Com a chegada do outono, os dias ficam mais curtos, mais cinzas, mais frios. E hoje deu pra sentir bem que ele chegou mesmo. A temperatura tem estado em torno dos nove graus e com muita garoa. Mas frio não assusta alemão não e como amanhã é feriado e as lojas não abrem, uma multidão corre para o supermercado. Parece preparação para uma catástrofe. Acho que fazer compras e abastecer os armários, dá uma sensação de fartura que juntamente com a luz acesa de dia, o calorzinho do aquecimento central ou da lareira, o ficar em casa, o comer, comer, comer, dá aconchego.
É o tipo de sensação que o Natal traz no final do ano. E talvez por isso ele chegue sorrateiro junto com o outono, invade as lojas com decorações e guloseimas que nos faz engordar como se ainda precisássemos estocar energia para o inverno rigoroso, como se fazia antigamente.Os supermercados estão abarrotados de Spekulatius - bolachas tipicas desta época; stolen - bolos feitos a base de Marzipan e manteiga com bastante uva passa; Lebkuchen - pães de mel, recheados ou não e cobertos com chocolates; e por aí vai.
Já é época de Adventskalender, aqueles calendários bem coloridos e com 24 janelinhas que vão sendo abertas do dia primeiro de dezembro até a véspera de Natal, com uma surpresa em cada uma delas. Tem Adventskalender de todos os tipos, desde os simples com chocolates, até aqueles com brinquedos e minilivrinhos para serem lidos à noite para as crianças, bem como aqueles com ferramentas para os homens e jóias para as mulheres(quero um desse).
Os alemães adoram decorar a casa para as estações do ano e também para comemorações especiais. E nas lojas, nesta época, existe uma sobreposição de decoração de outono com decoração de natal. É coisa pra deixar dona-de-casa doida. A gente não sabe se decora para o outono ou se já começa a gastar com as coisas belíssimas de Natal. Em determinadas cidades tem lojas enormes que vendem decorações natalinas o ano inteiro.É sinal que tem mercado pra isso.
Agora, podem me chamar de curiosa, mas o que eu gosto mesmo nesta época do ano, é poder andar pelas ruas residenciais aoa cair da noite e poder invadir um pouco a privacidade dos moradores. As cortinas e venezianas ainda abertas e as luzes acesas trazem para quem está do lado de fora jeitos de viver, decorações, arquiteturas e interiores e modos de vida diferentes. É meio que imaginar personagens de um livro levando suas vidas ou abrir janelas na internet e entrar no cantinho dos outros através de blogs, twitters e sites de relacionamento, só que sem ser convidado, ao vivo. É meio que brincar de Grande Irmão - não o babaca do programa mas o do Orwell, só que sem interferir, deixando a vida e a imaginação rolar.
Cara Arlete,
ResponderExcluirNossa não sabia que existiam tantos Adventskalender... as lojas de enfeites, parecem até as da america do norte, quanto ao esquema de natal...
Bjs