sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O outono está aí e o Natal já está nas lojas

Com a chegada do outono, os dias ficam mais curtos, mais cinzas, mais frios. E hoje deu pra sentir bem que ele chegou mesmo. A temperatura tem estado em torno dos nove graus e com muita garoa. Mas frio não assusta alemão não e como amanhã é feriado e as lojas não abrem, uma multidão corre para o supermercado. Parece preparação para uma catástrofe. Acho que fazer compras e abastecer os armários, dá uma sensação de fartura que juntamente com a luz acesa de dia, o calorzinho do aquecimento central ou da lareira, o ficar em casa, o comer, comer, comer, dá aconchego.
É o tipo de sensação que o Natal traz no final do ano. E talvez por isso ele chegue sorrateiro junto com o outono, invade as lojas com decorações e guloseimas que nos faz engordar como se ainda precisássemos estocar energia para o inverno rigoroso, como se fazia antigamente.Os supermercados estão abarrotados de Spekulatius - bolachas tipicas desta época; stolen - bolos feitos a base de Marzipan e manteiga com bastante uva passa; Lebkuchen - pães de mel, recheados ou não e cobertos com chocolates; e por aí vai.
Já é época de Adventskalender, aqueles calendários bem coloridos e com 24 janelinhas que vão sendo abertas do dia primeiro de dezembro até a véspera de Natal, com uma surpresa em cada uma delas. Tem Adventskalender de todos os tipos, desde os simples com chocolates, até aqueles com brinquedos e minilivrinhos para serem lidos à noite para as crianças, bem como aqueles com ferramentas para os homens e jóias para as mulheres(quero um desse).
Os alemães adoram decorar a casa para as estações do ano e também para comemorações especiais. E nas lojas, nesta época, existe uma sobreposição de decoração de outono com decoração de natal. É coisa pra deixar dona-de-casa doida. A gente não sabe se decora para o outono ou se já começa a gastar com as coisas belíssimas de Natal. Em determinadas cidades tem lojas enormes que vendem decorações natalinas o ano inteiro.É sinal que tem mercado pra isso.
Agora, podem me chamar de curiosa, mas o que eu gosto mesmo nesta época do ano, é poder andar pelas ruas  residenciais aoa cair da noite e poder invadir um pouco a privacidade dos moradores. As cortinas e venezianas ainda abertas e as luzes acesas trazem para quem está do lado de fora jeitos de viver, decorações, arquiteturas e interiores e modos de vida diferentes. É meio que imaginar personagens de um livro levando suas vidas ou abrir janelas na internet e entrar no cantinho dos outros através de blogs, twitters e sites de relacionamento, só que  sem ser convidado, ao vivo. É meio que brincar de Grande Irmão - não o babaca do programa mas o do Orwell, só que sem interferir, deixando a vida e a imaginação rolar.

Um comentário:

  1. Cara Arlete,

    Nossa não sabia que existiam tantos Adventskalender... as lojas de enfeites, parecem até as da america do norte, quanto ao esquema de natal...

    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin