O governo cobra de 0 a 45% de imposto de renda retido na fonte. Neste valor esta incluido uma taxa de solidariedade que tem-se que pagar para ajudar a levantar a Alemanha Oriental desde a Reunificacao. Nao existe servico de saude gratuito, tipo SUS. Todo mundo, repito, todo mundo tem que ter um plano de seguro saude, publico ou privado. Isso mesmo. Apesar de ser cobrado um imposto tao alto, mesmo a saude publica tem seus planos de saude pagos. Nos, por exemplo, temos um plano publico de 265 euros para nos tres, cobrados diretamente do salario. E ainda temos que pagar 10 euros a cada 3 meses para sermos atendidos em consultorios medicos.Em compensacao, alguns remedios sao pagos pelo plano, integral ou parcialmente, sendo que para as criancas todo atendimento ou medicamento esta incluido. As escolas, mesmo publicas, sao pagas. 'E cobrada uma porcentagem sobre o salario bruto dos membros da familia que trabalham. Alguem que paga 45% de imposto usa os mesmos medicos e mesmos hospitais e muitas vezes, as mesmas escolas de quem paga 0%. Tem gente que reclama? Tem, mas com certeza nao como no Brasil.

Devido a recessao que assola muitos paises - segundo a CNN, o Brasil NAO 'e um deles- o governo alemao lancou um pacote de medidas para aquecer a economia. Entre eles, esta o "Abwackpraemie", que consiste no seguinte: quem tem um carro com mais de 9 anos de idade e tem interesse em comprar um carro novo, deve-se dirigir a uma concessionaria, entregar o seu carro por 2.500 euros, que nao vira diretamente para sua mao mas que sera abatido do valor de um carro novo, e o carro velho sera destruido. Desta forma, o governo tira das ruas os carros supostamente em condicoes nao tao boas de circulacao e aquece o comercio de carros, aumentando a demanda, aumentando a producao, criando empregos. Quem tem dinheiro na mao, consome, consumo maior, economia aquecida.

No que se refere a transito, a Alemanha 'e um dos poucos paises da Europa que nao cobram pedagio em suas estradas, mesmo assim elas sao um tapete. Voce pode confiar que nao vai encontrar buracos em nenhuma ruela, rua, avenida ou Autobahn. A engenharia de trafego realmente funciona, se existe uma obra na estrada, toda a sinalizacao 'e alterada, nao existem entradas e saidas de estrada que podem vir a causar qualquer tipo de risco para o motorista. Os engenheiros daqui sabem o que 'e forca centripeta e centrifuga e as levam em consideracao quando definem a inclinacao das estradas e suas curvas. Todo mundo segue as regras de transito e isso faz com que voce nao tenha que se preocupar tanto com os alvos moveis ou pessoas fazendo cag...adas no transito.Tem quem as faz? Claro que tem, por desconhecimento ou impericia, mas raramente por imprudencia. Principalmente, porque aqui as punicoes realmente funcionam.

O respeito pelo consumidor tambem 'e um fator importante a ser considerado quando se refere a carro. O meu 'e um VW Golf diesel que faz 850 kilometros na cidade com um tanque de 46 litros. Um carro nao sai de fabrica fazendo barulho, nem comeca a fazer barulho estranho depois de 5000km, nem desmonta de tanto sacudir ou cair em buraco nas ruas. Obrigatoriamente, todo automovel deve passar por inspecao anual e 'e tirado da rua caso nao tenha condicoes de circular ou polui demais (igualzinho no Brasil), por isso um carro com 800 mil kilometros rodados ainda 'e considerado em bom estado. Mas tambem, pudera. A maioria 'e carro nacional: Mercedes, Audi, BMW e o meu bom e velho VW!!! :)

Aqui 'e Bonn, mas nem tudo 'e bom. Tem seus problemas tambem. Mas pouquissimos culpam o governo. Talvez porque tenham a nocao correta de como os caras chegaram la. Ja pisaram na bola com o da suastica, entao... E como dizia o filosofo "Dercicles do Baeta": "Cada povo tem o governo que merece". Nada menos porque numa democracia 'e o povo que escolhe o governo. E ainda bem que vivemos numa democracia aqui e la e podemos reclamar e emitir nossas opinioes sem o risco de sermos presos, torturados ou amanhecermos enforcados numa cela. Caso contrario, do jeito que eu sou medrosa, a ultima coisa que eu ia fazer era ter um blog.

PS: Nao falei sobre violencia. Fica pra depois.

5 comentários:

  1. Oi Arlete, descobri seu blog lá no orkut. Adorei! Parabéns! Você escreve muito bem, com estilo e respeito à norma culta do português, diferente de muitos blogs de brasileiros no exterior. :-)
    Mas se quiser melhorar ainda mais e usar acentuação, saiba que o Windows tem um método de transformar o teclado alemão em teclado brasileiro. Eu, por exemplo, escrevo o tempo quase todo em português (sou tradutor de alemão-português) e uso um notebook alemão. No Windows XP, esse recurso se chama "Eingabegebietschemaleiste" e costuma ficar no canto superior direito ou na barra de ferramentas (Taskleiste). Em vez de DE para alemão, você escolhe PT para português e usa como se fosse um teclado brasileiro (ABNT). Mas tem de se lembrar como era o teclado brasileiro, para decorar as equivalências. Por exemplo, no teclado alemão, a tecla "ö" equivale ao "ç" e se você teclar "ü" e "a" um depois do outro o resultado é "á". Não é complicado, mas ajuda bastante a tornar o texto da gente mais gostoso de ler, principalmente quando já se tem um estilo legal, como o seu.
    Vou acompanhar seu blog depois que voltar do Brasil (amanhã viajo de férias para a terrinha baiana).
    Abraços,
    Fabio

    ResponderExcluir
  2. Ola, Fabio,
    Obrigada pela dica, mas o meu computador tem sistema e teclado em ingles. Se voce ler o meu primeiro texto do blog, vai ver porque eu nao utilizo o teclado alterado para portugues, o que so faco para escrever documentos. Talvez mais pra frente quando tiver mais tempo de escrever e ao mesmo tempo pensar onde estao as teclas, eu faca isso.
    Obrigada pelo comentario e continue me acompanhando, nao escrevo com tanta frequencia, mas gostaria muito que voce lesse meus textos e continuasse a fazer comentarios.
    Encontrei esta semana no Orkut, uma amiga da faculdade de jornalismo que passou a ser tradutora de alemao-portugues como voce. O nome dela 'e Rita Machado e esta na minha lista de amigos. Se quiser entrar em contato...ela 'e simpatississima. Tenho uma amiga que mora aqui perto de casa que 'e da Bahia.
    Bjs
    Arlete

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fabio,
    Esqueci de dizer que fomos para o Brasil e decidimos comprar um Notebook la pois o nosso esta com problema. Nao tivemos coragem. Comprando aqui sai 400 euros mais barato! Entao, decidimos comprar um da Dell e encomendamos um com teclado e sistema operacional em ingles. Assim que tiver um pouco mais de tempo, vou tentar utilizar a versao portuguesa do teclado. Mas voce deve saber que dona-de-casa com crianca pequena nao tem tempo nem de pentear o cabelo e eu nao abro mao de usar o meu tempo das 22h a 1 da manha para escrever no blog, e se comecar a demorar muito pra escrever usando acentos, infelizmente, vou continuar como esta. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Arlete li e discordo de muita coisa. Nao que seja mentira, mas discordo de comparacoes incomparáveis. Discordo qdo as pessoas nao se atentam que estamos falando de países, histórias, processos, totalmente diferentes. Hoje estudando MBA aqui na Alemanha, estou tendo contato com muitos alemaes esclarecidos, principalmente os professores e ontem mesmo tive uma aula de macroeconomia que pegou fogo, devido às inúmeras críticas dos alemaes em relacao à muita coisa que acontece por aqui. Atrás de todas acoes "sociais", tem muita coisa política como sempre e essas acoes tem um limite. Segundo ouvi ontem o limite está chegando, pois a populacao está envelhecendo, o número de imigrantes está estourando, o número de desempregados só cresce, e o governo nao sabe mais como manter tantos benefícios, sem aumentar juros e contribuicoes de cada cidadao. Acredito sim que estamos em patamares de desenvolvimento economico e social completamente diferentes, mas o Brasil ainda é jovem e vem sim melhorando, embora poucos brasileiros gostem de admitir isso. Como você, eu precisaria escrever quase um livro para ser mais objetiva no que gostaria de dizer, mas sei que nao vale a pena, pois sao pontos de vista completamente diferentes e eu jamais seria arrogante em dizer que eu estou com a razao. Simplesmente, gostaria de usar esse espaco para esbocar que sou contra a forma como colocou as coisas. Bjks! Má.

    ResponderExcluir
  5. Ola, Maira,
    Lendo o seu comentario, nao consegui encontrar as divergencias entre o que eu disse e o que voce disse. Quando eu digo que aqui se cobra 45 % de imposto, nao quero dizer que isso 'e correto. A populacao esta envelhecendo, poucos jovens no mercado. Eu tambem falei sobre isso. Desemprego. Tambem nao discordamos.
    Tambem disse sobre o indice populacional e tamanho dos paises, esqueci talvez de dizer da idade de cada pais.De uma olhada no comentario que fiz ao comentario do meu amigo jornalista Marco, no post anterior a este. Voce vai ver que nao discordamos tanto , nao.
    o fato das comparacoes serem incomparaveis. Tambem falei sobre isso. E disse que a comparacao se faz na minha experiencia la e aqui.
    O numero de imigrantes esta estourando porque a Alemanha ainda esta absorvendo esta populacao, sem falar que eles precisam de mao de obra para subemprego e para mao de obra qualificada como 'e o caso do meu marido. Fico com medo de ouvir que o limite esta chegando, porque muitos demonstram este limite com preconceito e agressao.
    Os beneficios sao muitos. Tambem concordamos. Os alemaes criticam, falei que nem todos.
    Nao viajei muito pela Alemanha nem pelo Brasil. Mas conheco bem Bonn e Sao Paulo, por isso, me limitei a compara-las. Sendo que algumas comparacoes sim, servem para o restante desses paises.

    Alias, muito do que apresento 'e fato e nao pura opiniao minha. E critico inclusive o habito das pessoas em vez de tomarem as redeas da situacao, culparem o governo por tudo, mas continuam sonegando e jogando lixo nas ruas. Mas, como voce disse, isso da um livro. Mas o livro nao nos da a possibilidade imediata do blog de acrescentar e trocar ideias, fazer e ouvir comentarios e de em futuros textos ate mudar de opiniao.
    E como diz o "velho deitado" ingles: It takes all sorts to make a world. Que bom que temos opinioes diferentes, caso contrario, o mundo (das ideias)seria uma chatice.
    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin