sábado, 11 de julho de 2009

Os olhos da cara

Uso óculos desde os 11 anos e sempre tive dificuldade em fazer o teste de vistas, pois fico confusa entre "este esta melhor ou pior? E este, melhor do que o anterior ou pior do que o posterior?". Eu fico toda perdida. Mas, até então, eu só havia tido um problema em conseguir um óculos adequado, e isto foi em SP.
Fui só fazer um checkup e minha médica estava de férias. Um outro médico me examinou, disse que precisava mudar de óculos, receitou um com o qual eu não via nada. Fui reclamar e ele disse que os óculos estavam certos, eu é que tinha que me acostumar com eles. Eu nunca tinha visto isso. Com a orientação de um dono de ótica, voltei à clinica, passei com a minha antiga médica, ela disse que eu não precisa de óculos novos e o médico teve que pagar pelos óculos que fiz.
Até 2007 eu vinha usando estes mesmos óculos há 5 anos. Ele servia para tudo: longe, perto, direção, ler, usar computador, dormir. De repente, em 2 semanas eu não conseguia mais ler com ele e nem ver as horas no meu relógio de pulso. Já era final de novembro e com férias marcadas para o Brasil para dezembro, procurei um oftalmologista. Esperei uma semana pela consulta com a idéia de pegar a receita e fazer os óculos na terrinha. Qual não foi minha surpresa quando ele me disse que eu não tinha nada nos olhos.
"Mas eu não estou enxergando direito!".
"Ah, então tem que procurar um optometrista".
"Hã?"
"Eu não posso receitar óculos, eu só vejo se você tem algum problema nos olhos e não nas vistas."
"Ah bom. Agora que eu não entendi nada."
"Provavelmente o que voce tem é velhice. Voce já passou dos 40".
"Então tá. Muito obrigada."
Além de dizer que, como médico, não podia fazer nada, ele me disse que meus olhos estavam querendo me mostrar o que eu não queria ver. Pode? Aqui pode.
Bom, fui para o Brasil em dezembro e minha médica estava de férias e não tive tempo de passar com outro também. Quando voltei para cá, marquei uma consulta numa ótica e de novo ouvi a mesma coisa: "Você precisa de óculos de leitura porque está ficando velha. Aiaiai. Muitas vezes a sinceridade dos alemães me soa como puro sarcasmo, ironia, falta de educação e rudeza (essa palavra existe?). Pode ser realidade, mas convenhamos... Quando ele me passou o preço, senti que além de me chamar de velha, me chamou de pobre: 380 euros só pelas lentes? Tá brincando?
Liguei para a minha ótica no Brasil. Lentes, 60 reais, armação 120. Passei a receita pelo telefone. Minha irmã escolheu uma armação, pegou os óculos e mandou pelo correio. Mesmo assim, saiu só 70 euros. Quando os óculos chegaram e eu os coloquei, eu tive um orgasmo visual. Tudo estava claro, me saltando aos olhos, quase uma visão de raio X.
Sete meses se passaram e de repente os óculos para longe não eram mais necessários, bastava usar os óculos de leitura para tudo e eu podia ler a vida e não só os livros. Estes óculos até mereciam uma propaganda parecida com aquelas das facas Ginsu e das meias de nylon Vivarina. Mas, como em toda propaganda enganosa, não se demora muito pra se ver a verdade. Dois meses depois, eu não conseguia mais ler com eles. E aí começou a saga em busca dos óculos adequados.
Os planos de saúde não cobrem óculos ou consultas ao optometrista, só ao oftalmologista. Então, quem usa óculos tem que arcar com o custo de sua deficiência. Você pode sim ter estes gastos cobertos, mas tem que pagar um extra ao plano de saúde. E então sai elas por elas.
Fui a uma nova ótica que não estava cobrando pela consulta. Foi super rápida, diferente das anteriores talvez por causa da tecnologia envolvida. Conclusão: óculos multifocais ou dois óculos, um pra longe e outro para perto. Valor 595 euros!!!!!! Hã? "Será que eu poderia ter a prescrição?" "Só se a senhora pagar 35 euros pela consulta."
Brasil, lá vai a receita. Mesmo processo. Os óculos chegaram, não enxerguei nada e ainda doeu nas vistas. Levei para a ótica para saber o que estava errado. Alemão não admite que você diga que ele está errado, apesar de adorar fazer isso, principalmente com estrangeiro. Então, só pedi para ele conferir os óculos. Ele disse que os óculos não correspondiam à receita. Perguntou onde eu mandei fazê-los. Disse que no Brasil porque aqui estava muito caro. Ele teve a pachorra de dizer: " Se tivesse feito aqui, pagaria mais caro mas teria óculos bem feitos." Só checaria os meus olhos de novo se eu pagasse. Tá vendo? Não perdeu tempo pra me por o dedo na cara e dizer que eu estava errada!
Passei por uma outra ótica para confirmar o ocorrido e pedi um exame. Vinte euros depois, o cara confirmou que os óculos estavam errados e que a receita estava só um pouquinho diferente do que ele apurou, mas que não faria diferença. Fui para o Brasil em maio e mandei consertar os óculos de acordo com a receita.
Conclusão de novo: não enxergo com os óculos que agora estão de acordo com a receita. Voltei na segunda ótica. Fiquei duas horas e quarenta minutos lá, sendo atendida por dois funcionários que não chegaram a um acordo quanto à graduação adequada pra mim. Eles não veem motivo para eu não conseguir enxergar. Se eles não veem, muito menos eu!!! Eu não vejo e não enxergo! Nunca olhei para os olhos de ninguém, nem do meu marido como olhei para os olhos do cara durante o exame. Já estava quase me apaixonando.
Saí de lá com lição de casa. Por favor, anote a distância de seus olhos até o computador, veja com que olho você enxerga melhor dirigindo a noite com o óculos atual e retorne para que possamos ver o que fazer. Ah, se quiser fazer as lentes com a gente, fica 100 euros por lente mais 30 euros pela montagem, total 460, sem armação. Sem armação, uma ova. Com certeza, estão de armação comigo. Dezembro estamos no Brasil e vou ver minha Oftalmologista, se ela não estiver de férias. Ô mulher que só tira férias.

PS 1 Conselho para quem usa óculos e vai vir morar por estes lados. Antes de viajar, faça um exame de vistas e mande fazer os óculos ainda no Brasil.
PS 2 Fui a um show do Ray Charles no Ibirapuera, e já naquele tempo não enxergava direito. Disse pro meu marido: "Daqui eu não consigo vê-lo." "Não se preocupe, ele também não está te vendo."

6 comentários:

  1. eu tb sofria pra fazer esses testes pq nao me decidia qual "lente" era mais nitida hehe que bom nao ser a unica. Engracado que eu chequei minha miopia no Augenarzt mesmo, e ele me disse as medidas. Mesmo assim fui numa otica e eles mediram de novo, mas pelo menos batia com o que o medico tinha dito. Eu comprei a armacao mais barata com as lentes mais baratas e saiu tudo no final uns 60 euros hehe é pq eu so uso em casa mesmo, ja que prefiro lentes de contato. Oculos pra mim é so em caso de emergencia. bjs!

    ResponderExcluir
  2. Arlete,
    depois desse post com certeza nao vou encarar oftamologista nem esse tal de optometrista, que nao conhecia ate hoje, por aqui. Ah, adorei a frase do seu marido. Já vi que ele e meu marido vao se dar super bem. hhahahahahahaha
    Beijos,
    Liza

    ResponderExcluir
  3. Estamos (eu, Mércia, Luciano e Marco) organizando um encontro. Você não quer pegar um avião rapidinho pra cá e participar do big evento? Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Pô, eu quero também!!!
    Será que dá pra planejar um quando eu estiver ai no fim do ano?
    Quero ver vocês.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Mi,
    Você teve mais sorte do que eu!
    Não acho solução pro meu problema aqui se não for pra pagar caro e ainda correr o risco de não ser o adequado.
    Vou esperar ir para o Brasil, infelizmente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Arlete, estou em falta com você no comentário do Rebento. Caso tenha curiosidade em ouvir a música, na voz do Gil ou da Zizi Possi, vá à rádio Uol e pesquise pela música.
    Beijo,
    Marco.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin