terça-feira, 1 de setembro de 2009

Post Secrets - quando segredos fazem sucesso

Todo mundo tem interesse na vida alheia e todo mundo tem um segredo cabeludo, jamais contado. Não vem me dizer que não, porque é fato. Daí o sucesso dos blogs, twitters, programas de TV, revistas, jornais, conversas que acabam ou começam em fofoca e mesmo a velha e individual carta mandada pelo correio.
Se aproveitando disso apesar da estória inicial ser mais romântica, Frank Warren resolveu começar um projeto no qual as pessoas criariam artesanalmente um cartão postal e nele contariam anonimamente um segredo verdadeiro. Esse postal seria, então, remetido para o endereço fornecido no site. Hoje a coisa cresceu de tal forma que virou multimídia: livros, palestras, vídeos, internet e...correio - único meio que ainda possibilita a comunicação de forma completamente anônima (nem em confessionário isso é possível). Particularmente, acho que os correios do mundo todo deveriam patrocinar o projeto, pois é um ótimo jeito de reavivar um meio de comunicação em colapso.
Eu descobri este projeto hoje e fiquei impressionada com o efeito que ele teve sobre minhas emoções. O primeiro foi inveja: - "Por que eu não tive essa idéia antes?", pensei eu. Depois, admiração. Afinal é de se admirar como um segredo, mesmo contado para milhões de pessoas, se mantém segredo, porque o segredo da coisa está na pessoa que contou o segredo se manter em segredo. (ui)
É um jeito interessante de ver que muitas vezes segredos alheios podem ser seus também. Lê-los aleatoriamente é uma forma de auto análise (palavras juntas ou separadas?), pois várias sensações aparecem uma após a outra conforme nos deparamos com a variedade do que é contado.
É a chance de ver qual a nossa reação, quando nossos próprios sentimentos - preconceito, tristeza, paixões, rejeições, crenças, aversões fraquezas, pontos fortes, raiva, alegria, arrependimento so on so forth - entram em ponto de bala sem alvo, a não ser nós mesmos . A impossibilidade de postar comentários no blog e redirecionar o que sentimos dá origem a uma viagem à nossa alma, consciência e inconsciência através da liberação do outro - não tão fácil, cara a cara, mas, assim, simples, num postalzinho.
Vejam o video abaixo e me contem o que sentiram. Ou escolham qualquer um dos vídeos aqui.

4 comentários:

  1. eu sempre vou la dar uma espiadinha :) inclusive dei a dica do site tb no meu post de ontem. que coincidencia ne? =) bjs!

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu descobri este blog por meio da Mikelli. Não foi coincidencia, não.

    ResponderExcluir
  3. Arlete,
    Realmente simples e impactante para a alma, bem lega!!! O correio Br tem que liberar mesmo este esquema, brasileiro é um povo criativo vai ficar legal...

    Bjs e adorei os ultimos posts sobre livros...

    ResponderExcluir
  4. Gui,
    Obrigada pelos posts. É sempre gratificante ver que, ao tocar nos teclados, a gente toca em alguém.
    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin