segunda-feira, 27 de julho de 2009

Schrebergarten - Jardinzinhos da periferia



























Minha vizinha brasileira, que mais parece alemã, me convidou para colher amoras no "Schrebergarten" de uma amiga dela que está na Síria. Nunca tinha passado por esta área, que fica a 5 minutos de carro aqui de casa, apesar de meu marido já ter me falado dela, quando de suas pedalanças pelas redondezas.
Os Schrebergartens são lotezinhos de terra cercados e bem tratados que servem para os alemães, que não tem jardim em casa, exercerem sua paixão pela jardinagem e também para no verão terem um lugar onde fazer churrasco e se divertir.
Não existe nenhuma infraestrutura como luz, água ou telefone, somente um abrigo para se guardar os apetrechos que costumam usar quando estão usufruindo da área. Alguns são bem cuidados, com direito até a anões de jardim, outros nem tanto. Alguns somente para se divertir com os amigos e crianças, outros para plantar flores, verduras e até criar cavalos.
Foi um prazer passear em plena segunda-feira de manhã por uma área tão agradável, tão natureba e tão pertinho de casa.

5 comentários:

  1. Isso é uma coisa bem alemã, né? Eu vi em Frankfurt e também em Köln! Aqui onde eu moro ninguém precisa, porque aqui no interior todas as casas geralmente têm jardins enormes... (o que me lembra que eu não cuido nadica do meu, coitadinho) Acho que eu deveria alugar o meu! hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Foi isso o que a Alexandra e eu fizemos, quando nos mudamos para Vinhedo. Encontramos nosso jardim. Hoje ele está sempre florido, de flores, filhos, parentes e amigos.

    ResponderExcluir
  3. Arlette, acho que pelo menos água deve ter... como as plantas seriam regadas?
    (Aqui perto de casa tb tem, sao chamados de Kleingärtnerverein)

    ResponderExcluir
  4. Camila,
    Os Kleingärtnerverein são as associações que existem em determinados locais para gerenciar os Schrebergartens. Quanto à água, já vi gente trazendo grandes containers e as vezes eles tem poços artesianos. Além disso, não se passam muitos dias sem chuva por estes lados.
    Bjs

    Marco,
    Você fez uma coisa muito legal, plantou amizade, amor e companheirismo.Como sempre fez.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin